Publicidade

MATTHIEU LUSSIANA VENCE E GARANTE O BICAMPEONATO NA GP 1000

Na penúltima etapa do ano do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, Matthieu Lussiana alcançou a sua quinta vitória na temporada e garantiu antecipadamente o título da categoria GP 1000, repetindo a conquista do ano passado. O piloto francês da BMW Motorrad Petronas Racing fez a pole e a volta mais rápida no circuito gaúcho e não pode mais ser alcançado por Diego Pierluigi, segundo no campeonato e terceiro neste domingo. Marco Solorza completou o pódio da sétima e penúltima corrida do ano.

Largada da GP 1000 em Santa Cruz do Sul - foto: Rodrigo Ruiz

Largada da GP 1000 em Santa Cruz do Sul – foto: Rodrigo Ruiz

Lussiana não fez uma boa largada, caindo para a quarta colocação e ainda viu seu principal concorrente na briga pelo título pular para a terceira colocação. O francês adotou uma postura defensiva, já que precisava apenas do 12º lugar para ser campeão, mas aproveitou o ritmo melhor e chegou à liderança na quinta volta.

Publicidade

Assim que assumiu a ponta, Lussiana disparou na frente, enquanto Pierluigi, da JC Racing Team, disputava a terceira colocação com outros dois argentinos: Martin Solorza e Luciano Ribodino. A briga entre os três durou mais de sete voltas e depois de várias trocas de posições, Pierluigi recebeu a bandeirada primeiro.

GP SANTA CRUZ DO SUL – RESULTADO DA GP 1000
1º) Matthieu Lussiana (FRA/BMW), BMW Motorrad Petronas Racing, GP 1000, com 22min40s331
2º) Marco Solorza (ARG/Kawasaki), Solorza Competicion, GP 1000, a 4s655
3º) Diego Pierluigi (ARG/Kawasaki), JC Racing Team, GP 1000, a 7s268
4º) Martin Solorza (ARG/Kawasaki), Solorza Competicion, GP 1000, a 7s417
5º) Luciano Ribodino (ARG/BMW), BMW Motorrad Petronas Racing, GP 1000, a 7s754
6º) Miguel Praia (POR/Honda), Center Moto Racing Team, GP 1000, a 16s495
7º) Wesley Gutierrez (PR/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB Team, GP 1000, a 25s030
8º) Danilo Lewis (SP/Kawasaki), Tecfil Racing Team, a 25s306
9º) Sebastiano Zerbo (ITA/Kawasaki), Target Race Superbike Team, GP 1000, a 49s194
10º) Philippe Thiriet (MG/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB Team, GP 1000, a 58s068
Melhor volta: Lussiana, na 13ª, com 1min23s593, média de 152 km/h

Classificação da GP 1000:  1º) Lussiana, 176; 2º) Pierluigi, 122; 3º) Praia, 94; 4º) Gutierrez, 90; 5º) Zerbo, 73; 6º) Martin Solorza, 49; 7º) Iatauro e Thiriet, 44; 9º) Marco Solorza, 39; 10º) Ribodino, 38.

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

Publicidade

VITÓRIA DÁ A NICK IATAURO O TÍTULO DA GP 1000 EVO
Piloto paulista é o campeão da temporada de estreia das categorias de evolução

Nick Iatauro, da equipe Team Suzuki PRT, venceu a prova deste domingo da GP 1000 Evo, em Santa Cruz do Sul – RS, e se tornou campeão com uma corrida de antecipação. A categoria larga no mesmo grid da GP 1000 e reúne pilotos em processo de evolução. Foi a terceira vitória de Iatauro em sete etapas disputadas até o momento.

O campeão foi o melhor colocado no grid entre as motos da Evo e contou com o abandono do vice-líder da temporada, Victor Moura, que corre pela M2B Racing, na quarta volta. Com isso, Nick Iatauro procurou administrar o resultado para confirmar o título do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Iatauro chegou aos 140 pontos com a vitória na etapa gaúcha, fazendo uma diferença de 39 pontos á frente do segundo colocado Victor Moura, com 27 pontos em jogo por etapa. O terceiro no campeonato é Diego Pretel com 70 pontos.

Publicidade

GP SANTA CRUZ DO SUL – RESULTADO DA GP 1000 Evo
1º) Nick Iatauro (SP/Suzuki), Team Suzuki-PRT, GP 1000 Evo, a com 23min47s119
2º) Marcelo Skaf (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB Team, a 6s664
3º) Carlos Barcelos (RS/Suzuki), Carlos Barcelos, GP 1000 Evo, a 1 volta

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

DAHMER DOMINA A GP LIGHT e encosta na liderança
Título da categoria será decidido apenas na última etapa do campeonato entre o piloto gaúcho e Rafael Nunes

Marcelo Dahmer comemora a vitória em Santa Cruz do Sul - foto: Rodrigo Ruiz

Marcelo Dahmer comemora a vitória em Santa Cruz do Sul – foto: Rodrigo Ruiz

Sem ser ameaçado pelos adversários, Marcelo Dahmer venceu a etapa de Santa Cruz do Sul da GP Light e encostou na liderança do campeonato. O piloto da equipe K Racing também foi o pole position e fez a volta mais rápida da corrida deste domingo. A decisão do título será entre Dahmer e Rafael Nunes na última prova do ano, em Curitiba, no dia 29 de novembro.

