Publicidade

A fabricante norte-americana Harley-Davidson certamente tem sua parcela de títulos em tradicionais eventos como o American Flat Track. No entanto, quando o assunto é rali, a história é outra… A marca só entrou recentemente no segmento de motos big trail aventureiras, com a Pan America 1250, lançada em 2021.

Harley Pan America vai encarar rali 

No entanto, agora os americanos vão colocar o seu novo produto literalmente à prova em um dos principais eventos de rali da Europa – a Baja España Aragón. A 38ª edição do evento acontecerá de 22 a 24 de julho e vai funcionar como uma rodada do Campeonato Espanhol de Rally Todo Terreno.

Neste ano, a competição incluirá uma classe trail, que acomoda ADVs modernos e também pesados. E é aí que a Pan America 1250 entra, pilotada pelo experiente Joan Pedrero, para liderar o primeiro rally raid da marca norte-americana.

Publicidade

Pedrero não é estranho às competições desse tipo. O piloto espanhol tem vários top-10 no Rally Dakar, juntamente com resultados expressivos no Rally de Marrocos, Rally da Sardenha e Rally Transanatolia.

Mas enquanto o piloto esta familiarizado com eventos mundiais de rali, a Harley-Davidson ainda não. De cara, a equipe vai precisar substituir as rodas padrão da Pan America, de aro 19 na frente e aro 17 atrás. No lugar estão escalados os rodados sem câmara e pneus Michelin Anakee Wild – que são oferecidos pela Harley como opções adicionais da moto.

Pan America vai encarar rali de verdade, na espanha

Pedrero será o encarregado de guiar a primeira incursão da Harley em competições de rali

Veja também:

Publicidade

A Pan America pode impressionar no off road severo?

A ideia da Harley participar do rali espanhol é mostrar a verdadeira capacidade off-road da Pan America 1250. Com isso, a marca vai levar uma unidade de estoque padrão para a Baja España Aragón.

O modelo da Pan tem peso seco de 254 kg, dentro do padrão da categoria (a líder de vendas BMW GS 1250 tem 249 kg, por exemplo). Já o motor Revolution Max 1250 V-twin refrigerado a líquido deve ajudar a aventureira a atravessar terrenos difíceis, graças aos seus 152 cavalos de potência e 12,95 kgf.m de torque.

Pan America no off road

Modelo vai ganhar apenas novos pneus que são opcionais, de resto todo o conjunto vem direto de fábrica para a competição…

A distância do solo de 210 mm da aventureira e os 190 mm de curso das suspensões (frente e trás) devem ajudar Pedrero a enfrentar as condições desafiadoras do deserto de Teruel. Com as novas rodas a trail deve ficar um pouco mais longe do solo, claro.

Publicidade

De qualquer forma, a Harley-Davidson é novata em eventos internacionais de rali, mas sua moto tem potencial para brigar entre iguais com as concorrentes diretas, de outras marcas. Ou não. Vamos ver como a H-D se sai no off road pesado.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]