Publicidade

A fabricante chinesa QJ Motor deve iniciar a comercialização de novas motos na Alemanha e Áustria. No catálogo, a marca oferece uma lista de motos que vão desde pequenos scooters até uma big trail ‘boa e barata’, a SRT 750. 

Big trail QJ Motor SRT 750

A QJ Motor começou a oferecer seus produtos na Europa a fim de popularizar seu nome. A fabricante do grupo Qianjiang é uma gigante na fabricação de motos e motores na China. Apesar disso, frequentemente é conhecida ‘apenas’ como a proprietária da italiana Benelli.

Na tarefa de apresentar a marca, a QJ Motor lançou na Europa a aventureira SRT 750. A motocicleta apresenta um design vertical, com painel e para-brisa frontal alto, faróis duplos divididos, e o clássico bico das big trail aventureiras.

QJ Motor SRT 750 é uma das novidades da marca

Publicidade

No entanto, a moto pode ainda ser elencada como uma Adventure Tourer. Isso porque tem rodas aro 17, então vem mais focada a estrada. Mas isso não impede que modelos com o mesmo conjunto, como a Ducati Multistrada entrem no nicho das big trail.

Falando nisso, a SRT 750 tem visual bastante parecido com a ‘Multi’. Assim como a italiana tem faróis e lanternas de LED e, como na Ducati, o console de instrumentos em TFT tem 5 polegadas de tamanho. Por mais que o título do vídeo anuncie Benelli, trata-se de uma QJ, confira:

O modelo chines apresenta ainda suspensão de longo curso KYB, sem informar números precisos no garfo e monoamortecedor na traseira. Já o tanque de combustível tem capacidade para 18,5 litros. Movendo tudo isso vemos o motor DOHC 745 de dois cilindros paralelos, refrigerado a líquido.

Publicidade

Esse propulsor rende 75 cv de potência a 8.500 rpm e tem torque máximo de 6,8 kgf.m a 6.500 rpm. Tudo isso emparelhado com uma transmissão de seis marchas.

A motocicleta tem peso em ordem de marcha de 254 kg. Por fim, segurando tudo isso ela tem discos de freios (duplo na frente, simples atrás) com ABS de canal duplo da Bosch.

Pacote completo com malas e top case deve custar pouco mais de R$ 40 mil na Europa…

Veja também:

Publicidade

Quase chegou como Benelli também

Como de costume, a moto da QJ Motor já se vestiu como uma Benelli. Sob o nome de TRK 800 ela ganhou cores vistosas e foi apresentada como conceito. No entanto, os chineses deixaram no catálogo da Benelli somente modelos de menor capacidade, como as TRK 502 e TRK 502x.

A TRK 800 nada mais é que uma versão da STR com adesivos da marca italiana

Vale ressaltar que a QJ guardou para sua marca também os modelos aventureiros com maior capacidade. Em seu catálogo os chineses têm a SRT 550 – uma SRT 750 mais ‘amansada’ – junto da SRT 550X com escape mais alto e demais detalhes visuais diferentes.

 

Quanto custa a big trail 750

Na Europa, a novidade SRT 750 é cotada a chegar com o preço de 7.900 euros (cerca de R$ 41 mil em conversão direta), já incluindo um trio de malas rígidas. É um preço, no mínimo, muito interessante.

Por lá a aventureira Honda CB 500X parte dos 7.300 euros, sem qualquer acessório incluso. A Kawasaki Versys 650, no modelo básico, dos 8,4 mil. Os modelos com maior aptidão off road custam mais. A BMW F 750 GS, por exemplo, parte dos 10,5 mil euros.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]