Publicidade

A BMW apresentou a versão 2012 da S 1000 RR, lançada em 2009. A renovação buscou deixar a moto mais precisa e agressiva, incorporando algumas soluções aprendidas nas pistas nacionais da categoria Super Stock.

Nova BMW S1000 RR apresentada na fazenda Capuava

Nova BMW S1000 RR apresentada na fazenda Capuava, nos arredores de Campinas

Para essa apresentação a BMW colocou à disposição de pilotos previamente cadastrados várias motos para experimentarem na pista da fazenda Capuava, nos dias 10 e 11 e 12 últimos. Os pilotos fizeram a sua inscrição por intermédio de uma página do Motonline e de acordo com os critérios da empresa foram convidados a participar do test ride na pista.

Claudio Peruchi, engenheiro da BMW, apresentou a moto aos convidados

Claudio Peruche, engenheiro da BMW, apresentou a moto aos convidados

Publicidade

Para isso o engenheiro Cláudio Peruche fez a apresentação das características da motocicleta e sob a supervisão de pilotos profissionais, os convidados puderam experimentar a moto que em 2009 passou a ser referência no mercado. Em 2012 a empresa espera recuperar essa liderança, uma vez que várias fábricas colocaram motos similares no mercado.

Os pilotos convidados puderam experimentar a moto em condições ideais, de pista, com toda orientação de pilotos profissionais. Todos tiveram a oportunidade de entender as características da moto, suas novidades e experimentá-las na realidade e no ambiente apropriado.

A empresa conduziu 200 convidados por dia e se não fosse pela chuva nos finais de tarde teriam experimentado a superbike mais pilotos.

A moto

Publicidade

As curvas de potência do motor foram retrabalhadas para que as respostas da moto ficassem mais fortes e precisas. O sistema de ABS foi revisado para tornar a condução mais dinâmica, enquanto o controle de tração recebeu mais funções, dando ao piloto mais opções para controlar a potência que é despejada na roda traseira.

Há agora três curvas de desempenho, uma para cada modo: Rain e Sport além de uma adicional para os modos Race (corrida) e Slick para uso com pneus especiais de competição. A potência no modo Rain agora é de 163 hp.

No modo Rain a resposta ao acelerador é mais lenta e o controle de tração, mais sensivel. No modo Sport esses controles atuam para maior segurança do piloto, mesmo em situações extremas e no modo Race as características mais radicais da motocicletas estão disponíveis.

A nova S 1000 RR em curva

A nova S 1000 RR em curva

Publicidade

A suspensão dianteira recebeu nova estrutura interna, além de novos ângulos de mesa. O conjunto frontal conta ainda com um amortecedor mecânico ajustável de direção. O display de instrumentos também recebeu mais funções e agora mostra a melhor volta em andamento, além de possuir função de alerta de velocidade.

No design, a seção traseira está mais delgada. A tampa da caixa de ar central exibe novas grades de abertura laterais. Os painéis laterais assimétricos, com barbatanas à direita e saída de ar à esquerda, passaram por discretos redesenhos. Eles são acompanhados por novos defletores de ar, as chamadas pequenas asas. Eles melhoram a aerodinâmica ao dissipar a pressão do vento sobre as mãos e braços a altas velocidades.

Opcionalmente, a BMW S 1000 RR pode ser equipada com manoplas aquecidas, duas escolhas de escapamento de titânio  HP, legalizado para as ruas ou não, e registro de dados de corrida com GPS. Para os que colocarem a moto na pista, há ainda as opções de se adquirir kits de potência e calibração para corrida.

O motor de 999 cm3, desenvolve 193 cv de potência a 13.000 rpm. O pico de torque é de 112 Nm alcançados aos 9.500 giros. O propulsor, refrigerado à água, tem 4 válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas. A transmissão é de seis velocidades.

A suspensão tem garfo invertido na dianteira e braço oscilante com duplo apoio na traseira. O freio dianteiro possui dois discos com 4 pinças cada. Atrás, disco simples com pinça flutuante. Os pneus têm medidas 120/70 à frente e 190/55 atrás. O peso a seco do conjunto é de 178 kg.

ficha técnica BMW S 1000 RR 2012

ficha técnica BMW S 1000 RR 2012

Obs.: Para facilitar a discussão sobre esse assunto, criamos um tópico no fórum para os motonliners. Clique aqui para acessar o tópico.