Publicidade
O Atacama Rally começou nesta quarta-feira - crédito: organiazação da competição

O Atacama Rally começou nesta quarta-feira - crédito: organização da competição

Completa, a Honda Racing Rally Team começou para valer nesta quarta-feira (30) o primeiro teste visando ao Dakar 2014, que ocorrerá de 5 a 18 de janeiro, na América do Sul. Na categoria motos do Atacama Rally, os brasileiros Jean Azevedo, em segundo; Dário Júlio, em sexto; e Ike Klaumann, em nono; completaram sem dificuldades o primeiro dia de provas na região de Caldera, no Chile. A especial teve 157 quilômetros de percurso total, sendo 116 km de trechos cronometrados (especiais). A vitória ficou com o competidor local Pablo Quintanilla.

Jean Azevedo com a Honda CRF 450 Rally - crédito: divulgação NovaDutra

Jean Azevedo com a Honda CRF 450 Rally - crédito: divulgação NovaDutra

Publicidade

Com quilometragem curta, a especial do dia foi rápida. Em formato de laço, os competidores se dirigiram ao norte do deserto do Atacama e posteriormente retornaram para Caldera, cidade que serve como base para organização, equipes e pilotos. “Hoje tivemos uma especial bem rápida, sem nenhuma dificuldade. Foi um bom treino. Espero manter o ritmo e seguir a preparação para o Dakar”, afirma Jean Azevedo, que compete pela segunda vez a prova chilena.

Em adaptação, o mineiro de Lavras Dário Júlio busca aprimorar a navegação por CAP. O objetivo é estar totalmente adaptado para principal prova off-road do planeta. “Foi muito importante navegar certo nesta etapa de abertura, pois o Atacama Rally é disputado praticamente em dunas. Procurei não me arriscar e me atentar à navegação. Passei por todos os way points e não cometi erros graves. Estou cada vez mais seguro e é isso o que importa”, coloca o piloto, que corre a bordo da Honda CRF 450X.

No mesmo ritmo de Dário está o catarinense Ike Klaumann. Para ele, o Atacama Rally está sendo uma ótima experiência. “A prova daqui é bem diferente do que estamos acostumados no Brasil. No deserto, a interpretação da navegação é fundamental para seguir o caminho correto. Tudo isso está sendo um grande aprendizado para o Dakar”, complementa o piloto.

Publicidade
Ike Klaumann, Jean Azevedo e Dário Júlio formam o time da Honda no Atacama Rally 2013

Ike Klaumann, Jean Azevedo e Dário Júlio formam o time da Honda no Atacama Rally 2013 - crédito: creamoschile.com/VipComm

 

Nesta quinta (31), os pilotos terão o primeiro grande teste na competição, pois a quilometragem é extensa. Em 400 km de trajeto, serão 368 km de especiais.

Atacama Rally – A prova, que tem um total de cinco etapas e até domingo (3) passará pelo Deserto do Atacama, conta com 1.526 km de percurso total, sendo 1354 km de especiais.

Publicidade

Primeira etapa – categoria motos (resultado extraoficial):
1º – Pablo Quintanilla – 1h14min43s
2º – Jean Azevedo – 1h17min41s

3º – Felipe Prohens – 1h17min53s
4º – Daniel Gouet – 1h18min38s
5º – Claudio Rodriguez – 1h22min55s
6º – Dário Júlio – 1h26min39s
9º – Ike Klaumann – 1h32min00

Programação:

Quinta-feira (31/10) – 2ª etapa
Percurso total: 400 km
Trecho cronometrado: 368 km

Sexta-feira (01/11) – 3ª etapa – primeira parte maratona
Percurso total: 424 km
Trecho cronometrado: 400 km

Sábado (02/11) – 4ª etapa – segunda parte maratona
Percurso total: 405 km
Trecho cronometrado: 370 km

Domingo (03/11) – 5ª etapa
Percurso total: 140 km
Trecho cronometrado: 100 km

Mapa da competição:

Mapa da competição

Mapa da competição