Publicidade

Aos seis anos, Pedro Henrique, conhecido como “Bubba”, agora se prepara para o campeonato sul-americano, que acontece em outubro. Ele sonha alto: quer ser campeão mundial do esporte

A cidade de Jacareí, no Vale do Paraíba, está se consagrando como celeiro de grandes esportistas do bicicross. Depois do sucesso de Vinny Moreira, que venceu o Campeonato Mundial de Bicicross no final de julho em Adelaide, na Austrália, agora é a vez do pequeno Pedro Henrique Burached, de apenas seis anos, seguir os caminhos trilhados pelo conterrâneo.

Apesar da pouca idade, o biker mirim, conhecido como Bubba – em homenagem ao ciclista norte-americano Bubba Harris -, já pedala há três anos e é o atual campeão brasileiro pela categoria boys – 6 anos. Ele também lidera a Copa Brasil, em uma categoria acima da sua, e o ranking paulista do bicicross, além de ser integrante do Jacareí Bicicross Clube.

Neste último final de semana (22 e 23/8), Bubba venceu a segunda etapa da Copa Brasil de Bicicross, realizada na cidade de Estrela, no Rio Grande do Sul. Depois de conquistar mais esse título, em uma prova que reuniu cerca de 200 bikers mirins, Pedro Henrique deverá dividir-se entre as aulas do 1º. ano do ensino fundamental e a dedicação aos treinos três vezes por semana. Isso faz parte da preparação para as duas próximas competições: a última etapa da Copa Brasil, que será realizada no mês de setembro em Betim (MG), e a Copa Latino-Americana, que acontece em outubro na cidade de Americana, interior de São Paulo.

Publicidade

Segundo a mãe do atleta, Elaine Burached, a paixão do garoto pelo ciclismo começou em 2006, quando ele assistiu a um mundial de BMX em São Paulo, junto com a família. Apesar da pouca idade – três anos na época -, Pedro ficou encantado com a pista e as bicicletas e fez o pai prometer que o levaria para andar em uma pista.

-No ano seguinte, nós o levamos até a pista de Jacareí pela primeira vez. Meu marido, que já foi da equipe de bmx da cidade nos anos 80, explicou a ele que não era possível andar naquele local com rodinhas na bicicleta. Quando chegamos em casa, Pedro pediu ao pai que tirasse as rodinhas da sua bicicleta e saiu andando de primeira. Uma semana depois, ele já dava suas primeiras pedaladas na pista, com uma bike profissional-, relembra, orgulhosa, a mãe.

Elaine conta ainda que, aos quatro anos, o menino participou de duas etapas do regional em Jacareí com garotos de seis anos, quando ele ainda não conseguia subir sozinho as rampas. Em 2008, os treinos se intensificaram, já que Bubba se federou e competiu no campeonato paulista de bmx.

Como os atletas mais experientes no esporte, ele também sonha em ser campeão mundial. Por essa razão, a família tentará obter um patrocínio para levá-lo à competição no próximo ano, que será realizada na África do Sul. Mas, também como qualquer criança de sua idade, o garoto ainda não se acostumou com o momento em que a brincadeira acaba. -Se pudesse, ele andaria de bike 24 horas por dia! Quando termina o treino, Pedro não quer parar, e há vezes em que sai chorando da pista. Acredito que ele ainda não tenha muita noção do que representam todas essa vitórias e títulos, porém, é altamente competitivo. Se perde, fica m uito decepcionado e chora, é claro-, conta a mãe.

Publicidade