Publicidade

Uma das maiores conquistas da motovelocidade brasileira foi a esmagadora vitória de Netinho nas 100 Milhas de Daytona, em 1983. E agora toda essa história lendária ganhou um documentário: Aconteceu em Daytona! 

Mas para curtir é preciso correr! A exibição segue até dia 22 de março no Cine Cavalieri Orlandi, em Socorro – SP, o mais antigo cinema de rua do país ainda em atividade, com mais de 80 anos de existência. Confira todos os detalhes dessa novidade.

Vitória de Netinho nas 100 Milhas de Daytona

Foi em 12 de março de 1983 que Antônio Jorge Neto (Netinho), deixou mais de 100 mil pessoas caladas em um dos mais emblemáticos circuitos de velocidade do mundo. Vencer as 100 Milhas de Daytona nos Estados Unidos era algo impensável para um brasileiro.

Netinho fez história em vitória épica nos Estados Unidos

Publicidade

Mas naquele dia inesquecível, Netinho não apenas venceu o campeão americano e piloto oficial Yamaha USA – com 27 segundos de vantagem – como também bateu 16 vezes o recorde da pista para a categoria 250.

Veja também:

Documentário reuniu Jacinto Sarachu, Netinho e o responsável pelo projeto Carlãozinho Coachman

Assista ao Aconteceu em Daytona!

Agora toda essa epopeia foi parar nas telonas. Aconteceu em Daytona é o documentário produzido pela parceria Octo Works e Motostory, que mostra, através de depoimentos e de uma narrativa emocionante, as histórias por trás de uma das mais importantes conquistas da motovelocidade brasileira.

Publicidade

Estreia do documentário teve a presença de um time de lendas! Fundador do Motonline Ryo Harada, Laner Azevedo (Assessoria Yamaha), Netinho, Carlãozinho e Sarachu

A estreia do documentário ocorreu no Centro Cultural Movimento, no Domingo Clássico, no dia 12 de março de 2023. Ou seja, exatos 40 anos após a conquista! Além da presença do próprio Netinho, estava a sua motocicleta, a Yamaha TZ 250, (#346 de Netinho, encontrada e recuperada), e o troféu da vitória.

O material segue em exibição até a próxima quinta-feira, 22 de março, em Socorro. Confira uma amostra desse documentário histórico:

Publicidade

Centro Cultural Movimento

O Centro Cultural Movimento –  O CCM é um espaço criado na Antiga Estação Ferroviária de Socorro, prédio histórico construído em 1909. Inaugurado em novembro de 2021, o museu dedica seu trabalho ao resgate da história do motociclismo – Motostory – e do ciclismo Bikestory –  brasileiro.

A iniciativa trabalha para fomentar o turismo de experiência em Socorro e no Circuito das Águas Paulista. Com foco na história de personagens e suas motocicletas, bicicletas, troféus, capacetes e diferentes itens de mobiliário, o Centro Cultural Movimento oferece uma luz sobre a história do mercado de duas rodas no país.

Horário de funcionamento do Museu: quartas, quintas e sextas, das 10h às 20h, sábados, das 10h às 20h e aos domingos, das 9h às 17h

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]