A BMW R18 marcou o retorno da fabricante ao segmento das cruiser e agora pode ganhar uma irmã menor, com motor da naked R nine T

A BMW R 18 marcou o retorno da fabricante alemã ao segmento das motos cruiser. O modelo foi lannçado no primeiro semestre de 2020, ganhou novas versões e agora a novidade é uma possível opção de menor tamanho da motocicleta, uma ‘irmã menor’. Quem sabe, venha aí uma R12.

r 18 bmw 4
BMW R18, ainda não disponível no Brasil, marca o retorno da BMW ao segmento ‘custom’

BMW R18 e variações

Desde que chegou ao mercado a BMW R 18 recebeu variações, como a Classic. Além disso, em breve deve chegar a Transcontinental, sem contar as opções customizadas pela própria fabricante, como a Blechmann, Dragster e Spirit of Passion.

r 18 bmw 3
BMW R18 chegou ao mercado há menos de um ano e já tem variações, como a Classic (foto)

Entretanto, segundo rumores de publicações especializadas no mercado estrangeiro, a BMW pretende aumentar ainda mais o line-up de modelos no estilo da cruiser. Com isso, a linha R 18 pode dar origem a uma nova moto do segmento, mas com menor cilindrada.

A possível R12

O novo modelo poderá se chamar R 12, designação foi usada pela fábrica alemã em uma motocicleta dos anos de 1930 e 1940. Ou seja, a BMW iria fazer um revival ao modelo clássico, mas com um conjunto e totalmente renovado.

BMW R 12
Novo modelo pode reviver o nome R12 da clássica dos anos de 30 e 40

A moto especulada viria equipada com o motor usado na atual R nine T. Trata-se de um propulsor de dois cilindros contrapostos, arrefecido a ar e de 1.170 cm³, capaz de produzir 107 cv a 7.250 rpm e 11,8 kgf.m de torque aos 6.000 giros.

2020 BMW R nineT
A bela R Nine T pode emprestar seu motor, que aqui gera mais de 100 cv, ao novo projeto

É claro que o propulsor será ajustado para atender à nova proposta, menos esportiva e com entrega de potência e torque sob menor rotação. Vale lembrar que nem mesmo a R18 atinge estes números de cavalaria, uma vez que seu motor de 1.802 cm³ desenvolve ‘apenas’ 91 cv a 4.750 rpm, além de 16,1 kgf.m de torque a 3.000 rpm.

Além disso, claro, a possível BMW R12 seria mais leve e compacta. A motocicleta também manteria a linha de design da irmã maior, criando assim uma gama de clássicas da alemã. Mais acessível que a 18, a nova moto poderia ser destinada a ampliar o espaço ocupado pela BMW no mercado das cruiser. Certamente, será muito bem-vinda.

Vinheta Instagram 10

Postado por
@guilhermeaugusto.moto | Apaixonado por motos, criador de conteúdo, estabanado, profissional de comunicação.
Siga em:
Compartilhe
Deixe seu comentário
Img de rastreio