Publicidade

A Husqvarna mostrou ao mundo a Norden 901 como um conceito em 2019 e há novidades. Nos últimos dias a marca sueca trouxe a big trail em um vídeo de dar o que falar mostrando o modelo em situações difíceis de enfrentar com qualquer aventureira. Por isso, elencamos os seus 3 principais atributos

Norden 901, nova big trail da Husqvarna

A Husqvarna apresentou o conceito no Salão de Milão – EICMA há dois anos. O modelo foi um dos destaques no salão italiano pelo seu porte de volumoso e pela proposta de pegada aventureira raiz.

A bigtrail em versão conceito apresentada em 2019

No caminho trilhado entre o conceito e a versão final o estilo robusto foi mantido, mesmo após alguns flagras de testes durante esses dois longos anos. No entanto, para confirmar o modelo conceito, a marca sueca produziu um vídeo digno de uma estrela.

Publicidade

.

1 – Uma bigtrail robusta

Assim, o vídeo que tem um pouco mais de quatro minutos tem como estrela principal duas Norden 901. Uma é pilotada por Mike Horn, conhecido por explorar a natureza, ea outra por Cyril Despres, campeão do rali Dakar. Ao longo da produção, as duas Norden 901 passam por terras acidentadas, estradas de cascalhos, riachos e montanhas.

A bigtrail ganhou um vídeo gravado na Islândia com dois ícones das duas rodas

Publicidade

Dessa maneira, as gravações que deram protagonismo a bigtrail da Husqvarna foram filmadas na Islândia e poderiam ser facilmente confundidas com um trailer de série ou filme. 

Porém, mesmo com a produção do teaser, a marca sueca ainda mantém mistério com o modelo e não tornou público a ficha técnica da big trail. Pelas fotos e desempenho demonstrado até aqui, a aventureira da Husqvarna deve ser confortável dentro e fora da estrada.

 

2 – Motor da big trail Norden 901

big trail husqvarna

Trecho do teaser com a Norden 901

Publicidade

No entanto, para termos uma noção do seu motor, a sua versão conceitual apresentada em 2019 era equipada com um bicilíndrico paralelo de 889,5 cc, conhecido motor LC8c da KTM 890 Adventure. Assim, o propulsor também tem  uma otimização para uma condução mais pegada típica do off-road. 

Com o sistema LC8c da KTM 890 Adventure é possível obter 120 cv de potência máxima a 9.250 rpm e 10 kgfm de torque a 7.750 rpm. Além disso, sua versão conceito era equipada com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e de 17 polegadas na traseira.

 

3 – Mudança do modelo conceito

big trail husqvarna

Do modelo apresentado no vídeo e o conceito, a frente da moto teve modificações mínimas

Além disso, a Norden 901 chegará com uma mudança com relação a sua versão conceito. Em 2019 ela foi apresentada na cor cinza, mas no vídeo o modelo está com a cor branca, semelhante às motos de competição da marca. 

No quesito design e tecnologia, a Husqvarna não economizou ao equipar a big trail com iluminação full LED, modos de pilotagem, painel TFT e pacote eletrônico avançado, é esperado que o modelo também não decepcione e  esteja bem equipado.

big trail husqvarna

É esperado um pacote eletrônico avançado. Na foto, o modelo conceito apresentado em 2019

Pelas imagens, a marca também deve lançar uma linha de opcionais ou uma versão premium que tenha equipamentos como os bagageiros exibidos no vídeo. Assim, irá facilitar o uso da big trail em longas viagens.

 

Nova bigtrail Husqvarna no Brasil

A Norden 901 virá ao mercado para incomodar os concorrentes de marcas como BMW, Triumph e Suzuki no segmento das grandes motos de uso misto… no exterior – e por um preço ainda não divulgado.

É pouco provável que a nova big trail da Husqvarna venha ao Brasil. A marca ainda tem uma operação tímida por aqui e prioriza seus esforços no segmento off road, com motos de competição. Além disso, a ‘prima’ KTM 890 Adventure também não está disponível no nosso mercado. Mas não custa sonhar, não?

Thays Martins
Uma jornalista formada pela UFPE que se tornou apaixonada pelo universo das duas rodas desde que George Clooney comprou sua Vespinha