Publicidade

As dez corridas de Misano

Este ano os Grandes Pr‚mios regressam a Misano pela primeira vez desde 1993.

Misano j  recebeu dez GPs no passado, a primeira das quais em 80. Seguem-se alguns momentos altos dos Grandes Pr‚mios j  realizados em Misano.

1980 – Kenny Roberts, aos comandos de uma Yamaha, ganhou a primeira corrida de 500cc em Misano e foi seguido pˆlos pilotos da casa, em Suzuki, Franco Uncini e Graziano Rossi (este £ltimo a terminar no p¢dio pela primeira vez na carreira na categoria rainha). Johnny Cecotto, CampeÆo do Mundo de 75, ganhou nas 350cc – a £ltima das suas 14 vit¢rias em GPs. O p£blico da casa teve muito que festejar nas categorias mais pequenas com as 125cc a serem ganhas por Pierpaolo Bianchi e as 50cc por Eugˆnio Lazzarini.

Publicidade

1982 -Franco Uncini tornou-se no primeiro italiano na categoria rainha a ganhar em Misano, a caminho do t¡tulo de 500cc.

1984 – Freddie Spencer fez hist¢ria nas 500cc ao dar … Honda NSR500 a primeira vit¢ria de sempre. A NSR500 viria depois a tornar-se na moto mais bem sucedida de sempre na categoria rainha, venceu um total de 132 Grandes Pr‚mios. O italiano Fausto Ricci averbou a primeira a £nica vit¢ria nas 250cc, na altura aos comandos de uma Yamaha. Pierpaolo Bianchi ganhou o primeiro Grande Pr‚mio de 80cc da hist¢ria.

1985 – Eddie Lawson ganhou a £ltima corrida do ano depois de Freddie Spencer ter decidido nÆo correr (tinha o t¡tulo quase garantido). As classes mais pequenas foram ganhas por dois pilotos que actualmente sÆo donos de equipas – Fausto Gresini nas 125cc e Jorge Martinez nas 80cc.

1986 – Eddie Lawson repetiu o triunfo do ano anterior nas 500cc. Tadahiko Taira venceu nas 250cc com uma Yamaha – o seu £nico triunfo em Grandes Pr‚mios. August Auinger venceu as 125cc numa moto constru¡da por Bartol, actual engenheiro chefe da KTM.

Publicidade

1987 – A Yamaha voltou a ganhar a corrida de 500cc, desta feita com Randy Mamola aos comandos. Fez-se hist¢ria nas 250cc quando Loris Reggiani venceu com uma Aprilia – a primeira vit¢ria do construtor italiano.

1989 – Um dos mais controversos Grandes Pr‚mios de todos os tempos resultou numa corrida boicotada pela maior parte dos
pilotos de f brica, acabando por ser ganha por Pier Francesco Chilli numa Honda cal‡ada com borrachas Pireli. O boicote teve lugar depois da corrida ser interrompida pela chuva e os pilotos consideraram a pista demasiado perigosa naquelas condi‡äes. Sito Pons venceu as 250cc a caminho do seu segundo t¡tulo mundial.

1990 – Um grande dia para os pilotos norte-americanos com Wayne Rainey a ganhar as 500cc e John Kocinski as 250cc. Jorge Martinez venceu as 125cc aos comandos de uma JJ Cobas, seguido de Dirk Raudies e Loris Capirossi, que fez a primeira visita da sua carreira ao p¢dio com apenas 17 anos.

1991 – Os pilotos Honda ganharam nas trˆs classes: Mick Doohan, nas 500cc, Luca Cadalora, nas 250cc, e Fausto Gresini, nas 125cc.

Publicidade

1993 – Esta foi a £ltima vez que se realizou um Grande Pr‚mio em Misano e ‚ recordado pelo acidente que colocou ponto final na carreira de Waine Rainey, que caiu na 10¦ volta enquanto liderava a corrida. O triunfo foi para o companheiro de Rainey, Luca Cadalora.