Publicidade

O acordo que a BMW tem com a Dafra para montar as motocicletas da marca germânica em sua unidade fabril de Manaus (AM) está chegando ao fim. A BMW desfez a parceria e deve iniciar a montagem de suas motos numa unidade própria também em Manaus.

A empresa não confirma quando inicia a produção nesta nova unidade (nem se ela existirá), mas fontes próximas à BMW dão conta de que a expectativa é que esta nova fábrica comece a funcionar já no segundo semestre deste ano com o lançamento da G 310 R nacional, além claro, de todas as outras motos da marca que eram feitas na Dafra.

BMW G 310 R, moto que deve ser montada a partir do segundo semestre deste ano em fábrica própria da BMW em Manaus (AM)

BMW G 310 R, moto que deve ser montada a partir do segundo semestre deste ano em fábrica própria da BMW em Manaus (AM)

Esse acordo com a Dafra teve início em 2009 e inclui a montagem de quase todos os modelos vendidos no Brasil, G 650 GS, F800R, F800 GS, R 1200 GS, S1000 R, S1000 RR e S1000 XR. Desde o ano passado, com a apresentação da nova naked da marca – G 310 R – , apresentada aqui no Salão Duas Rodas em São Paulo, os executivos da BMW davam indicações de que tinham intenção de assumir completamente a operação industrial de suas motos no Brasil.

Publicidade

Através de sua assessoria de imprensa, a BMW enviou a seguinte nota para a redação de Motonline: “A BMW Motorrad tem planos ambiciosos para os próximos anos, sustentados em sua estratégia global de motocicletas. Como parte desta estratégia, o mercado brasileiro possui um importante papel para a marca. Por procedimento, a BMW Motorrad não comenta sobre seus parceiros de negócio, a exemplo da Dafra Motos.”

A Dafra fez o mesmo através de nota divulgada por sua assessoria de imprensa: “Durante o último Salão Internacional de Milão (EICMA), no contexto dos ambiciosos planos de expansão para mercados emergentes, a BMW Motorrad já havia informado sobre a intenção de ter uma fábrica própria no Brasil. A Dafra acompanha e avalia este movimento constantemente e estará à disposição da BMW para apoiá-la quando esta intenção estiver prestes a se realizar. Neste momento continuamos totalmente concentrados no projeto de produção de modelos BMW em nossa planta do Polo Industrial de Manaus (AM).”Separador_textos

 

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.