Em 2010 e 2013 o Bananalama entrou para o livro dos recordes como o maior encontro de trilheiros do mundo, mas todas as marcas estabelecidas até aqui ficaram para trás em sua 13ª edição. Isso porque o Super Bananalama 2019 reuniu nada menos de 5.031 participantes. O evento aconteceu na última semana, 4 a 7 de julho, em Corupá (SC).
- Relembre como foi o Bananalama 2018
- Grandes eventos: Tombo na Lama reúne mais de dois mil trilheiros no Paraná
Os amantes do off road estavam divididos por categorias, pilotando 4.609 motos, 332 quadriciclos e 90 UTVs. Além disso, os trilheiros representaram cinco países nos bananais catarinenses: Brasil, Argentina, Uruguai e Chile. Os números significam um crescimento acima de 60% em relação ao número de integrantes registrado em 2018.
Encontros de trilheiros movimentam a economia local
Além da aguardada trilha de domingo, que percorreu aproximadamente 60 quilômetros, o evento contou com uma extensa programação, reunindo desde apresentações de motocross freestyle até shows de rock e música sertaneja – em momentos diferentes, claro. Destaque também para a presença de grandes pilotos brasileiros, como Bruno Crivilin, Bárbara Neves e Gabriel Soares, da equipe de enduro da Honda Racing Team.
Mas as atividades foram muito além de diversão. Segundo os realizadores, só o Banana Expo (feira de negócios que integrou a programação do evento) gerou mais de R$ 1 milhão em negócios, movimentando a economia local. Além disso, o evento distribuiu mais de R$ 200 mil em prêmios entre os participantes, incluindo dez Honda CRF 250F zero quilômetro.
Mais sobre o Bananalama
“Maior e melhor encontro de trilheiros do mundo”, o Bananalama começou em 2004. Realizado pelo Clube de Trilheiros Bananalama, o evento está na 13ª edição e reúne milhares de apaixonados pelo off-road. Em 2010 e 2013, o Bananalama entrou para o livro dos recordes como o maior encontro de trilheiros do mundo. O objetivo do encontro é manter vivo o espírito esportivo, com responsabilidade ambiental e social, além de divulgar e movimentar o turismo do município de Corupá e do Estado de Santa Catarina.