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A BMW Motorrad patenteou recentemente um novo sistema aerodinâmico adaptativo. Até ai tudo bem, mas o que mais intrigou a todos foi que esse novo sistema é totalmente “analógico”, não utilizando nenhum recurso eletrônico e que mesmo assim não deixa de ter tecnologia embarcada. Veja do que se trata.

 

Como é o novo sistema aerodinâmico adaptativo BMW

Surpreendentemente, o sistema aerodinâmico adaptativo é algo aparentemente simples. Observando as figuras da patente, ele é composto por defletores de ar que ficam tensionados por uma mola e se movem conforme a pressão do vento. Sendo assim ele ficaria totalmente aberto quanto a motocicleta estivesse parada ou em baixa velocidade.

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Poderia, por exemplo, desviar o ar quente gerado pela ventoinha do motor para longe das pernas do piloto. Ao entrar em movimento e ganhar maior velocidade, e consequentemente maior pressão do ar, esses defletores se fecham gerando menor arrasto e melhorando a aerodinâmica da motocicleta.

Esse simples mecanismo abre um grande leque de opções e oportunidades. Você pode desviar o ar quente das pernas, assim como direcionar ar frio ao piloto ou direcionar ar para algum componente que necessite de uma melhor refrigeração. Pode ser gerado para mais conforto, desempenho ou eficiência mecânica, em diferentes locais e componentes da moto.

Motos com sistema aerodinâmico adaptativo

A patente apresentada possui o desenho de uma motocicleta da família GS. Especulamos que poderia vir já na nova R1300 GS que a BMW trabalha já há algum tempo. Porem o documento demonstra que o sistema pode ser utilizado em qualquer motocicleta da marca – e cremos que as de alta performance teriam mais a ganhar.

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Na figura apresentada na patente, o sistema está distribuído em três pontos na dianteira da moto. Um mais próximo ao tanque de combustível, outro nas pernas do piloto (que talvez tenha a função de retirar ar quente) e o maior deles próximo ao cabeçote do motor.

Não sabemos ainda como e quais benefícios o sistema aerodinâmico adaptativo pode proporcionar, mas a BMW, como praticamente todas as marcas, sempre busca melhorar a performance e conforto de seus produtos.  Sendo assim, podemos esperar agraveis mudanças que poderão ser seguidas ou adotadas pela concorrência.

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Porque utilizar um sistema tão simples?

Quando falamos de tecnologias nas motos atuais, sempre pensamos em algo eletrônico. Porem todo componente eletrônico traz maior peso para o conjunto, seja por um sensor a mais, um motor, cabos etc. Um sistema mais simples pode ser mais leve e pedir menos manutenção.

A BMW é reconhecida pela sua inovação e foi a responsável por trazer muitas tecnologias às motos. A primeira motocicleta do mundo com ABS, por exemplo, é da marca. É a BMW K1 de 1988

Podemos observar a nova Tiger 1200, que retirou o para-brisa eletrônico para um de ajuste manual. Assim conseguiu reduzir o peso de mais um pequeno motor na dianteira da moto. Nessa linha o novo sistema aerodinâmico adaptativo composto somente por defletores e molas, trazem um conjunto mais leve e barato.

E ai oque você achou dessa novidade? Esperamos ver logo ela nas ruas para que possamos testar e validar seus benefícios!

 

Ricardo Kadota (Rock)
@rock_sp_motociclista -> Amante das duas rodas desde muito cedo! Mototurista que curte uma boa estrada e as amizades que ela traz. Apaixonado por aventuras e sem noção de kilometragem.