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A Fazer 250 você se lembra bem. Foi lançada pela Yamaha em 2005 e ficou famosa por ser a primeira ‘moto pequena’ com injeção eletrônica no país. Ganhou uma segunda geração em 2011 e passou por uma profunda transformação em 2018, quando apenas o motor permaneceu inalterado. Mas e a Pulsar 250, você já conhece?

Ela é uma concorrente direta da Yamaha no exterior (em países como a Índia) e pode estar prestes a vir ao Brasil, dentro da estratégia da marca de vir para cá. A Bajaj, gigante indiana e uma das maiores fabricantes de motos do mundo, até já registrou a 250cc no INPI por aqui.

Pulsar N250, a rival da Fazer 250

Embora o registro da Pulsar N250 no Brasil empolgue, não garante que a moto será vendida aos brasileiros. Esse tipo de ação, acima de tudo, serve para resguardar os direitos de design do produto, evitando assim possíveis cópias.

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Vale dizer que a N250 não está sozinha. O modelo street naked possui uma “irmã” carenada, que é a Pulsar F250 – que aliás também teve seu registro feito aqui no país. No entanto, a versão ‘N’ chama mais atenção por ter concorrentes equivalentes diretas aqui no mercado, a Honda CB Twister e Yamaha Fazer 250.

Cara de robô – visual indiano

Quando o assunto são concorrentes, a Pulsar N250 e a Fazer 250 possuem ainda mais similaridades. Ambas as motos possuem dianteira com cara ‘robótica’, graças ao farol com projetor de LED. Isso não acontece por acaso, trata-se de uma tendência do mercado indiano.

pulsar 250 é a cara da Fazer 250

Bajaj N250 segue a tendência de design com dianteira ‘robótica’

Sim, o visual ‘nossa Fazer’ tem um pé na Índia. Vale lembrar que lá eles também tem sua versão de 150cc da moto, a Yamaha FZ-S FI 3.0, que tem o design semelhante a 250cc brasileira. Enquanto isso, aqui a nossa conhecida CB Twister segue um visual mais ‘nacionalizado’ por parte da Honda.

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fazer 250 azul

Fazer 250 tem como destaque o farol na dianteira

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Ficha técnica da rival da Fazer 250

Tanto a Bajaj Pulsar F250 quanto a N 250 contam com um motor monocilíndrico de 249 cc. Uma usina que rende potência máxima de 24,5 cv a 8.750 rpm e 2,1 kgf.m de torque aos 6.500 giros. Tudo isso com câmbio de 5 marchas e assistente de embreagem deslizante e assistida.

Encararia a Fazer 250? O modelo da Yamaha é bicombustível e entrega com gasolina potência máxima de 21,3 cv e 21,5 cv com etanol, ambos atingidos a 8.000 rpm. Voltando a Bajaj, Pulsar N250 e F250 utilizam uma estrutura tubular de aço, junto de garfo telescópico e monoamortecedor, contando com ABS de duplo canal e painel digital.

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pulsar 250, rival da fazer 250

Pulsar F250 e N250 sendo apresentadas recentemente na Índia

Quanto custa a Pulsar N250?

A Bajaj recentemente aumentou os preços da Pulsar N250 e F250 na Índia. Ambas agora chegam em uma terceira opção de cor chamada de Caribbean Blue, junto do Vermelho e Cinza. No competitivo mercado, no país casa da fabricante, as motos partem das 143.680 rúpias (cerca de R$ 8.700 em conversão direta).

Em termos de competição, por lá as ‘Pulsares’ enfrentam a referida Yamaha FZ25, a Suzuki Gixxer 250 e a TVS Apache RTR 200. A Bajaj tem representantes na Argentina, Chile e Colômbia. No entanto, os modelos N e F250 não são disponibilizados nestes mercados ainda. Mas quem sabe, cheguem por aqui.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]