A nova BMW R 1300 R foi oficialmente lançada com novo design, mais potência no motor boxer e avanços eletrônicos que aumentam a esportividade da roadster alemã.

A BMW R 1300 R é o mais recente lançamento da BMW Motorrad no segmento das roadsters esportivas, e seu lançamento marca uma evolução em relação à geração anterior, a R 1250 R. O modelo foi redesenhado, segundo a marca para oferecer mais performance e ergonomia. Destaque maior para o novo motor boxer 1300cc e para a evolução tecnológica voltada tanto ao uso urbano quanto para as estradas. O preço ainda não foi revelado. Vamos ver se essa roadster vem para o nosso mercado, já que o modelo anterior nem chegou a ser lançado aqui.

BMW R 1300 R é o mais recente lançamento da BMW Motorrad - Divulgação
BMW R 1300 R é o mais recente lançamento da BMW Motorrad – Divulgação

BMW R 1300 R – Lançamento mundial

A BMW R 1300 R impressiona pelo visual agressivo. O redesenho do chassi, da suspensão e a introdução de recursos como o Dynamic Suspension Adjustment (DSA) mostram que a fabricante alemã buscou uma experiência de pilotagem mais precisa e conectada. A versatilidade se reflete também nas múltiplas opções de configuração e personalização disponíveis para o modelo.

Na parte mecânica, a nova roadster da BMW também recebeu o boxer mais potente já produzido em série pela marca. Com 145 cv, a BMW R 1300 R eleva o padrão de desempenho sem comprometer a estabilidade ou o controle, graças à nova integração entre chassi, suspensão e assistentes eletrônicos.

BMW R 1300 R é o mais recente lançamento da BMW Motorrad - Divulgação
BMW R 1300 R é o mais recente lançamento da BMW Motorrad – Divulgação

Design e Ergonomia

Um dos focos do projeto da nova BMW R 1300 R foi tornar a posição de pilotagem mais esportiva. Isso foi alcançado com um guidão mais plano, pedaleiras recuadas e banco redesenhado. O triângulo ergonômico favorece uma postura ativa, que aproxima o piloto da roda dianteira, permitindo melhor leitura do terreno e mais controle em curvas rápidas.

Apesar da proposta esportiva, o modelo continua oferecendo conforto para viagens, inclusive com garupa. O guidão Comfort e os tipos de assento disponíveis ajudam a adaptar a ergonomia ao perfil de cada usuário. Um diferencial é a altura de assento reduzida, inferior a 790 mm, que favorece motociclistas de menor estatura e reforça o apelo da BMW R 1300 R entre iniciantes e mulheres.

Novo Motor boxer de 1.300 cm³ - Divulgação
Novo Motor boxer de 1.300 cm³ – Divulgação

Novo Motor boxer de 1.300 cm³

O novo motor boxer de 1.300 cm³ é o destaque da BMW R 1300 R. O motor é o mesmo que já equipa a R 1300 GS e a nova R 1300 GS Adventure. Com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm, o propulsor apresenta ganho significativo em relação ao modelo anterior. Esse desempenho é fruto de alterações como o aumento no diâmetro dos cilindros e o novo virabrequim, que oferece curso mais curto, resultando em uma resposta mais direta e vibrante.

O uso da tecnologia ShiftCam — que varia o tempo e o curso das válvulas — ajuda a combinar força em baixas rotações com eficiência em altas. A rotação máxima do motor chega a 9.000 rpm, reforçando seu caráter esportivo, sem comprometer a suavidade em situações cotidianas.

Detalhe do painel e comandos da embreagem - Divulgação
Detalhe do painel e comandos da embreagem – Divulgação

Tecnologia

A BMW R 1300 R vem equipada de fábrica com modos de pilotagem “Rain”, “Road” e “Eco”, com possibilidade de adicionar os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro” via pacote opcional. O sistema MSR (controle de torque de arrasto do motor) melhora a estabilidade em reduções bruscas de marcha, evitando o travamento da roda traseira.

Outro destaque é o sistema de embreagem automatizada ASA, que facilita a pilotagem ao eliminar a necessidade de acionar a embreagem em trocas de marcha, mantendo a dinâmica da condução. Complementam o pacote o BMW Integral ABS Pro, freios de alto desempenho e o opcional Headlight Pro, que ajusta o farol LED em curvas para melhor visibilidade.

Versões

A BMW oferece diferentes pacotes de acabamento e cores para a nova BMW R 1300 R, como a versão básica Snapper Rocks metálica, a Exclusive em azul metálico, a esportiva Performance em branco sólido e a sofisticada Option 719 na cor Blackstorm metálica.

Existe também a opção de personalização com a malas laterais com abertura elétrica, bolsas de tanque com fixação magnética e uma série de acessórios funcionais que ampliam o uso turístico da moto. Entre os opcionais, estão o Riding Assistant com controle de cruzeiro adaptativo e alerta de colisão frontal.

Ficha Técnica – BMW R 1300 R

Motor Boxer, 2 cilindros, refrigeração líquida/ar
Cilindrada 1.300 cc
Diâmetro x Curso 106,5 x 73 mm
Potência Máxima 145 cv a 7.750 rpm
Torque Máximo 15,1 kgfm a 6.500 rpm
Transmissão Manual, 6 marchas com embreagem assistida
Suspensão Dianteira Garfo telescópico invertido, 47 mm
Suspensão Traseira Evo Paralever II, ajustável eletronicamente (DSA)
Freios Discos duplos dianteiros com pinças radiais de 4 pistões; disco traseiro com pinça flutuante
ABS BMW Motorrad Integral ABS Pro
Rodas Alumínio fundido, 17 polegadas
Altura do Assento A partir de 790 mm
Peso em Ordem de Marcha Aproximadamente 219 kg
Capacidade do Tanque 17 litros
Iluminação Full LED com opção Headlight Pro
Modos de Pilotagem Rain, Road, Eco (Dynamic e Dynamic Pro como opcionais)
Equipamentos Opcionais Riding Assistant, malas laterais, banco aquecido, bolha esportiva, suporte de navegação eletrônico, entre outros
Postado por
Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio