A fabricante indiana Bajaj – que chega no Brasil em breve – e austríaca KTM vão desenvolver uma nova gama de modelos. E entre as novidades está escalada uma nova moto Duke totalmente elétrica.

Bajaj e KTM trabalham em moto elétrica

A parceria de trabalho da Bajaj com a KTM iniciou ainda em 2007. Desde então, as duas marcas colaboram em projetos desde a gama Pulsar – que vai ser lançada no Brasil – até a linha Duke da KTM. E vale ressaltar que a Bajaj Auto International Holdings BV detém 48% de participação na fabricante austríaca.

moto eletrica da ktm

KTM já planeja dois modelos de moto elétrica

Agora, a joint venture de fabricantes planeja uma nova plataforma de moto elétrica compartilhada entre as duas empresas. Ambas se concentram em criar e-scooters e veículos de mobilidade urbana – e um modelo elétrico de ponta não está fora de cogitação!

Nos dias atuais, a Bajaj já está no mercado de elétricas com o scooter Cheetak. Já a KTM planeja entrar nesse movimento com uma nova moto E-Duke elétrica, além de atualizar sua subsidiária Husqvarna com uma E-Pilen.

e-duke será primeira moto elétrica ktm

Marca divulgou apenas uma versão pixelada de como será a KTM E-Duke

Fim das KTM 2 tempos

A razão por todo esse movimento das marcas foi explicada ainda no início do ano. Segundo o CEO da Pierer Mobility – empresa controladora da KTM – Stefan Pierer, muita coisa se tornará elétrica nos próximos dez anos, especialmente na Europa.

Ainda de acordo com Pierer, todo o motor de dois tempos desaparecerá. Tudo o que diz respeito aos veículos motorizados de duas rodas acima de 48 volts está indo na direção dos e-combustíveis, diz ele. Então, os planos de desenvolvimento das fabricantes já estão claros!

Stefan Pierer sobre uma atual KTM Duke junto do diretor executivo Rajiv Bajaj

Veja também:

Rivais já estão se mexendo – e bem rápido!

A KTM parecia não estar muito preocupada com o mercado de motocicletas elétricas, quando apenas grandes como Harley-Davidson, Zero e Energica estavam no jogo. Mas parece que a posição está mudando, à medida que marcas europeias se juntaram à briga.

Nos últimos meses, mais concorrentes da KTM assumiram a ideia da moto elétrica. A Ducati exibiu seu protótipo para a competição da MotoE, a novíssima V21L. A Triumph apresentou seu projeto finalizado da TE-1, apenas um mês depois, em julho.

Com isso, sonhar com uma Super Duke elétrica não está fora de cogitação. Do outro lado da disputa, a rival Energica já se aventurou na categoria ADV com sua e-Adventure.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]