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Comprar uma moto custom dificilmente é um ato racional. Muito mais que potência, conforto e outros atributos é estilo, lifestyle. É emoção, um sentimento que mexe com muitos e há várias décadas. O segmento das motos custom no Brasil, porém, está em queda.

Com a saída de várias marcas (como Indian, Yamaha e Suzuki) o mercado das custom no Brasil minguou. Infelizmente, é possível contar nos dedos o número de opções abaixo de R$ 50 mil – e com apenas uma mão

Apesar do crescimento no total de vendas nos últimos cinco anos, entre 2015 e 2019, o número de marcas e modelos disponíveis no nicho minguou. Indian deixou o país, Yamaha e Suzuki retiraram modelos, Harley-Davidson anunciou que descontinuará sua família de acesso. Veja então, quais são as 7 motos custom que (ainda) estão à venda no Brasil.

As motos custom mais baratas do Brasil

Vale lembrar que os preços da reportagem são da FIPE, e não os valores sugeridos pelas montadoras em seus produtos. Assim, refletem uma média do que é cobrado por cada modelo nas concessionárias atualmente, nos modelos 0km.

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1 – Dafra Horizon 150 (R$ 10.573)
2 – Haojue Chopper 150 (R$ 10.729)
3 – Kawasaki Vulcan S (R$ 37.150)
4 – Harley-Davidson Iron 883 (R$ 55.883)
5 – Harley-Davidson Iron 1200 (R$ 61.747)
6 – Harley-Davidson Fat Bob (R$ 87.277)
7 – Harley-Davidson Low Rider S (R$ 95.782)

Com a alta do dólar, sonhos de consumo ficaram ainda mais distantes da maioria. A clássica Fat Bob 114, por exemplo, tem preço médio de R$ 102 mil

1 – Dafra Horizon 150 (R$ 10.573)

A Dafra Horizon é a custom mais barata do mercado brasilero. A motocicleta foi a substituta da Kansas 150 e tem como destaque o design, que remete a Harley-Havidson XL 883R. No desenho há linhas arredondadas, combinando com peças cromadas e em preto fosco no acabamento do motor.

Dafra Horizon dá sequência ao trabalho da Kansas 150, lançada em lá em 2008

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Essa custom conta ainda com rodas de liga leve de nove raios, lanterna em LED e painel com mostradores analógico e digital. Itens que buscam dar ar de modernidade à Horizon. O motor monocilíndrico de 149 cm³, arrefecido a líquido, entrega 12,8 cv a 7.000 rpm e torque de 1,4 kgfm a 5.500 rpm. Seu câmbio é de 5 velocidades. O preço de mercado na tabela FIPE por uma zero quilômetro, em dezembro de 2020, é de R$ 10.573.

Boa alternativa para procura uma moto custom barata, modelo custa aproximadamente R$ 10 mil

2 – Haojue Chopper 150 (R$ 10.729)

A Haojue Chopper Road 150 é a fiel rival da Dafra Horizon no mercado, seja pela sua faixa de preço ou pela persistência no nicho custom de baixa cilindrada. A motocicleta conta com o tradicional design clássico, nada revolucionário ou inventivo, mas que agrada aos entusiastas de um estilo já consagrado.

Chopper Road é a ‘atualização’ da Suzuki Intruder 125, que fez sucesso entre 2002 e 2016

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O modelo substitui a Suzuki Intruder 125 e oferece itens como freios FH-CBS, rodas de liga leve, lanterna em LED e painel combinando mostradores analógico e digital. Equipada com motor monocilíndrico, refrigerado a ar e óleo, entrega 11,27 cv a 8.000 rpm e torque de 1,16 kgf.m a 6.000rpm. Seu câmbio é de 5 velocidades. O preço de mercado na tabela FIPE, em dezembro de 2020, é de R$ 10.729.

Modelo aposta no design clássico, não economizando em cromados

 

3 – Kawasaki Vulcan S (R$ 37.150)

A Kawasaki Vulcan S 650 tem estilo com curvas que fluem em uma linha baixa e longa, combinando modernos elementos. Entre seus itens destaque há freios ABS e as rodas de liga leve com cinco raios duplos. Assim, o design da Vulcan alia o tradicional a novas tendências, sendo destaque entre as estradeiras.

Única representante da família Vuncan no Brasil, a 650S alia o estilo custom com um projeto moderno – com direito a motor arrefecido a líquido

 

Junto de seu desenho único, o modelo surge no mercado entre um enorme limbo das custom de baixo custo e as marcas tradicionais premium. Com o seu motor bicilíndrico paralelo de 649 cc, de refrigeração líquida, a motocicleta rende 61 cv a 7.500 rpm e tem torque de 6,4 kgf.m a 6.600 rpm, junto do câmbio de 6 velocidades. Trata-se do mesmo conjunto da naked Z650 e esportiva Ninja 650.

Modelo é o último degrau antes dos R$ 50 mil

4 – Harley-Davidson Iron 883 (R$ 55.883)

Por enquanto, a Iron 883 ainda ocupa a função de modelo de entrada na linha da Harley-Davidson – o que mudará assim que a família Sportster deixar o mercado. A moto conta com o autêntico estilo H-D em todos os seus detalhes. De acordo com a Harley, a proposta do produto mira em um público jovem.

