Publicidade

O verĆ£o europeu Ć© recheado de eventos motociclĆ­sticos. SĆ£o encontros, festivais e eventos de todos os tipos, para todas as tribos e espalhados por todo o continente. Um desses Ć© oĀ Wheels & Waves Festival, que acontece hĆ” cinco anos perto de Biarritz, na costa atlĆ¢ntica francesa, bem pertinho da Espanha. Este festival tornou-se uma sĆ­ntese cultural da motocicleta, atraindo visitantes que chegam para celebrar o sentimento de liberdade fora das convenƧƵes da vida cotidiana.BMW-concept-Lac_Rose_18

BMW Lac Rose: mistura de ninet com GS

Seguindo o espĆ­rito do festival, a BMW decidiu inspirar-se nos Ćŗltimos herĆ³is do Rally Paris-Dakar que disputaram e venceram a prova com suas lendĆ”rias BMW GS, e criaram uma nova interpretaĆ§Ć£o sobre a BMW R ninet, mas em sintonia com o festival e fiel ao design das motos pilotadas por Gaston Rahier e Hubert Auriol. Seu nome Ć© BMW Concept Lac Rose.

“Desde que a lanƧamos no mercado, a R ninet tornou-se uma moto popular para customizadores e isso nos estimulou a criar algo especial para o festival”, fala Edgard Heinrich, chefe de design da BMW Motorrad. “A Lac Rose Ć© a nossa interpretaĆ§Ć£o modernizada daquelas motos que ganharam o Paris-Dakar em meados dos anos 1980 e coloca a R ninet em uma nova leitura que congrega o histĆ³ria da marca com pinceladas de tecnologia e modernidade”.

PĆ³dio em Dakar

O nome da moto – Lac Rose – faz alusĆ£o a Ćŗltima etapa do Paris-Dakar, quando este ainda era disputado no territĆ³rio africano e de fato terminava em Dakar, capital do Senegal. Lac Rose Ć© o nome francĆŖs do lago de sal Retba cor de rosa, localizado 35 km a nordeste de Dakar e menos de um km da costa do AtlĆ¢ntico. O Dakar terminava ali com o pĆ³dio localizado na margem direita do lago e os vencedores recebiam seus prĆŖmios naquele local. A moto apresentada Ć© a exata inspiraĆ§Ć£o da moto vencedora em 1985, pilotada pelo Belga Gaston Rahier com o nĆŗmero 101.

Publicidade
Esta e a R ninet original

Esta e a R ninet original

A BMW Concept Lac Rose tem as caracterĆ­sticas da antiga e vitoriosa moto, mas com uma versĆ£o moderna e orientada para as ruas. “Essencialmente a moto Ć© uma roadster bem descontraĆ­da com algumas caracterĆ­sticas off-road que lhe permitem enfrentar facilmente o off-road”, explica Edgar Heinrich. Da antiga moto estĆ£o oĀ pĆ”ra-brisa conjugado com a carenagem do farol, o pĆ”ra-lama alto, o tanque de combustĆ­vel grande e o banco curto. Essas caracterĆ­sticas implicaram em suspensƵes de cursos mais longos, alĆ©m de rodas raiadas e pneus biscoito. Arrematam o design as cores, uma combinaĆ§Ć£o de vermelho e branco com o number plate 101.

E esta a R ninet que imita GS

E esta a R ninet que imita GS

O motor permaneceu o mesmo que equipa a R ninet, o boxer de dois cilindros, bem como o chassi tubular tubular com pintado em outras cores e que recebeu algumas barras adicionais para suportar um nova ciclĆ­stica. Elementos como a grade de proteĆ§Ć£o do farol, o protetor de radiador de Ć³leo e algumas peƧas com design exclusivo, como as tampas de vĆ”lvulas, ilustram o capricho com que a BMW buscou montar esta peƧa Ćŗnica e exclusiva.Separador_motos

Publicidade
Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixĆ£o pelo mundo das motos e a larga experiĆŖncia na indĆŗstria e na imprensa. Acredita que a moto Ć© a cura para muitos males da sociedade moderna.