A BMW R 1300 R é o mais recente lançamento da BMW Motorrad no segmento das roadsters esportivas, e seu lançamento marca uma evolução em relação à geração anterior, a R 1250 R. O modelo foi redesenhado, segundo a marca para oferecer mais performance e ergonomia. Destaque maior para o novo motor boxer 1300cc e para a evolução tecnológica voltada tanto ao uso urbano quanto para as estradas. O preço ainda não foi revelado. Vamos ver se essa roadster vem para o nosso mercado, já que o modelo anterior nem chegou a ser lançado aqui.
BMW R 1300 R – Lançamento mundial
A BMW R 1300 R impressiona pelo visual agressivo. O redesenho do chassi, da suspensão e a introdução de recursos como o Dynamic Suspension Adjustment (DSA) mostram que a fabricante alemã buscou uma experiência de pilotagem mais precisa e conectada. A versatilidade se reflete também nas múltiplas opções de configuração e personalização disponíveis para o modelo.
Na parte mecânica, a nova roadster da BMW também recebeu o boxer mais potente já produzido em série pela marca. Com 145 cv, a BMW R 1300 R eleva o padrão de desempenho sem comprometer a estabilidade ou o controle, graças à nova integração entre chassi, suspensão e assistentes eletrônicos.
Design e Ergonomia
Um dos focos do projeto da nova BMW R 1300 R foi tornar a posição de pilotagem mais esportiva. Isso foi alcançado com um guidão mais plano, pedaleiras recuadas e banco redesenhado. O triângulo ergonômico favorece uma postura ativa, que aproxima o piloto da roda dianteira, permitindo melhor leitura do terreno e mais controle em curvas rápidas.
Apesar da proposta esportiva, o modelo continua oferecendo conforto para viagens, inclusive com garupa. O guidão Comfort e os tipos de assento disponíveis ajudam a adaptar a ergonomia ao perfil de cada usuário. Um diferencial é a altura de assento reduzida, inferior a 790 mm, que favorece motociclistas de menor estatura e reforça o apelo da BMW R 1300 R entre iniciantes e mulheres.
Novo Motor boxer de 1.300 cm³
O novo motor boxer de 1.300 cm³ é o destaque da BMW R 1300 R. O motor é o mesmo que já equipa a R 1300 GS e a nova R 1300 GS Adventure. Com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm, o propulsor apresenta ganho significativo em relação ao modelo anterior. Esse desempenho é fruto de alterações como o aumento no diâmetro dos cilindros e o novo virabrequim, que oferece curso mais curto, resultando em uma resposta mais direta e vibrante.
O uso da tecnologia ShiftCam — que varia o tempo e o curso das válvulas — ajuda a combinar força em baixas rotações com eficiência em altas. A rotação máxima do motor chega a 9.000 rpm, reforçando seu caráter esportivo, sem comprometer a suavidade em situações cotidianas.
Tecnologia
A BMW R 1300 R vem equipada de fábrica com modos de pilotagem “Rain”, “Road” e “Eco”, com possibilidade de adicionar os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro” via pacote opcional. O sistema MSR (controle de torque de arrasto do motor) melhora a estabilidade em reduções bruscas de marcha, evitando o travamento da roda traseira.
Outro destaque é o sistema de embreagem automatizada ASA, que facilita a pilotagem ao eliminar a necessidade de acionar a embreagem em trocas de marcha, mantendo a dinâmica da condução. Complementam o pacote o BMW Integral ABS Pro, freios de alto desempenho e o opcional Headlight Pro, que ajusta o farol LED em curvas para melhor visibilidade.
Versões
A BMW oferece diferentes pacotes de acabamento e cores para a nova BMW R 1300 R, como a versão básica Snapper Rocks metálica, a Exclusive em azul metálico, a esportiva Performance em branco sólido e a sofisticada Option 719 na cor Blackstorm metálica.
Existe também a opção de personalização com a malas laterais com abertura elétrica, bolsas de tanque com fixação magnética e uma série de acessórios funcionais que ampliam o uso turístico da moto. Entre os opcionais, estão o Riding Assistant com controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão frontal.
Ficha Técnica – BMW R 1300 R
Motor | Boxer, 2 cilindros, refrigeração líquida/ar |
Cilindrada | 1.300 cc |
Diâmetro x Curso | 106,5 x 73 mm |
Potência Máxima | 145 cv a 7.750 rpm |
Torque Máximo | 15,1 kgfm a 6.500 rpm |
Transmissão | Manual, 6 marchas com embreagem assistida |
Suspensão Dianteira | Garfo telescópico invertido, 47 mm |
Suspensão Traseira | Evo Paralever II, ajustável eletronicamente (DSA) |
Freios | Discos duplos dianteiros com pinças radiais de 4 pistões; disco traseiro com pinça flutuante |
ABS | BMW Motorrad Integral ABS Pro |
Rodas | Alumínio fundido, 17 polegadas |
Altura do Assento | A partir de 790 mm |
Peso em Ordem de Marcha | Aproximadamente 219 kg |
Capacidade do Tanque | 17 litros |
Iluminação | Full LED com opção Headlight Pro |
Modos de Pilotagem | Rain, Road, Eco (Dynamic e Dynamic Pro como opcionais) |
Equipamentos Opcionais | Riding Assistant, malas laterais, banco aquecido, bolha esportiva, suporte de navegação eletrônico, entre outros |