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A marca indiana Bajaj vai desembarcar em breve no Brasil e exceto a Dominar 400, ainda é um mistério quais as motos que devem chegar ao nosso mercado. Porém, se a fabricante quiser, já tem um motocicleta pronta para bater de frente com a consagrada a Honda CG 160, a moto mais vendida do país.

Bajaj 160 Pulsar: como é a ‘anti-CG indiana

A família Pulsar da Bajaj é ocupada por uma variedade de motos street naked de diferentes cilindradas. A mais nova é a Pulsar N160, um modelo acessível, posicionado para a geração mais jovem. Caso venha ao Brasil, vai mirar direto na versão topo de linha da CG, a Titan 160.

bajaj 160 pode vir ao brasil com a pulsar

Bajaj 160 no Brasil seria a concorrente direta da Honda CG 160… mas tem lista de equipamentos superior

A moto chega em duas versões e como os nomes das variantes sugerem, são diferenciadas pelos seus sistemas de frenagem. Uma mais premium tem ABS de canal duplo e um disco dianteiro de freio com 300mn, ligeiramente maior.

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Enquanto isso, a variante ABS de canal único recebe um disco de 280 mm, um pouco menor na frente. Fora isso, ambas as motos compartilham chassi, conjunto e o mesmo motor.

bajaj 160 pulsar preta

Modelo com ABS de canal duplo chaga exclusivamente na cor preta

Falando nisso, a nova N160 é alimentada por um motor monocilíndrico de 164,8 cc, refrigerado a ar e óleo. A Bajaj informa uma potência de 16 cv a 8.750 rpm e 1,49 kgf.m de torque em 6.750 giros, junto da transmissão de 5 velocidades.

Pacote requintado 

A Bajaj N160 ABS de canal duplo tem suspensão com garfo telescópico ligeiramente mais robusto, medindo 37 mm. Em comparação, a moto de ABS de canal único tem garfo de 31 mm, um pouco mais fino.

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Mas como já mencionado, ambas as versões da 160 indiana recebem o mesmo quadro. Nada menos que um chassi derivado da Pulsar N250. Com isso, a pequena street ganhou uma configuração de monoamortecedor na parte traseira, com ajuste de pré-carga.

Monoamortecedor na traseira e farol LED como cara de mau ao estilo das Yamaha: esta é a NS 160

Essas pequenas nuances – de freio e garfo – entre as duas versões, resultam em pesos ligeiramente diferentes entre as duas motos. A versão ABS de canal único pesa 152 kg, enquanto a versão ABS de canal duplo tem 154 kg – ambas em ordem de marcha.

Fechando o pacote, a N160 tem tanque com capacidade para 14 litros e próximo ao bocal uma entrada USB. A moto tem painel digital com indicador de marcha, relógio e marcadores de combustível e autonomia. O modelo tem ainda um belo farol de LED com luz de posição DRL.

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bajaj 160 pulsar azul

Recentemente lançado na Índia, modelo não teve sua vinda confirmada para Brasil ainda

Bajaj 160 é melhor que a Titan 160?

A disputa Honda e Bajaj, quinta maior fabricante de motos do mundo, deixou todo o setor duas rodas brasileiro em êxtase. E, comparando apenas as fichas técnicas, a Pulsar leva boa vantagem sobre a CG.

cg 160 pode não ser melhor que bajaj 160

Ainda é cedo para falar quem é a melhor, mas a CG Titan tem ampla desvantagem em equipamentos. Na ficha técnica, vitória da Bajaj 160

Tudo começa com o conjunto mecânico. O motor é levemente mais potente (16 cv contra 14,9 cv – a gasolina – na Honda) e as suspensões, mais eficientes. Enquanto a CG tem o antiquado sistema com dois amortecedores traseiros, a Bajaj já apresenta monolink – mais confortável e estável.

As diferenças seguem nos equipamentos. Recapitulando: esta Bajaj 160 tem farol em LED, freio ABS (de um ou dois canais, depende da versão), tomada USB e painel completo, com computador de bordo e indicador de marcha engatada. Nada disso está disponível na CG 160.

 

Preço Bajaj Pulsar N160

A Bajaj disponibiliza três opções de cores na Pulsar N160 de ABS de um canal: azul, cinza e vermelho (Caribbean Blue, Racing Red e Techno Grey). Não existe confusão na hora de reconhecer os modelos na estrada, a moto topo de linha de canal duplo está disponível somente na imponente cor preta (Brooklyn Black).

bajaj 160 pode ser melhor que cg

Em sua terra natal, a Bajaj consegue preços extremamente competitivos, mas no Brasil podem acabar ficando muito próximos (um passo acima ou abaixo) dos praticados pelas dominantes Honda e Yamaha

Na Índia, a N160 de canal único parte das 122.854 rúpias (cerca de R$ 8.100 em conversão direta). Já o modelo mais requintado parte dos 127.853 rúpias ( R$ 8.400). Para comparação, uma Fazer 250 custa 145 mil rúpias (R$ 9,7 mil).

Bem, estes são os preços praticados na Índia, casa e sede da fabricante. Uma vez instalada no Brasil, os modelos da Bajaj devem se alinhar a valores não muito distantes dos já conhecidos por aqui. Porém, ainda não sabemos quais modelos virão ou seus preços por aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]