Publicidade

Um dos lançamentos mais aguardados da Bajaj, enfim tomou forma. A marca indiana apresentou uma nova moto 125 cc, nada menos que a primeira do mundo movida a GNV. Agora, a empresa pretende exportar a novidade para 6 países. O Brasil está confirmado? Saiba onde o lançamento vai chegar.

Bajaj irá exportar nova moto 125 cc 

Chamada de Freedom, a nova moto 125 movida a GNV tem como foco principal da Bajaj o mercado doméstico da marca, a Índia. No entanto, a empresa também pretende expandir seu alcance internacionalmente com a novidade.

nova moto 125 movida a gás natural, a Freedom

Primeira moto movida a gás natural, a Freedom 125 foi apresentada pela Bajaj na Índia

Isso mesmo, a marca indiana está visando eventuais exportações para 6 países, que já estabeleceram infraestrutura de GNV. Segundo Rakesh Sharma, diretor executivo da Bajaj Auto, de fato, a novidade está limitada a locais com redes de abastecimento.

Publicidade

 

Brasil de fora, ao menos por enquanto

Contudo, alguns pontos se destacam, já tendo redes de combustíveis a gás para o lançamento. Eles estão na África, Ásia e aqui na América do Sul. Assim, os primeiros países a receberem a novidade são Egito, Tanzânia, Peru, Colômbia, Bangladesh e Indonésia. O Brasil também conta com uma rede GNV para automóveis, entretanto, a marca ainda não divulgou planos para a novidade por aqui.

movida a gás natural, a Freedom

Novidade dever ser lançada no Egito, Tanzânia, Peru, Colômbia, Bangladesh e Indonésia

Na Índia, além da nova moto 125 a gás, a Bajaj já atua no segmento de GNV com sua gama de três rodas, e o Qute – um pequeno carro que deve também entrar em mercados como os do Egito.

Publicidade

Veja também

Nova moto Freedom 125 

A nova moto Bajaj é movida por um motor de 1 cilindro e 125 cc. Ele trabalha junto do câmbio de cinco marchas e, montado horizontalmente, produz 9,5 cv de potência e 0,9 kgf.m de torque máximo.

A nova moto 125 cc tem um pequeno tanque de combustível e, abaixo do banco, um cilindro de gás natural

Além disso, a novidade tem medidas próximas de uma moto 125 cc padrão e pesa 149 kg. Contudo, o fato mais curioso é seu combustível, a moto que pode rodar tanto com gasolina quanto com GNV.

Publicidade

Para alternar entre os combustíveis, basta apertar um botão no punho esquerdo. Além disso, a Freedom tem dois reservatórios: um tanque de 2 litros de gasolina e um cilindro de 12,5 litros de gás natural comprimido, posicionado abaixo do banco da motocicleta.

nova moto 125 movida a gás natural, a Freedom

Bajaj já realizou testes de colisão e divulgou resultados que atestam a segurança, afim de sanar algumas das preocupações que os potenciais compradores possam ter

Por fim, espera-se que a produção da nova moto 125 comece com uma capacidade de 10.000 unidades, nos primeiros 2 ou 3 meses. Depois disso, a empresa planeja aumentar a demanda para 30.000 e 40.000 unidades até o final do ano fiscal.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]