Publicidade
E-scooter da BMW

E-scooter da BMW

Como já publicado pelo Motonline anteriormente, o grande destaque da BMW que está previsto para chegar às ruas da Europa no final de 2011 ou começo de 2012, é o novo conceito de scooter elétrico. Apesar deles já existirem no mercado, esse E-scooter  oferece um olhar inovador às necessidades de mobilidade urbana, além de ser amiga do ambiente e muito silenciosa.

Ela traz evolução  ao conceito de scooters deste segmento, pois reduziu notavelmente o peso do motor elétrico, um dos grandes problemas encontrados neste tipo de veículo. Outro fator que chama muita atenção é a alta capacidade de armazenamento da bateria, que permite uma autonomia diária de mais de 100 quilômetros.

A segunda novidade apresentada pela BMW é o Controle Dinâmico das Suspensões. Este sistema aproveita todos os conjuntos de sensores atualmente instalados nas motos – ABS, controle de tração etc – para conseguir analisar em tempo real as condições de condução como a velocidade, aceleração e estado do piso. Depois, e num curto espaço de tempo – em milissegundos – o computador da moto efetua pequenas afinações às suspensões dianteira e traseira permitindo que o condutor usufrua de uma moto que está sempre afinada para qualquer tipo de condução, de uma forma automática e instantânea.

Publicidade
BMW ConnectRide

BMW ConnectRide

A última novidade da BMW é a que mais tempo deverá demorar para chegar a uma solução viável do ponto de vista comercial: é a BMW ConnectedRide. Até este momento, o sistema de segurança está instalado numa K1600 GT, na qual também colocaram vários sensores e até uma câmera na frente da moto que poderá evitar colisões com veículos que circulem imediatamente à frente da moto.

De uma forma simples, o ConnectedRide é um sistema que permite avisar o condutor através de imagens e sons de potenciais perigos que sejam encontrados no caminho. A BMW aposta também no reforço da segurança do motociclista, pois o sistema liga-se automaticamente a uma linha telefônica de emergência quando um acidente não consegue ser evitado.

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.