Na onda do aproveitamento de chassi e motores para fazer vários produtos diferentes, chega agora a BMW S 1000 XR, mais um filhote da família da superesportiva S 1000RR, de 2009. Na sequência da RR HP4 e da naked S 1000 R, a BMW apresentou no EICMA 2014 (Salão de Milão) a quarta integrante da linha de motocicletas de alta potência com os motores de 4 cilindros em linha e 1000 cc de capacidade cúbica.
Com a mesma base tecnológica da série, a BMW mostra essa sport-touring que tem clara vocação para longas viagens sem abrir mão do desempenho desportivo, mas sempre com grande nível de conforto. Segundo a fábrica, o motor deriva da naked S 1000 R e oferece potência de 160 cv a 11.000 rpm e gera torque de 11,4 kgfm a 9.250 rpm, um brinquedo mais do que suficiente para fortes emoções nas estradas.
Claro, toda a eletrônica que tornou essa família referência está lá, com dois modos de pilotagem (Padrão e Pro) que incluem o Controle Dinâmico de Tração (DTC) e o ABS Pro, onde o piloto escolhe o modo desejado de acordo com o as características da estrada. Há também as variações “Rain” e “Road” dentro do modo padrão. O chassi da BMW S 1000 XR é totalmente novo e emprega uma liga de alumínio onde o motor faz parte da estrutura.
A suspensão dianteira tem garfo telescópico invertido (upside-down) ajustável e balança oscilante ajustável na traseira. A geometria do chassis foi definida a fim de atender às necessidades específicas da XR. Quando equipado com o Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA), a nova S 1000 XR eleva sua capacidade de oferecer segurança, desempenho e conforto ao piloto e garupa. O ABS Pro da BMW S 1000 XR (opcional) vai além do normal e já conhecido e permite frenagens nas curvas com total segurança, mantendo o equilíbrio da moto mesmo em situação de pânico e evita o endireitamento indesejável da moto.
Essa nova sport-touring combina elementos das bigtrail com as esportivas, oferecendo ergonomia e proteção contra o vento para garantir o conforto. Seu desenho frontal não perde a característica de agressividade de suas irmãs, mas é clara a maior altura total e as linhas recortadas que deixam à mostra o vigoroso motor e as linhas do chassi. O banco em dois níveis garante ao garupa o passeio ideal com todo o visual da paisagem e o escapamento baixo e cromado contrasta com o preto do chassi e o dourado do grafo da suspensão dianteiro, dando uma harmonia colorida bem interessante à moto. Completam a moto o painel de instrumentos multifuncional com grande riqueza de recursos e a BMW garante uma extensa gama de equipamentos e acessórios feitos sob medida para a moto.