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Se por um lado a tecnologia empurra a indústria na direção das exigências da modernidade – motos cada vez mais compactas e eficientes do ponto de vista do desempenho, do consumo e das emissões -, por outro há um claro apelo ao resgate de tradições, buscando no passado o que se pode considerar clássico e que cada vez mais agrada aos consumidores. E a BMW, do alto de sua rica história de 96 anos (a R32 foi a primeira moto BMW fabricada em 1923) entra com força nessa tendência e apresenta detalhes da maior versão de seus clássicos motores de dois cilindros contrapostos, um “big boxer” de 1800 cm³ de capacidade.

O motor BMW "big boxer" que vai equipa a clássica R18 e vai equipar outras motos da marca

O motor BMW “big boxer” que vai equipa a clássica R18 e vai equipar outras motos da marca

Este motor equipava a moto conceito R18, apresentada no Concorso d’Eleganza Villa d’Este realizado em maio deste ano, uma moto que representava a essência e o resgate da tradição das motos clássicas da BMW Motorrad, numa mistura de tradição e tecnologia que reinterpretou os motores BMW produzidos nos anos 1960. Esta apresentação solo do motor indica que a marca pode estar preparando alguns lançamentos de motos clássicas que serão equipadas com este novo big boxer para empurrá-las, como a própria R18, que deve chegar logo, além de outros novos modelos, clássicos, claro.

Assim desmontado fica bem simples de entender a arquitetura do maior motor boxer já fabricado pela BMW

Assim desmontado fica bem simples de entender a arquitetura do maior motor boxer já fabricado pela BMW

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Apesar de manter as principais características dos antigos motor boxer, esse novo motor recebeu especial atenção dos engenheiros da Motorrad para adequá-lo às exigências atuais quanto a emissões e consumo e para dar um ar de modernidade. Embora ele tenha comando simples (OHV), ele traz quatro válvulas por cilindro, ignição dupla (duas velas por cilindro) e uma arquitetura moderna da câmara de combustão com o sistema de injeção eletrônica BMS-O. Um engenhoso sistema de varetas comandado pelo eixo do virabrequim aciona as válvulas aos pares, tudo desenvolvido especialmente para este motor, procurando manter seu caráter clássico.

São 91 cv de potência, 1802 cm³ de capacidade cúbica e 16 kgf.m de torque

São 91 cv de potência, 1802 cm³ de capacidade cúbica e 16 kgf.m de torque

Fora esta clássica inovação, o novo motor boxer da R18 não apresenta grandes novidades em relação aos tradicionais motores boxer da marca. São dois cilindros contrapostos, com 1.802 cm³ de capacidade cúbica (diâmetro 107 mm e curso 100 mm), OHV (comando simples), arrefecido a ar e óleo, que desenvolve 91 cv de potência a 4750 rpm e 16 kgf.m de torque a 3000 rpm. O peso do motor é de 110,8 kg junto com a caixa de câmbio de seis velocidades, a embreagem e o sistema de admissão.

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Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.