A BMW apresentou a versão 2012 da S 1000 RR, lançada em 2009. A renovação buscou deixar a moto mais precisa e agressiva, incorporando algumas soluções aprendidas nas pistas nacionais da categoria Super Stock.
Para essa apresentação a BMW colocou à disposição de pilotos previamente cadastrados várias motos para experimentarem na pista da fazenda Capuava, nos dias 10 e 11 e 12 últimos. Os pilotos fizeram a sua inscrição por intermédio de uma página do Motonline e de acordo com os critérios da empresa foram convidados a participar do test ride na pista.
Para isso o engenheiro Cláudio Peruche fez a apresentação das características da motocicleta e sob a supervisão de pilotos profissionais, os convidados puderam experimentar a moto que em 2009 passou a ser referência no mercado. Em 2012 a empresa espera recuperar essa liderança, uma vez que várias fábricas colocaram motos similares no mercado.
Os pilotos convidados puderam experimentar a moto em condições ideais, de pista, com toda orientação de pilotos profissionais. Todos tiveram a oportunidade de entender as características da moto, suas novidades e experimentá-las na realidade e no ambiente apropriado.
A empresa conduziu 200 convidados por dia e se não fosse pela chuva nos finais de tarde teriam experimentado a superbike mais pilotos.
A moto
As curvas de potência do motor foram retrabalhadas para que as respostas da moto ficassem mais fortes e precisas. O sistema de ABS foi revisado para tornar a condução mais dinâmica, enquanto o controle de tração recebeu mais funções, dando ao piloto mais opções para controlar a potência que é despejada na roda traseira.
Há agora três curvas de desempenho, uma para cada modo: Rain e Sport além de uma adicional para os modos Race (corrida) e Slick para uso com pneus especiais de competição. A potência no modo Rain agora é de 163 hp.
No modo Rain a resposta ao acelerador é mais lenta e o controle de tração, mais sensivel. No modo Sport esses controles atuam para maior segurança do piloto, mesmo em situações extremas e no modo Race as características mais radicais da motocicletas estão disponíveis.
A suspensão dianteira recebeu nova estrutura interna, além de novos ângulos de mesa. O conjunto frontal conta ainda com um amortecedor mecânico ajustável de direção. O display de instrumentos também recebeu mais funções e agora mostra a melhor volta em andamento, além de possuir função de alerta de velocidade.
No design, a seção traseira está mais delgada. A tampa da caixa de ar central exibe novas grades de abertura laterais. Os painéis laterais assimétricos, com barbatanas à direita e saída de ar à esquerda, passaram por discretos redesenhos. Eles são acompanhados por novos defletores de ar, as chamadas pequenas asas. Eles melhoram a aerodinâmica ao dissipar a pressão do vento sobre as mãos e braços a altas velocidades.
Opcionalmente, a BMW S 1000 RR pode ser equipada com manoplas aquecidas, duas escolhas de escapamento de titânio HP, legalizado para as ruas ou não, e registro de dados de corrida com GPS. Para os que colocarem a moto na pista, há ainda as opções de se adquirir kits de potência e calibração para corrida.
O motor de 999 cm3, desenvolve 193 cv de potência a 13.000 rpm. O pico de torque é de 112 Nm alcançados aos 9.500 giros. O propulsor, refrigerado à água, tem 4 válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas. A transmissão é de seis velocidades.
A suspensão tem garfo invertido na dianteira e braço oscilante com duplo apoio na traseira. O freio dianteiro possui dois discos com 4 pinças cada. Atrás, disco simples com pinça flutuante. Os pneus têm medidas 120/70 à frente e 190/55 atrás. O peso a seco do conjunto é de 178 kg.
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