A Ricoh não está dizendo muito a respeito de como a nova borracha funciona, sua composição e especificações, mas diz abertamente que está no meio de mais pesquisas para produzir uma versão viável do polímero para aplicações tanto de sensores como de energia.

borracha2A tecnologia digital está em todo lugar e a Internet of Things, IoT, está tomando forma, ambas preocupando muita gente por não saber de onde virá a energia necessária para tudo isso.

A Ricoh japonesa tem deixado claro que uma das soluções é a borracha que gera energia, com polímeros piezoelétricos convertendo tensão, pressão, deformação, distensão, vibração e outros esforços em energia elétrica, com extrema flexibilidade e durabilidade.

Os materiais piezoelétricos existem em duas formas principais, cerâmica e polímeros, ambos baseados no principio de uso de força mecânica para gerar eletricidade e ambos usados em eletrônica para gerar energia em aplicações especializadas, como sensores de vibração e pressão.

É verdade que ambos têm um lado fraco, com a cerâmica convertendo a vibração em energia com alta eficiência, mas que é pesada, frágil e geralmente inclui chumbo tóxico, enquanto os polímeros são mais leves e flexíveis, mas não muito eficientes.

borrachaA Ricoh garante que a nova borracha geradora de energia combina essa alta geração com flexibilidade. Ela não só é mais frágil que a cerâmica, mas também mais flexível e durável do que outros polímeros, suportando bem milhões de usos em testes. Além disso, é sensível a cargas leves e, curiosamente, sob cargas pesadas gera altas energias.

A Ricoh não está dizendo muito a respeito de como a nova borracha funciona, sua composição e especificações, mas diz abertamente que está no meio de mais pesquisas para produzir uma versão viável do polímero para aplicações tanto de sensores como de energia.

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José Luiz Vieira, Diretor, engenheiro automotivo e jornalista. Foi editor do caderno de veículos do jornal O Estado de S. Paulo; dirigiu durante oito anos a revista Motor3, atuou como consultor de empresas como a Translor e Scania. É editor do site: www.techtalk.com.br e www.classiccars.com.br; diretor de redação da revista Carga & Transporte.

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