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Pela sexta vez em 25 anos, a Stock Car vai mudar a carenagem do mais cobi‡ado carro de Turismo do Brasil; a partir desta temporada o Astra Sedan substitui o Vectra, que desde 2000 estava na principal categoria do automobilismo brasileiro.

De acordo com Carlos Col, diretor da Vicar, promotora e organizadora da Stock Car, a mudan‡a foi feita atendendo a um pedido da General Motors. “A GM considerou mais adequada a entrada do Astra Sedan na Stock Car. Al‚m de questäes de mercado, eles tamb‚m queriam modernizar o design dos carros da categoria. A chegada do Astra Sedan tamb‚m vai permitir melhor trabalho aerodinƒmico”, explicou o ex-piloto Carlos Col.

O Astra Sedan tamb‚m possibilita o redesenho de algumas partes da carroceria do novo Stock Car, que em 2001, entre outros detalhes, ganhou dois apˆndices aerodinƒmicos nas laterais com o objetivo de dar mais aderˆncia … frente do carro.

“Essas asas foram incorporadas … carroceria. A asa traseira foi redesenhada, ficou mais larga, ganhou novo perfil e foi posicionada um pouco mais para tr s. O spoiler dianteiro tamb‚m recebeu novo desenho com inclina‡äes nas extremidades e que vÆo gerar mais pressÆo aerodinƒmica”, disse Col.

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Ainda neste importante segmento do carro, nas saias laterais foram criadas sa¡das para retirar o ar quente dos freios dianteiros e entradas de ar para refrigerar os freios traseiros e o diferencial. Outro aparato aerodinƒmico surgido em 2001 tamb‚m sofreu altera‡äes. “O extrator traseiro foi encurtado e as aletas foram redesenhadas”, completou o organizador. A chegada do Astra Sedan tamb‚m serviu para padronizar a altura de fixa‡Æo da carenagem no chassi. “Antes existiam pequenas diferen‡as de inclina‡Æo e a penetra‡Æo aerodinƒmica era um pouco diferente. Agora ser  igual para todos”, avaliou Col.

A hist¢ria da Stock Car come‡ou em 1979, quando a categoria levou para a pista os Opalas, que se mantiveram at‚ 1986. Depois, entre 1987 e 1989 veio o prot¢tipo Caio/Hidroplas e entre 1990 e 1993 surgiu um novo design aperfei‡oando a carenagem antiga. Os Omega permaneceram como carros da Stock Car entre 1994 e 1999 e os Vectra entre 2000 e 2003.

Nokia apresenta a Stock Car Brasil, que tem promo‡Æo e organiza‡Æo da Vicar Promo‡äes, com supervisÆo da CBA – Confedera‡Æo Brasileira de Automobilismo. Os patroc¡nios sÆo de Chevrolet e Pirelli e co-patroc¡nios de Medley e Repsol.