Se por um lado a tecnologia empurra a indรบstria na direรงรฃo das exigรชncias da modernidade – motos cada vez mais compactas e eficientes do ponto de vista do desempenho, do consumo e das emissรตes -, por outro hรก um claro apelo ao resgate de tradiรงรตes, buscando no passado o que se pode considerar clรกssico e que cada vez mais agrada aos consumidores. E a BMW, do alto de sua rica histรณria de 96 anos (a R32 foi a primeira moto BMW fabricada em 1923) entra com forรงa nessa tendรชncia e apresenta detalhes da maior versรฃo de seus clรกssicos motores de dois cilindros contrapostos, um “big boxer” de 1800 cmยณ de capacidade.
Este motor equipava a moto conceito R18, apresentada no Concorso dโEleganza Villa dโEsteย realizado em maio deste ano, uma moto que representava a essรชncia e o resgate da tradiรงรฃo das motos clรกssicas da BMW Motorrad, numa mistura de tradiรงรฃo e tecnologia que reinterpretou os motores BMW produzidos nos anos 1960. Esta apresentaรงรฃo solo do motor indica que a marca pode estar preparando alguns lanรงamentos de motos clรกssicas que serรฃo equipadas com este novo big boxer para empurrรก-las, como a prรณpria R18, que deve chegar logo, alรฉm de outros novos modelos, clรกssicos, claro.
Apesar de manter as principais caracterรญsticas dos antigos motor boxer, esse novo motor recebeu especial atenรงรฃo dos engenheiros da Motorrad para adequรก-lo ร s exigรชncias atuais quanto a emissรตes e consumo e para dar um ar de modernidade. Embora ele tenha comando simples (OHV), ele trazย quatro vรกlvulas por cilindro, igniรงรฃo dupla (duas velas por cilindro) e uma arquitetura moderna da cรขmara de combustรฃo com o sistema de injeรงรฃo eletrรดnica BMS-O. Um engenhoso sistema de varetas comandado pelo eixo do virabrequim aciona as vรกlvulas aos pares, tudo desenvolvido especialmente para este motor, procurando manter seu carรกter clรกssico.
Fora esta clรกssica inovaรงรฃo, o novo motor boxer da R18 nรฃo apresenta grandes novidades em relaรงรฃo aos tradicionais motores boxer da marca. Sรฃo dois cilindros contrapostos, com 1.802 cmยณ de capacidade cรบbica (diรขmetro 107 mm e curso 100 mm), OHV (comando simples), arrefecido a ar e รณleo, que desenvolve 91 cv de potรชncia a 4750 rpm e 16 kgf.m de torque a 3000 rpm. O peso do motor รฉ de 110,8 kg junto com a caixa de cรขmbio de seis velocidades, a embreagem e o sistema de admissรฃo.