Publicidade

Keanu Reeves, o astro de trabalhos como o filme Matrix e o game Cyberpunk 2077, também é um apaixonado por motos. A fixação pelo mundo das duas rodas começou ainda na infância e foi levada nos últimos anos à criação de uma marca de motocicletas, a Arch. Conheça este icônico personagem real e sua fabricante de motos exclusivas.

Reeves e Gard Hollinger, fundadores da Arch Motorcycle

Keanu Reeves: o fã de motos

Nascido no Líbano, Keanu cresceu em Toronto (Canadá) e todo verão gangues de motociclistas encostavam em um lugar chamado Yorkville. Aquelas motos e os estereótipos mexeram com o pequeno Reeves, que na época tinha apenas 10 anos de idade.

Keanu Reeves aprendeu a andar de moto quando estava fazendo um filme em Munique, na Alemanha. Uma jovem tinha uma de enduro e o ator pediu para que ela o ensinasse a pilotar. De volta a Los Angeles, entre 1986 e 87, ele comprou sua primeira motocicleta.

Publicidade

Arch Motorcycle Company

Vinde anos depois o artista deu mais um passo em sua paixão. Em 2007 fundou a Arch Motorcycle Company, em parceria com o customizador de Gard Hollinger, seu parceiro até hoje.

Reeves e Hollinger também são fãs das esportivas japonesas e tem na garagem de trabalho modelos como ZX-10R e R1

Tudo começou quando Reeves contratou Hollinger para customizar modelos da Harley-Davidson. O ator gostou do resultado e sugeriu a parceria. Entretanto, inicialmente Hollinger recusou a proposta.

Foi somente depois da iniciativa para a criação de uma marca exclusiva e não de grande produção, que a o trabalho conjunto ganhou corpo. Mais uma vez um modelo modificado da H-D foi a inspiração para o primeiro protótipo da Arch Motorcycle, que levou a primeira moto de linha de produção, a KRGT-1.

Publicidade

Ano passado KRGT-1 ganhou nova leva de modelos disponíveis para encomenda

Arch – Motos exclusivas e limitadas

Construídas de forma totalmente artesanal, mas com toda a tecnologia disponível para a fabricação de peças exclusivas, cada moto da Arch leva em média 90 dias para tomar forma. Os modelos são ajustados de acordo com a ergonomia do cliente.

Arch 1s utiliza o motor V-Twin de 2.032 cm³ e suspensões totalmente ajustáveis

Ano passado a marca lançou a KRGT-1 2020, equipada com um motor de dois cilindros em V de 2.032 cm³, ao preço de US$ 78.000, ou seja, aproximadamente R$ 426.000. Isto, mais de quatrocentos mil reais. O propulsor também equipa a Arch 1s, que leva igualmente em seu conjunto as suspensões totalmente ajustáveis da Öhlins.

Publicidade

O mais recente desenvolvimento, a Method 143, é ainda mais exclusiva, com somente 23 unidades vendidas no mundo todo. Ela é equipada com um V-Twin de 2.343 cm³, capaz de gerar 162 cv e 20,9 kgf.m de torque máximo. O propulsor é produzido pela S&S, tradicional marca norte-americana de motores de configuração em V de alta performance.

Method 143 leva o estilo ao extremo, seja pelo design ou pelo propulsor de 2.343 cm³!

Relíquias na garagem da Arch

Keanu Reeves não possui a sua primeira moto e raramente a menciona. Mas a sua segunda aquisição, adquirida ainda em 1987, está bem guardada. É uma Norton Commando 850 Mark 2A, modelo 1973.

Norton Commando 1973 está bem guardada, mas ainda é utilizada em dias de passeio pelo ator

Aliás, ele cresceu amando as Norton e chegou a ser cogitado como possível comprador e herói que poderia salvar a marca de fechar as portas, após a dura crise e falência. Entretanto, foi a fabricante indiana TVS que acabou adquirindo a massa e brand da Norton Motorcycles por 16 milhões de Euros no ano passado – relembre.

Entre as relíquias guardadas em seu galpão de trabalho, está também a Ducati 998 que estava em cena no filme The Matrix Reloaded. A fabricante italiana fez um verde especial, um tipo de verde Matrix, o que tornava o tom da moto em cena ainda mais dramático.

A Ducati 998 que você vê no filme Matrix Reloaded está na garagem da Arch Motorcycle

A atriz Carrie Anne Moss Roy, a Trinity, que nunca tinha pilotado uma motocicleta na vida, aprendeu a rodar com a 998. A motocicleta estava com as irmãs Wachowski, que foram as escritoras e diretoras da trilogia Matrix. Desde então a moto ganhou Reeves e a Arch como guardiães.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza