As cub fazem um sucesso enorme no Brasil desde os anos 1990. São motos leves, voltadas ao uso urbano, com chassi baixo, embreagem semiautomática, motor econômico, muita praticidade e que, com o passar dos anos, se tornaram quase sinônimo de um nome: Honda Biz.
Acontece que elas são igualmente populares em alguns países de Ásia. É de lá que vem um modelo com visual inspirado na MotoGP e ficha técnica interessante. O nome é RS-X Repsol Edition. Conheça essa ‘Biz de corrida’ que gostaríamos de ter à venda nas concessionárias brasileiras.
RS-X Repsol, uma ‘Biz de corrida’ à venda na Ásia
O lançamento é voltado à Malásia, um dos principais mercados consumidores de cub’s e scooter’s do mundo. E como uma boa edição especial, tem série limitada. Serão fabricadas apenas 5 mil unidades.
O modelo toma como base a RS-X padrão e adiciona itens exclusivos, focados sobretudo no visual. Destaque para a pintura em quatro cores (branco, vermelho, laranja e preto), que obedece ao figurino da Repsol e remete diretamente à RC 213V, protótipo utilizado pela equipe oficial da Repsol Honda Team na MotoGP. Até o laranja das rodas está lá.
No restante, é idêntica à RS tradicional – o que é bom. Assim, essa parente distante da Honda Biz é movida por um motor de 1 cilindro, arrefecimento a líquido, que produz 15,8 cv de potência e 1,4 kgf.m de torque máximos. Para comparação, na Biz 125 2022 são ‘apenas’ 9,2 cv e 1,04 kgf.m.
Outra prova da ‘vocação esportiva’ desta pequena moto urbana está no câmbio. Enquanto muitas Cub têm apenas 4 marchas, a RS-X é equipada com uma caixa de 6 velocidades e transmissão final por corrente. Os pneus são sem câmara, claro.
Veja também:
- Quanto custa a nova Shineray 50 cc, que tem ‘cara de Biz’
- E o XMax? Rival custa menos, é mais forte e pode vir ao Brasil
- Nova Hornet 2022: Honda exibe mais do modelo em vídeos
Quanto custa a ‘familiar malaia’ da Honda Biz
Calma, o modelo à venda na Malásia ainda tem outras características que merecem ser citadas. Destaque ao freio ABS (de uma via), iluminação full-LED, painel digital completo (com computador de bordo, contagiros e indicador de marcha) e abertura do assento junto a chave de ignição.
Agora sim, o preço. A RS-X Repsol custa 9.948 ringgit malaios, cerca de R$ 11,4 mil em conversão direta. O modelo também está disponível em vários outros mercados da Ásia, mas não deve vir ao distante Brasil. Por aqui, a Biz 125 tem especificações mais modestas e preço sugerido de R$ 12.360 – entretanto, acaba custando cerca de R$ 15.480 nas concessinárias, segundo a Tabela Fipe.