Publicidade

Este será o terceiro BMW Motorrad GS Trophy. Desta vez será no extremo sul da América do Sul, e estará recheado de trilhas dos Andes no Chile e na Argentina. A região escolhida é das mais bonitas, com paisagens de tirar o fôlego e os 45 competidores de 19 países vão ter que trabalhar duro entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro.

Este é o tema: asfalto zero, habilidade, concentração e trabalho em grupo

Este é o tema: asfalto zero, habilidade, concentração e trabalho em grupo

Equipados com motos BMW F 800 GS, o trabalho em equipe e também a habilidade individual será decisivos. Será uma semana que, além de trilhas paisagens espetaculares, os trios dos 19 países vão celebrar a fraternidade entre os povos através das motos. As motos já estão todas sendo preparada no Chile e os pilotos já entram na fase final de ajustes.

As motos para os competidores, todas F 800 GS, já estão no Chile

As motos para os competidores, todas F 800 GS, já estão no Chile

Publicidade

O BMW Motorrad GS Trophy é uma competição bem simples e, como gosta de explicar um dos principais responsáveis pela organização do evento, Tomm Wolf, “não é uma corrida!” . Com 45 pilotos amadores em 15 equipes internacionais (mais 15 jornalistas, um ligado a cada equipe de três homens) o Troféu GS é uma aventura de 2.000 quilômetros de sete dias, a maior parte deles off-road. Ao longo do caminho, os participantes competem em uma série de tarefas que são compatíveis ao estilo da linha BMW GS. A habilidade com navegação, o conhecimento e capacidade de viver de forma natural em respeito pleno ao meio ambiente e sua capacidade de se unir ao time e unir o time são itens colocados à prova.

Todas as motos recebem os mesmos ajustes

Todas as motos recebem os mesmos ajustes

Esta é a terceira edição do BMW Motorrad GS Trophy. As edições anteriores ocorreram na Tunísia em 2008 e na África do Sul em 2010. Uma fator que estimula os organizadores e também os competidores é que enquanto lança equipes de diferentes países umas contra as outras, o evento também cria um senso de fraternidade e camaradagem que os une. É uma experiência única na vida de cada um que cria laços entre os participantes, e muitas vezes entre os participantes e as pessoas que se encontram ao longo do caminho.

O cenário é a região da Patagônia, entre o Chile a a Argentina

O cenário é a região da Patagônia, entre o Chile a a Argentina

Publicidade

O evento de 2012 é três vezes maior que o primeiro de 2008. Cada vez mais países e pilotos querem participar e esta edição do GS Trophy recebe pela primeira vez competidores dos países do Leste Europeu, da Rússia, da França e de países da América do Sul. Michael Trammer, organizador do BMW GS Trophy explica: “Este ano temos um evento quase olímpico pois os pilotos são todos amadores de origens e culturas diferentes, mas todos compartilhando o mesmo amor pelo off road”. Todos os pilotos participaram de uma etapa nacional de qualificação.

Paisagens deslumbrantes esperam os competidores

Paisagens deslumbrantes esperam os competidores

Os competidores vão usar motos BMW F 800 GS especialmente preparadas, enquanto os guias e algumas outras pessoas vão de R 1200 GS Rallye e G 650 Sertão. Cada F 800 GS foi especialmente preparado pela Touratech, empresa especializada em mototurismo. O diretor executivo da Touratech, Herbert Schwarz explica que em função das condições difíceis na América do Sul, foram adicionadas algumas peças para dar maior proteção. Estes incluem barras de motor, protetor de quadro, apoios laterais e um ajuste geral nas motos. “Os pneus também mudam para os Metzeler Karoo, especiais para off-road e que se adaptam melhor às condições que os participantes vão encontrar”, esclarece Schwartz. A partida e a chegada acontecem em Temuco, no Chile, e os pilotos vão fazer um looping de 2.000 quilômetros através das montanhas até a Argentina e de volta ao Chile. O itinerário completo é um segredo bem guardado.

 

Publicidade