A marca indiana Bajaj apresentará em breve a sua nova motocicleta movida a etanol. A novidade surge logo depois do lançamento da primeira motocicleta gás natural do mundo. Porém, o novo modelo não deve chegar ao Brasil – ao menos por enquanto. Entenda mais sobre.
Bajaj pode lançar moto a etanol
Os fabricantes de motos indianos estão mudando seu foco para combustíveis alternativos, como o GNV e o etanol. Essa novidade ocorre através do impulso do governo local, que já aposta em uma mobilidade mais verde.
Nesse sentido, em setembro a Bajaj apresentará sua primeira moto movida a etanol. No entanto, o modelo com especificações de produção, provavelmente, só chegará no mercado da Índia ao final de 2024, ou mesmo somente no próximo ano.
Ou seja, apesar do Brasil já contar com motocicletas flex (etanol e gasolina) a novidade da marca indiana pode demorar mais tempo, para um provável lançamento no aqui. Vale lembrar que a primeira moto a gás da Bajaj será exportada para 6 países, que não incluem o nosso mercado nacional.
Além disso, apesar do anúncio da marca indiana, ainda não foram revelados detalhes sobre como será essa nova moto a etanol. Existe ainda a surpresa se o modelo será completamente novo, ou mesmo uma adaptação de uma moto já existente no catálogo da marca.
Veja também
- A maior do Brasil? Como é fábrica de motos Bajaj em Manaus
- Novidades: o que mudou nas Dominar 160 e 200
Etanol com tudo na Índia
Na Índia, atualmente a maioria das bombas de gasolina, já tem 10% de etanol misturado em seus tanques. Entretanto, o governo tem planos de elevar a mistura de etanol para os 25% – até 2025. Em resumo, um número bem próximo ao que já temos aqui no Brasil.
Desta forma, um mercado indiano de motos flex está nascendo. Por fim, uma novidade que pode beneficiar o Brasil, que é um consumidor de motocicletas desenvolvidas e vindas de lá para o nosso mercado.
No início do ano, as primeiras motos flex da Índia surgiram no “Bharat Mobility Expo”, na Índia. Em resumo, no evento a Bajaj revelou uma versão Flex Fuel “Dominar 400 E27.5”.
Segundo a marca, a Dominar 400 flex é compatível com combustíveis misturados com etanol de até 27,5 %. Lembrando que, na Índia, a 400cc 2024 já é compatível com combustíveis E20. Entretanto, a fabricante quer aumentar a mistura de etanol para o referido “E27,5”.
A Bajaj também já mostrou no exterior uma Dominar 160 com a opção de mistura de etanol em até 85%. Entretanto, embora a tecnologia indiana siga a já popular tendência flex do mercado brasileiro, ainda não existe previsão de lançamento das Dominar “Flex Fuel” por aqui.
Outra marca que já apresentou a sua flex foi a Royal Enfield, que desenvolveu uma versão flex-fuel da Classic 350. A Honda também já mostrou ao público indiano uma CB 300F indiana bicombustível. Entretanto, até o momento somente a marca indiana TVS tem um modelo no mercado, que é 100% movido a etanol, a Apache RTR 200 4V E100.