Com estilo agressivo, banco único e dimensões compactas, a 883 busca agradar aos mais jovens

A Harley-Davidson Iron 883 é equipada com o motor V-Twin Evolution de 883 cm³, refrigerado a ar. O conjunto entrega 52 cv a 5.750 rpm e torque de 6,7 Kgf.m a 4.750 rpm, e tem câmbio de cinco marchas.

Harley de entrada, Iron 883 é encontrada nas concessionárias acima dos R$ 50 mil

 

 

 

5 – Harley-Davidson Iron 1200 (R$ 61.747)

A Harley-Davidson Iron 1200 nasceu inspirada nas customizações da 883, que eram equipadas com motores maiores – e também está prestes a deixar o Brasil. Entre suas características principais estão o guidão alto e o banco monoposto. O farol conta com carenagem e a pintura é inspirada nos modelos custom dos anos 1970.

Sportster 1200 tem visual inspirado nos anos 1970

 

Essa Harley-Davidson vem equipada com o V-Twin Evolution de 1200 cm³, refrigerado a ar. Desta forma, o  conjunto tem potência estimada na faixa dos 70 cv e torque máximo de 9,4 mkgf a 3.500 rpm. O câmbio é de 6 velocidades.

6 – Harley-Davidson Fat Bob (R$ 87.277)

As Sportster deixarão saudades. Não apenas pelo seu estilo e som do motor Evolution, mas também porque sem elas a Harley de entrada passa a ser a Fat Bob, e o ingresso à marca deixa a casa dos R$ 50 mil para beirar a dos R$ 90 mil.

Com a saída das Sportster de linha, o papel de ‘moto de entrada’ caberá à Fat Boy. O problema é o preço, perto dos R$ 90 mil

Seu motor é o V-Twin Milwaukee-Eight 107, com 1.746 cm³ que, arrefecido a ar, produz 14,9 kgf.m de torque e potência estimada na faixa dos 87 cv. Além disso, o modelo é inspirado na família Dyna, com dimensões curtas, guidão alto e banco único. Veja o teste ride com a Low Rider S.

Modelo é um dos mais clássicos da família estadunidense

7 – Harley-Davidson Low Rider S (R$ 95.782)

Com posição de pilotagem vertical, pedaleiras quase centralizadas, guidão alto e estilo agressivo, a Low Rider S é inspirada na extinta família Dyna. O modelo também se destaca pela típica carenagem em torno do farol, com um painel falso em seu interior.

Inspirada nas antigas Dyna, a Low Rider S fecha nossa lista de motos custom mais baratas do Brasil

É movida pelo V-Twin Milwaukee-Eight 114, com 1.868 cm³. Arrefecido a ar, o motor gera 15,8 kgf.m de torque e potência estimada na faixa dos 95 cv. Veja o teste ride com a Low Rider S.

Com o purismo da Harley, modelo se destaca pelo torque do motor de 1.868 cm³

 

Bônus – as custom mais caras do mercado

Uma moto ‘de entrada’ não é suficiente para causar inveja no seu vizinho? Não tem problema, nós também aproveitamos a oportunidade para listar as duas motos custom mais caras à venda no Brasil atualmente, ambas na casa dos R$ 200 mil.

Harley-Davidson CVO Street Glide (R$ 193.300)

A Harley-Davidson Street Glide CVO é uma motocicleta potente, de grandes dimensões e pintura excusiva. A sigla CVO indica a que o modelo integra a divisão oficial de personalização da montadora, a “Custom Vehicle Operations”.

Clássica das clássicas, ícone norteamericano de liberdade e potência. A CVO Limited é uma moto para poucos

A Street Glide CVO traz sistema de áudio de série e conta também com sistema multimídia com tela TFT de 6,5 polegadas. No painel é possível acessar um sistema de navegação. O motor Twin-Cooled Milwaukee-Eight 117 de 1.923 cm³, de refrigeração líquida, tem potência estimada de 106 cv e 17,2 kgf.m de torque a 3.500 rpm. O câmbio é de 6 velocidades.

 

Harley-Davidson CVO Limited (R$ 214.500)

Nossa lista de motos custom mais baratas e mais caras do Brasil fecha com o supra sumo Harley-Davidson. Eis a CVO Limited, com tudo o que o modelo topo de linha tem a oferecer – em troca de pouco mais de R$ 214 mil.

O modelo conta com sistema de som com quatro alto-falantes e faróis de LED com fachos adaptativos. Além disso, a chave é do tipo presencial, as manoplas são aquecidas e o travamento do guidão tem acionamento elétrico.

 

A moto ainda tem ainda duas malas laterais e um top case, que acomoda dois capacetes fechados. O motor Twin-Cooled Milwaukee-Eight 117 de 1.923 cm³, gera cerca de 106 cv e 17,2 kgf.m de torque a 3.500 rpm. Além disso, tem arrefecimento a líquido e trabalha com o câmbio de 6 velocidades.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza