Publicidade

A dupla Marcos Ferrari e Priscila Ralisch são os primeiros brasileiros a, oficialmente, iniciar uma campanha pela vaga em uma classe mista de multicascos, que está em processo de avaliação para estrear nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Como o novo barco ainda não foi anunciado, a dupla se manterá na disputa por uma vaga para os Jogos Pan-Americanos de Toronto/2015 na classe Hobie Cat 16, hoje a mais importante classe multicasco no Brasil.

Marcos Ferrari e Priscila Ralisch, velejadores do Yacht Club de Santo Amaro projetam conquistar a vaga para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2015 na classe Hobie Cat 16

Marcos Ferrari e Priscila Ralisch, velejadores do Yacht Club de Santo Amaro projetam conquistar a vaga para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2015 na classe Hobie Cat 16

Com patrocínio da BMW Motorrad, divisão de motocicletas da marca, os velejadores disputarão os principais eventos nacionais e internacionais da categoria. O primeiro evento da temporada 2012 já definido é a 1a etapa do Campeonato Paulista. Estão programados outros eventos, como o Campeonato Brasileiro, Sul Americano, Norte Americano e o principal campeonato de Vela da Europa, a Semana de Kiel, na Alemanha.

“Para a BMW Motorrad Brasil é muito gratificante poder patrocinar um esporte que apresenta tanta sinergia com o universo da nossa marca e das duas rodas. A Vela, além de ser um dos pilares esportivos da BMW em nível mundial (assim como o Golf e o Automobilismo), é um esporte exclusivo que exalta o espírito de equipe, assim como o motociclista que geralmente anda em grupos. O contato com a natureza e o sentimento de liberdade que proporciona são outros dois pontos em comum com o nosso universo, portanto estamos bastante entusiasmados com a ideia de promover essa parceria com o esporte também no país.”, afirma Rolf Epp, Diretor da BMW Motorrad Brasil.

Publicidade

O apoio da BMW na modalidade, segundo Marcos Ferrari, é importante para o crescimento da vela. Na edição dos Jogos Pan-Americanos de 2011, em Guadalajara, no México, o Brasil conquistou sete medalhas, sendo cinco de ouro, uma de prata e uma de bronze. “Os velejadores brasileiros são talentosos e brigam de igual para igual com os estrangeiros. O patrocínio nos motiva muito para encarar este longo ciclo”, relata.

A velejadora Priscila Ralisch também destaca o incentivo da divisão de motos da BMW: “Nós temos a capacidade, o conhecimento e garra para representar a vela brasileira. Só nos faltava a oportunidade, que se tornou real com o apoio da BMW Motorrad”, comenta a atleta de 27 anos.

Marcos Ferrari explica ainda que, além das principais regatas do calendário oficial da Classe Hobie Cat 16 deste ano, a dupla irá participar de outras provas, inclusive as de longo percurso, a bordo de  catamarãs, disputadas no Brasil. “São provas desafiadoras e que nos dão ritmo de regata em condições rigorosas, que normalmente não encontramos nos eventos tradicionais. Tudo isso ajuda na evolução técnica”.

Os velejadores contarão com uma equipe multidisciplinar durante a campanha Pan-Americana, que inclui: diretor, técnico, coordenador de logística, nutricionista, preparador físico, supervisor e a assessoria de comunicação. O grupo de profissionais prestará todo o suporte necessário para que os velejadores tenham a possibilidade de se destacar nos eventos incluídos na programação, no Brasil e no exterior.

Publicidade

O Multicasco e os Jogos Olímpicos de 2016
Em maio de 2011, a ISAF (Federação Internacional de Vela) anunciou as classes olímpicas que podem ser disputadas na vela nos Jogos de 2016, no Rio de Janeiro. Nesse grupo, seis já estão definidas: a classe Laser Standart no masculino e Laser Radial no feminino, o Finn, o 49er e o 470 para homens e mulheres.

As outras classes ou eventos ainda estão em avaliação. Na prancha, masculina ou feminina, disputam a indicação a atual RS:X e o kiteboard. Em outros dois eventos, skiff feminino e multicasco misto, as classes ainda não foram anunciadas.

Marcos Ferrari e Priscila Ralisch
Marcos Ferrari e Priscila Ralisch formam uma dupla entrosada, que mistura experiência e dedicação. Atletas na essência da palavra, os velejadores do Yacht Club de Santo Amaro projetam conquistar a vaga para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2015 na classe Hobie Cat 16.

Marcos fez parte da Equipe Olímpica Brasileira na classe 49er em dois ciclos. Fora da água, o atleta também é um divulgador da vela em emissoras de TV como ESPN Brasil. Priscila é formada em educação física e tem também o desejo de disputar uma Olimpíada.

Publicidade