Publicidade

Carmichael esteve imbat¡vel, mas o time Belga venceu o Motocross des Nations 2003.

O trio de Campeäes Mundiais, Stefan Everts, J”el Smets e Steve Ramon, venceram a grande corrida do ano e, depois de seis anos, trouxeram para casa o t¡tulo. Everts e Smets, terminaram a bateria principal de 30 minutos mais duas voltas atr s do vencedor individual do dia, Ricky Carmichael, do time Americano.

O prest¡gio de largar na frente dos competidores que representaram os 12 pa¡ses que participaram da grande final, foi do Belga J”el Smets. Mas quem assumiu a ponta, logo depois da primeira curva, foi seu compatriota, Stefan Everts, que abriu boa vantagem ainda na primeira volta. Enquanto isso, o Americano Carmichael, que largou entre os dez primeiros, precisou passar um a um, inclusive Smets, antes de partir para cima da l¡der. E, cinco voltas depois ele encostou, passou, e se distanciou do hepta-campeÆo mundial Everts.

Carmichael mostrou toda sua classe logo depois de ultrapassar Everts, quando fez a melhor volta da competi‡Æo, 4 segundos mais r pida que a de Everts. No final da bateria sua vantagem foi de 11 segundos para seu rival Europeu, mas isso nÆo quis dizer nada para Everts ou para os fÆs Belgas. O que realmente importou foi que a B‚lgica superou os Estados Unidos.

Publicidade

Enquanto a B‚lgica conseguiu superar o acidente sofrido por Ramon, os Americanos nÆo tiveram o mesmo sucesso com o abandono prematuro de Ryan Hughes, que teve um incidente com Miska Aaltonen na terceira volta, e quando tentou retornar … prova, teve a corrente de sua moto quebrada. Tim Ferry, o terceiro piloto da equipe Americana, largou mal, tentou se recuperar e chegou a ocupar a oitava posi‡Æo, mas caiu no final da bateria e terminou apenas na 9¦. coloca‡Æo, o suficiente apenas para garantir o segundo lugar de sua equipe. A Finlƒndia terminou na terceira posi‡Æo, gra‡as aos resultados dos pilotos Jussi Vehvilainen e Antti Pyrhonen.

A conquista do 57§. Motocross das Na‡äes pelo time Belga, foi presenciado por Albert II, Rei da B‚lgica, e por outras 23.000 pessoas que estiveram presentes no circuito de Zolder nesse domingo, dia 5 de outubro, que tiveram a oportunidade de assistirem a sua sele‡Æo, colocar as mÆos no tradicional “Chamberlain Trophy” pela 13¦. vez.

Resultados Gerais por equipe:
1. B‚lgica 5
2. Estados Unidos 10
3. Finlƒndia 16
4. Nova Zelƒndia 19
5. Inglaterra 20
6. JapÆo 20
7. Irlanda 27
8. Est“nia 27
9. Fran‡a 36
10. Rep£blica Checa 37
11. µfrica do Sul 38
12. Dinamarca 55