Publicidade
ABS em motos pode reduzir em 25% os acidentes

ABS em motos pode reduzir em 25% os acidentes

O parlamento europeu aprovou lei que exige dos fabricante que comercializam motocicletas na Europa a instalação em seus produtos novos, acima de 124 cilindradas, freios assistidos por sistema ABS – sistema antibloqueio de frenagem que impede que as rodas travem durante a frenagem e permite ao piloto aplicar força total na frenagem sem alterar os efeitos da frenagem – contribuindo dessa forma em aumentar o nível de segurança para os motociclistas. O prazo dado aos fabricante é até 2016.

Apesar da medida ser válida apenas para o mercado europeu, prevê-se que com a produção de motocicletas em larga escala, os custos de fabricação devem baixar e a tecnologia evoluir, permitindo que o sistema seja disseminado para outros mercados, inclusive o brasileiro, sem encarecer demasiadamente o produto final.

Nas motos pequenas, de 40 até 124 cc, o parlamento europeu determina a implantação do freio combinado, mais seguro, pois independentemente de acionar um ou outro, os dois freiam juntos, impedindo muitos acidentes com pilotos novatos.

Publicidade

Leia mais sobre esse assunto: clique aqui