Na onda do aproveitamento de chassi e motores para fazer vários produtos diferentes, chega agora a BMW S 1000 XR, mais um filhote da família da superesportiva S 1000RR, de 2009. Na sequência da RR HP4 e da naked S 1000 R, a BMW apresentou no EICMA 2014 (Salão de Milão) a quarta integrante da linha de motocicletas de alta potência com os motores de 4 cilindros em linha e 1000 cc de capacidade cúbica.

Classe de motos que cresce em todo o mundo, a BMW S 1000 XR entra na classe sport-touring: conforto, desempenho e esportividade

Classe de motos que cresce em todo o mundo, a BMW S 1000 XR entra na classe sport-touring: conforto, desempenho e esportividade

Com a mesma base tecnológica da série, a BMW mostra essa sport-touring que tem clara vocação para longas viagens sem abrir mão do desempenho desportivo, mas sempre com grande nível de conforto. Segundo a fábrica, o motor deriva da naked S 1000 R e oferece potência de 160 cv a 11.000 rpm e gera torque de 11,4 kgfm a 9.250 rpm, um brinquedo mais do que suficiente para fortes emoções nas estradas.

Design mistura elementos das bigtrail com as esportivas

Design mistura elementos das bigtrail com as esportivas

Claro, toda a eletrônica que tornou essa família referência está lá, com dois modos de pilotagem (Padrão e Pro) que incluem o Controle Dinâmico de Tração (DTC) e o ABS Pro, onde o piloto escolhe o modo desejado de acordo com o as características da estrada. Há também as variações “Rain” e “Road” dentro do modo padrão. O chassi da BMW S 1000 XR é totalmente novo e emprega uma liga de alumínio onde o motor faz parte da estrutura.

Chassi exclusivo com o motor fazendo parte da estrutura

Chassi exclusivo com o motor fazendo parte da estrutura

A suspensão dianteira tem garfo telescópico invertido (upside-down) ajustável e balança oscilante ajustável na traseira. A geometria do chassis foi definida a fim de atender às necessidades específicas da XR. Quando equipado com o Ajuste Eletrônico de Suspensão (ESA), a nova S 1000 XR eleva sua capacidade de oferecer segurança, desempenho e conforto ao piloto e garupa. O ABS Pro da BMW S 1000 XR (opcional) vai além do normal e já conhecido e permite frenagens nas curvas com total segurança, mantendo o equilíbrio da moto mesmo em situação de pânico e evita o endireitamento indesejável da moto.

Ser leve e rápida é uma característica onde este chassi tem decisiva participação

Ser leve e rápida é uma característica onde este chassi tem decisiva participação

Essa nova sport-touring combina elementos das bigtrail com as esportivas, oferecendo ergonomia e proteção contra o vento para garantir o conforto. Seu desenho frontal não perde a característica de agressividade de suas irmãs, mas é clara a maior altura total e as linhas recortadas que deixam à mostra o vigoroso motor e as linhas do chassi. O banco em dois níveis garante ao garupa o passeio ideal com todo o visual da paisagem e o escapamento baixo e cromado contrasta com o preto do chassi e o dourado do grafo da suspensão dianteiro, dando uma harmonia colorida bem interessante à moto. Completam a moto o painel de instrumentos multifuncional com grande riqueza de recursos e a BMW garante uma extensa gama de equipamentos e acessórios feitos sob medida para a moto.

Duas cores e ampla gama de acessórios, como é costume na marca

Duas cores e ampla gama de acessórios, como é costume na marca

Para quem curte design, a BMW S 1000 XR ainda na prancheta

Para quem curte design, a BMW S 1000 XR ainda na prancheta

Sidney Levy
Motociclista e jornalista paulistano, une na atividade profissional a paixão pelo mundo das motos e a larga experiência na indústria e na imprensa. Acredita que a moto é a cura para muitos males da sociedade moderna.