A BMW R 18 marcou o retorno da fabricante alemã ao segmento das motos cruiser. O modelo foi lannçado no primeiro semestre de 2020, ganhou novas versões e agora a novidade é uma possível opção de menor tamanho da motocicleta, uma ‘irmã menor’. Quem sabe, venha aí uma R12.
- Saiba tudo sobre a BMW R 18
- BMW R 18: uma cruiser para rivalizar com Harley e Indian
- BMW mostra o “big boxer” de 1800 cc
BMW R18 e variações
Desde que chegou ao mercado a BMW R 18 recebeu variações, como a Classic. Além disso, em breve deve chegar a Transcontinental, sem contar as opções customizadas pela própria fabricante, como a Blechmann, Dragster e Spirit of Passion.
Entretanto, segundo rumores de publicações especializadas no mercado estrangeiro, a BMW pretende aumentar ainda mais o line-up de modelos no estilo da cruiser. Com isso, a linha R 18 pode dar origem a uma nova moto do segmento, mas com menor cilindrada.
A possível R12
O novo modelo poderá se chamar R 12, designação foi usada pela fábrica alemã em uma motocicleta dos anos de 1930 e 1940. Ou seja, a BMW iria fazer um revival ao modelo clássico, mas com um conjunto e totalmente renovado.
A moto especulada viria equipada com o motor usado na atual R nine T. Trata-se de um propulsor de dois cilindros contrapostos, arrefecido a ar e de 1.170 cm³, capaz de produzir 107 cv a 7.250 rpm e 11,8 kgf.m de torque aos 6.000 giros.
É claro que o propulsor será ajustado para atender à nova proposta, menos esportiva e com entrega de potência e torque sob menor rotação. Vale lembrar que nem mesmo a R18 atinge estes números de cavalaria, uma vez que seu motor de 1.802 cm³ desenvolve ‘apenas’ 91 cv a 4.750 rpm, além de 16,1 kgf.m de torque a 3.000 rpm.
Além disso, claro, a possível BMW R12 seria mais leve e compacta. A motocicleta também manteria a linha de design da irmã maior, criando assim uma gama de clássicas da alemã. Mais acessível que a 18, a nova moto poderia ser destinada a ampliar o espaço ocupado pela BMW no mercado das cruiser. Certamente, será muito bem-vinda.