Notícias e Conteúdo
Mercado

Bajaj: nova marca de motos enfim pode estar chegando ao Brasil!

27/05/2022 - por

Talvez você ainda não esteja habituado a este nome, mas a Bajaj é uma das maiores fabricantes de motos do mundo. E a fabricante indiana tem um longo caso envolvendo o Brasil, manifestando seu interesse em vir ao país ao menos desde 2020.

Ainda no ano passado, a fabricante pretendia se instalar por aqui, com fábrica e tudo mais. No entanto, como todos sabem, não aconteceu. Mas agora novos fatos dão pistas de que a Bajaj segue firme no seu plano.

Bajaj, nova marca de motos pode vir ao Brasil

Publicidade

Os negócios do grupo da Bajaj vão além da marca própria. Os indianos detém 47,97% de participação na nossa conhecida austríaca KTM. A partir disso, são desenvolvidos ainda projetos com a subsidiária sueca Husqvarna e em breve possivelmente a GasGas.

marca de motos bajaj quer vir ao brasil

Bajaj detém parte da marca KTM e atua com suas subsidiarias

Publicidade

Com isso, não chega a ser surpresa que os indianos também desejem trazer suas próprias motos ao nosso país. No entanto, a pandemia parece ter pegado em cheio esses planos. Segundo o diretor executivo, Rakesh Sharma, a questão do fornecimento de semicondutores e chips atingiu duramente os fabricantes.

Mas isso parece não ter impedido a empresa de buscar o registro de modelos como a street Pulsar N250, junto ao INPI no Brasil. Uma vez autorizadas no país, os primeiros modelos poderiam depois disso vir importados da Colômbia. No país vizinho a Bajaj é representada pelo grupo UMA. Mas Chile e Argentina também contam com seus distribuidores.

bajaj é a nova marca de motos que quer vir ao brasil
Publicidade

Pulsar N250 em apresentação na Índia

Quando a empresa planeja entrar no Brasil? Bem, pode não acontecer exatamente neste ano. Segundo declaração de Sharma, realizada em fevereiro, em novos mercados de exportação como Europa e o Brasil, a Bajaj tem planos para os próximos 12 a 18 meses…

Veja também:

Marca de motos Bajaj voa alto

Enquanto o mercado nacional fica de olho na Bajaj, a empresa tem vários outros projetos para focar. A marca espera lançar seus scooters elétricos e e-autos (três rodas) até junho. Para isso, a marca está investindo 300 milhões de euros (cerca de R$ 1,5 bilhão) em sua fábrica de Akurdi, em Pune, na Índia.

Publicidade
bajaj é a nova marca de motos que pode vir ao brasil

Narayan Sundararaman (chefe de marketing), Rajiv Bajaj (gerente da marca) e Rakesh Sharma – juntos com a nova linha Pulsar 250

As scooters elétricas serão lançadas a partir da instalação referida. É lá que a Bajaj também abriga seu Centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Nesse local a empresa está explorando opções para fabricar motocicletas EV de alto desempenho, em conjunto com a KTM.

Vale lembrar ainda que os indianos também têm parceria com a Triumph. Acordo visando fabricar motos de capacidade média, acessíveis para o mercado da Índia. Falando nisso, em seu país sede a Bajaj já possui 75% de participação no mercado de veículos riquixás de três rodas, movidos à gás natural GNV.

Como vemos, a Bajaj tem várias frentes de atuação para olhar e vai caber ao novo importador e investidor apostar no momento certo de entrar no Brasil.

Publicidade

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.

É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
© 1999 a 2015. WEBTRENDS NEGOCIOS DE INTERNET LTDA.