Bimota lanรงa na Itรกlia a DB7. Equipado com o mesmo motor da Ducati 1098, modelo deve desembarcar no Brasil no prรณximo semestre
A Bimota acaba de lanรงar na Europa seu modelo mais esportivo: a DB7, que usa o mesmo motor da Ducati 1098.
O evento de lanรงamento foi realizado no autรณdromo de Misano, na Itรกlia. Apesar de ter sido mostrada pela primeira vez no Salรฃo de Milรฃo do ano passado, apenas agora os jornalistas tiveram a chance de testar a DB7 em pista para avaliar todas as suas qualidades.
Com um visual esportivo e bastante chamativo, a nova DB7 รฉ tambรฉm um misto de exclusividade e requinte. Isso porque a marca italiana nรฃo poupou acessรณrios de primeira linha com peรงas em fibra de carbono. Com isso o visual da nova DB7 estรก digno de uma verdadeira superbike.
Todo o conjunto da DB7 รฉ formado por grandes carenagens frontal e laterais, tambรฉm em fibra de carbono, que trabalham como forma de canalizar melhor as tomadas de ar e melhorar a performance em altas velocidades, seu habitat natural. Na frente chama a atenรงรฃo o grupo รณptico, com duas lรขmpadas sobrepostas. Os espelhos retrovisores seguem uma linha esportiva, com aspecto moderno e piscas acoplados, igual aos automรณveis de luxo.
Por onde se olha, percebe-se o requinte de todo o projeto idealizado pela Bimota. O painel digital, por exemplo, conta com computador de bordo para as mediรงรตes de funcionamento dos principais componentes da parte mecรขnica, ciclรญstica e elรฉtrica, alรฉm de ter boa visualizaรงรฃo. Um amortecedor de direรงรฃo instalado para o guidรฃo tem a funรงรฃo de deixar a pilotagem mais segura e eficiente em altas velocidades.
Outro destaque na nova DB7 estรก na rabeta. Ao contrรกrio do que acontece em outros modelos, nela o sub-quadro รฉ confeccionado em fibra de carbono estrutural, que traz como vantagem o baixo peso. O tanque de combustรญvel tem capacidade para 16 litros de combustรญvel. O peso a seco do modelo tambรฉm agrada e contribui para a agilidade do conjunto: sรฃo apenas 170 kg! Quem pilotou a nova DB7 nรฃo deixou de destacar a “pegada racing” do modelo, caracterizada, tambรฉm, pelo assento alto do piloto (altura de 800 mm) e a frente caรญda. Boa de curva e รกgil nas retas, o modelo causou boa impressรฃo a imprensa especializada pela facilidade de conduรงรฃo.
Mecรขnica e ciclรญstica – O coraรงรฃo que bate na nova DB7 jรก รฉ um conhecido para a maioria dos apaixonados por motos italianas. Trata-se de um potente bicilindrico em “V” a 90 de 1099 cmยณ com arrefecimento lรญquido. Detalhe: o propulsor รฉ o mesmo utilizado pela Ducati 1098. Leve e potente, a Bimota escolheu essa nova geraรงรฃo dos motores Ducati pela confiabilidade e qualidade que estes demonstram frente ร concorrรชncia. Nรฃo รฉ a toa que a parceria entre as duas marcas jรก dura anos. A potรชncia declarada รฉ de 160 cv a 10.700 rpm com torque de 12,5 kgf.m a 8.000. Ou seja, forรงa e tecnologia de sobra para nรฃo deixar ninguรฉm “na mรฃo”.
Como nรฃo poderia ser diferente, os elogios ร mecรขnica da nova DB7 foram bastante ostensivos. Segundo a imprensa internacional, as respostas ao acelerador sรฃo rรกpidas e precisas, o que deve agradar em cheio os consumidores que buscam uma autรชntica superbike. Completam o conjunto mecรขnico o cรขmbio de seis velocidades com a transmissรฃo final feita por corrente e os escapes 2 em 1 equipado com catalizador e sonda lambda.
A DB7 usa um quadro em treliรงa, tradicional da Bimota. Um dos destaques, neste sentido, estรก na balanรงa traseira, arquitetada com esta mesma tecnologia. As suspensรตes sรฃo totalmente ajustรกveis e incorporam a mais alta tecnologia desenvolvida para as pistas de corrida. Na frente o sistema usa um garfo invertido da Marzocchi com tubos de 43 mm de diรขmetro e curso de 120 mm. Atrรกs a suspensรฃo รฉ monochoque tambรฉm com curso de 120 mm.
Os freios sรฃo da Brembo, sendo de disco duplo com 320 mm na dianteira, e um simples de 230 na traseira. As rodas sรฃo de liga de alumรญnio forjado, com 17 polegadas de diรขmetro calรงadas com pneus Continental Race Attack.
No Brasil a DB7 deve desembarcar no segundo semestre. Segundo o representante da marca no Paรญs nรฃo existe ainda um preรงo definido de comercializaรงรฃo. A empresa sรณ informa que o valor deverรก ficar na casa dos R$ 140 mil, algo um tanto quanto fora dos padrรตes da realidade, se assim podemos dizer. Os interessados em conhecer esta incrรญvel mรกquina podem entrar em contato com a Bimota Brasil pelo site www.bimotabrasil.com.br. Para quem dispรตe de recursos e procura por exclusividade e emoรงรฃo, este sem dรบvida รฉ um modelo a ser considerado.