Publicidade

A Ducati apresentou uma nova geração da Panigale V4 S. Sucesso de vendas em todo o mundo, a superbike recebeu uma série de aprimoramentos no visual, eletrônica e ficha técnica. Tem até componentes inspirados na F1, como as asas duplas! Veja o que mudou na esportiva.

 

Panigale V4: mais rápida, mais leve, mais fácil de pilotar

Não há melhor lugar para apresentar uma nova superesportiva que em pista, certo? Por isso, a fabricante italiana exibiu a novidade durante o Ducati World Week, evento que rolou no icônico no circuito de Misano, na Itália.

nova panigale v4 s

A nova geração da Panigale V4 está mais leve, moderna e fácil de pilotar na pista. E, claro, mais rápida

Publicidade

Conforme a empresa, o objetivo era deixar a nova Panigale V4 ‘melhor, mais rápida e mais fácil de acelerar na pista’. Por isso, o modelo recebeu uma longa lista de atualizações, ficando ‘mais de 80%’ novo. As modificações estão no motor, chassi, suspensões e pacote eletrônico, bem como no conjunto aerodinâmico.

 

Mais leve

Vários componentes foram remodelados e tiveram seu peso reduzido. Isso aconteceu, por exemplo, com o chassi (que está 17% mais leve) e as rodas de alumínio forjado (que perderam 2,1 kg). Desta forma, a nova Panigale V4 S está cerca de 10 kg mais leve que a geração anterior, marcando 187 kg já abastecida.

Tradicional balança monobraço deu lugar a um novo componente

Publicidade

As novidades também prometem melhorar o desempenho do modelo na pista, especialmente em saídas de curvas. Uma prova disso é que a V4 pode receber pneus de competição como os Diablo Superbike (125/70 na frente e 200/65 atrás) sem qualquer ajuste no conjunto ou suspensões.

 

Mais tecnologia

O pacote eletrônico da Ducati V4 2025 também foi totalmente revisto. As novidades estão presentes desde as suspensões, onde o atualizado sistema DES 3.0 oferece personalização de amortecimento mais precisa e um melhor gerenciamento da transferência de carga sob aceleração.

painel da nova panigale v4 s 2025

Painel TFT teve computador de bordo aprimorado pelo Ducati Vehicle Observer

Publicidade

Evidenciando a proposta racing do modelo, a nova tela TFT de 6,9 polegadas têm modos de pista e estrada dedicados. Assim, informa sobre potência e torque em tempo real, medidor de força G, ângulo de inclinação e monitoramento da pressão dos pneus. Além, claro, de cronômetro de volta, que se divide para mostrar se o piloto está se mantendo constante, mais lento ou mais rápido do que seu tempo atual.

Segundo a marca, todo o sistema é gerenciado pelo Ducati Vehicle Observer, um algoritmo de cruza dados obtidos através de mais de 70 sensores virtuais. Ele também organiza todos os dados de telemetria, cujo banco de dados pode armazenar mais de 500 faixas. Ainda, há controle de cruzeiro, navegação curva a curva e conexão com o smartphone.

 

Nova Panigale V4 S está mais potente

O motor mantém a mesma arquitetura da geração anterior, mas recebeu melhorias nos sistemas de arrefecimento, consumo de combustível e comando de válvulas. Desta forma, agora a Panigale V4 S gera 216 cv a 13.500 rpm.

escapamento esportivo panigale v4 s 2025

Com escapamento esportivo, no Panigale V4 S 2025 pode beirar os 230 cv de potência

Se o piloto desejar mais potência, pode atingir 224 cv com escapamentos esportivos homologados pela marca. Se ainda não for suficiente, pode adotar um sistema de escape de alto desempenho, montado sob a traseira, que leva o modelo a 229 cv. Anteriormente, o modelo entregava 215,5 cv.

Para administrar tanto poder, a esportiva teve sua aerodinâmica revista. As novas asas foram inspiradas na F1 e têm perfil duplo, prometendo mais agilidade mesmo com ventos laterais. As suspensões dianteiras são Ohlins NPX30, completamente ajustáveis, enquanto atrás há amortecedor TTX36. Já os freios usam pinças Brembo Hypure.

Veja também:

 

Quanto custa a nova Panigale V4 S 2025

A nova geração da Panigale V4 é um lançamento global da Ducati. O modelo chega às lojas da Europa em meados de setembro. Deve vir ao Brasil depois, mas ainda não há confirmação oficial ou data prevista para o lançamento por aqui.

ducati panigale v4 2025 tem novo visual e preço

Nova Panigale chega à Europa em 60 dias, com preço próximo dos 34 mil euros (cerca de R$ 208 mil). Ainda não há data para iniciar as vendas no Brasil

No Velho Mundo, a superbike custará 27.990 euros na versão de entrada e 33.990 euros na S, cerca de R$ 170 mil e R$ 208 mil em conversão simples. Por aqui, a V4 S tem preço sugerido de R$ 166.990, ainda no ano/modelo 2023.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza