Publicidade

Maxi, super, hiper, mega, big, escolha o seu superlativo e dê a estes scooters de tamanho avantajado o nome que quiser. Mas uma coisa você tem que admitir, eles são práticos e confortáveis, talvez o tipo de veículo mais prático e confortável para uso urbano em duas rodas e por isso mesmo eles têm levado aficcionados pelas motos ao seu mundo, mais descolado.

BMW C 600 Sport - Praticidade, conveniência e beleza para um veículo urbano, isso é fundamental

BMW C 600 Sport – Praticidade, conveniência e beleza – Para um veículo urbano, isso é fundamental

Essa BMW, como muitos dos modelos da marca, mostra nesta avaliação que não veio para ser mais um na categoria. Ele está entre os melhores e a categoria está crescendo. Além dos dois Suzuki Burgman (400 e 650) há os recém chegados T-Max da Yamaha (530) e o Dafra MaxSym 400i, que veio adicionar mais uma opção ao já conhecido e Citycom 300i. A categoria promete bastante por causa da grande mobilidade e praticidade que oferece e do caos crescente no trânsito das nossas cidades.

Publicidade

Esses grandes scooters são uma excelente alternativa aos que querem deixar o carro em casa algumas (muitas) vezes na semana para ganhar agilidade e saúde, pois livram-se do stress do trânsito. E mesmo para quem usa moto no dia a dia e quer fazer um “upgrade” no seu status, esses scooterzões são de fato grandes e simpáticos parceiros. Até às compras eles vão e carregam verdadeiros porta-malas sob o enorme e confortável banco.

Equipamentos de primeira no modêlo de série: ABS e faróis auxiliares em LED

Equipamentos de primeira no modêlo de série: ABS, aquecedor de manoplas e faróis auxiliares em LED

O BMW C 600 Sport é um Maxi scooter com boas características de uma motocicleta. O motor é um bicilindrico de 647cc com quatro válvulas por cilindro, arrefecimento a líquido e transmissão CVT, ou seja, o câmbio é  automático com demultiplicação constante. Quer dizer que não há mudança de marchas, a alteração é contínua e sem intervalos, como nos pequenos scooters também. Mas há uma diferença fundamental: o motor fica preso no chassi, não se move junto com a roda e isso permite um melhor controle e perforance da suspensão traseira.  As rodas são de tamanho reduzido em comparação a uma moto, aro 15. Com essas características já se pode ter uma idéia de que esse é um veículo diferenciado.

Posição confortável e suspensão competente proporciona boa dirigibilidade

Posição confortável e suspensão competente proporciona boa dirigibilidade

Publicidade

Sentando no banco largo e confortável você se sente bem à vontade. O guidão vem à mão de forma natural e mesmo para pessoas de maior estatura a distância do banco fica confortável. Os comandos são tipicamente BMW, os dois manetes de freio são reguláveis e os espelhos estão em boa posição, não refletem tanto o ombro do motociclista. Além disso, o parabrisa tem regulagem manual de altura com presilhas de borboletas.

BMW C 600 - O motor na realidade é 649cm3

BMW C 600 Sport – O motor bicilindrico tem os pistões a 70° que na realidade têm deslocamento de 647 cm³

Se você quiser empurrar esse scooter com o pezinho abaixado, esqueça. O freio de estacionamento estará acionado e isso garante que não haverá queda do veículo por deslizar em uma ladeira. Simples e eficaz: ao abaixar o pezinho o motor é cortado e o freio traseiro é acionado como uma medida de segurança para o estacionamento. Então você também nunca esquece de levantá-lo para sair. Agora, ao acelerar, esse scooter anda suave ou rapidamente, conforme a posição do acelerador. A embreagem centrífuga pega um pouco acima da rotação da marcha lenta e depois disso o motor se estabiliza na rotação de melhor torque e a moto ganha velocidade. Perto de 70 Km/h o CVT está em sua relação mais longa e o motor continua acelerar continuamente até a rotação máxima. Boa velocidade se obtém e se tornam rápidas as ultrapassagens por causa da retomada extremamente rápida que o motor associado ao CVT proporcionam. Na hora de parar você sente o peso do veículo mas os freios dão boa conta do recado. Um pouco de força adicional, se necessário, dá toda frenagem que você pode necessitar e o ABS mantém as rodas tracionando e ainda mantém boa sensibilidade ao piloto.

Longa distância entre eixos, combinada com o tamanho reduzido das rodas, rake e trail de moto urbana resulta em um conjunto estável em velocidade e ainda assim bom de curvas

Longa distância entre eixos, combinada com o tamanho reduzido das rodas, rake e trail de moto urbana resulta em um conjunto estável em velocidade e ainda assim bom de curvas

Publicidade

Apesar da grande distância entre eixos, o C 600 é bom de curvas. As rodas aro 15 deixam a ciclística rápida o suficiente para manobras precisas e em velocidade, apenas um pouco de sensibilidade a ventos laterais se percebe, mas o grande parabrisa tem também o lado positivo que é oferecer boa proteção ao vento.

Transmissão por corrente em caixa selada em banho de óleo - O pinhão e o eixo da balança estão no mesmo eixo, isso evita folgas excessivas na transmissão

Transmissão por corrente está em caixa selada em banho de óleo – O pinhão e o eixo da balança estão no mesmo eixo, isso evita folgas excessivas na transmissão

Os cilindros do motor estão em um ângulo de 70° e por isso deixam baixo o centro de gravidade, e isso é bom. Mas outra consequência desse fato é o pouco espaço disponível para a balança da suspensão traseira, que tem apenas 395mm, pouco em relação aos 1.591mm de distância entre eixos. A balança é um pouco curta para permitir uma ação competente da suspensão traseira, sem alterar demais o entre eixos durante o seu trabalho, então um curso de apenas 115mm limita esse problema, mas causa outro. A suspensão traseira se torna um pouco dura e pouco progressiva, principalmente nas nossas ruas, por causa desse pequeno curso associado ao curto braço da balança. Um link ajudaria.

*Nota: Tivemos muito pouco tempo para executar esse teste e não foi possível verificar outros ajustes de pré carga da mola, que poderiam minimizar esse problema.

Chassi tubular usa o motor como peça estrutural

Chassi tubular usa o motor como peça estrutural

Na dianteira as bengalas são invertidas e fazem um ótimo serviço, mesmo com o curso limitado em 115mm como na traseira. Uma boa estrutura na frente, bem integrada ao chassi, permite uma ótima estabilidade em curvas ou retas, piso bom ou ruim. Nesse caso, você sofre um pouco com a traseira dura mas o “scooterzão” vai firme, sem balançar.

Uma das melhores opções de Maxi Scooter no Brasil, esse traz a força da marca BMW e faz juz a ela. Ao preço (Fipe ago/2014) de R$ 51.866,00 se mostra uma solução inteligente para o dia a dia nas cidades e por que não, em longos passeios de fim de semana, tudo em grande estilo e conforto para piloto e sua companhia.

Se você tem um BMW C 600 Sport, opine sobre ele!
Acesse agora mesmo: Guia de Motos – Motonline
BMW C600 Sport - Ficha Técnica

BMW C600 Sport – Ficha Técnica

Bitenca
Pioneiro no Motocross e no off-road com motos no Brasil, fundou em 1985 o TCP (Trail Clube Paulista). Desbravou trilhas em torno da capital paulista enquanto testava motos para revistas especializadas.