O gaúcho da Kawasaki 49 quebrou a moto durante os treinos livres, mas superou o problema para largar na ponta. Ele manteve o posto na largada e passou a aplicar mais de 1 segundo por volta sobre o segundo colocado. Enquanto Dahmer administrava o resultado na ponta, o líder da temporada, Rafael Nunes, da Team Suzuki PRT, enfrentava problemas para se aproximar do pelotão da frente e conseguiu ganhar apenas uma posição em relação à largada.

Com o resultado na prova gaúcha, a diferença de Dahmer para Nunes que era de 28 passou a ser de 11 pontos. Com 27 pontos em disputa na última etapa, o vencedor será conhecido apenas em Curitiba.

GP SANTA CRUZ DO SUL – RESULTADO DA GP LIGHT
1º) Marcelo Dahmer (RS/Honda), K Racing, com 20min49s274
2º) Jean Vieira (SC/Kawasaki), MS Racing Team, a 4s773
3º) Henrique Castro (DF/Kawasaki), City Service BSB Motor Racing, a 7s042
4º) Marcelo Skaf (SP/Kawasaki), Motonil Motors-PDV Brasil/Usatec BSB Team, 1 7s213
5º) Diogo Ramos (SC/Kawasaki), SBK Moto Racing, a 20s497
Melhor Volta: Dahmer, na 2ª, com 1min27s551, média de 145,1 km/h

Classificação da GP Light: 1º) Rafael Nunes, 144 pontos; 2º) Dahmer, 133; 3º) Castro, 109; 4º) Vieira, 88; 5º) Ramos, 64.

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

JUAN SOLORZA VENCE A PENÚLTIMA ETAPA DA GP 600
Piloto argentino brigou até a última volta com o uruguaio Maximiliano Gerardo pelo lugar mais alto do pódio gaúcho

Pódio da categoria GP 600 no GP Santa Cruz do Sul, com o vencedor Solorza, acompanhado de Gerardo e Sampaio - foto: William Inacio

Pódio da categoria GP 600 no GP Santa Cruz do Sul, com o vencedor Solorza, acompanhado de Gerardo e Sampaio – foto: William Inacio

Uma briga sul-americana na etapa do Brasileiro de Motovelocidade, em Santa Cruz do Sul (RS), neste domingo (25), na categoria GP 600. O argentino Juan Solorza largou da segunda posição no grid para vencer a penúltima etapa da temporada. O piloto da Solorza Competición superou o campeão do ano passado e pole position na prova gaúcha, o uruguaio Maximiliano Gerardo. O título deste ano já havia sido decidido na corrida anterior, com a vitória de Eric Granado em Goiânia.

Solorza e Gerardo, que corre pela equipe Carlos Barcelos, foram protagonistas do principal duelo nos treinos livres e nas sessões para formação do grid. Na corrida, os dois confirmaram o bom rendimento e dispararam na frente. Mais constante na pista, o argentino conseguiu a ultrapassagem após uma largada ruim e suportou a pressão do adversário até o final.

A terceira colocação no pódio também rendeu uma boa briga. O brasileiro Pedro Sampaio, da Pastorello Estruturas Metálicas, largou em quarto e andou colado no argentino Sebastian Salom, que defende a Salom Moto Racing. A perseguição durou até a sétima volta, quando o paulista vice-campeão da temporada passada pulou à frente.

GP 600 Evo
No mesmo grid, nove motos disputaram pontos pela GP 600 Evo, que reúne pilotos em ascensão. Flávio Pavanelli, da equipe Motonil Motors PDV-Brasil/Usatec BSB Team, foi o melhor posicionado. A disputa do título ficou para a última corrida e será entre ele e Marciano Santin – Santin Racing -, segundo colocado em Santa Cruz do Sul.

GP SANTA CRUZ DO SUL – RESULTADO DA GP 600/GP 600 Evo
1º) Juan Solorza (ARG/Yamaha), Solorza Competicion, GP 600, com 18min49s115
2º) Maximiliano Gerardo (URU/Yamaha) Carlos Barcelos, GP 600, a s848
3º) Pedro Sampaio (RS/Yamaha), Pastorello Estruturas Metálicas, GP 600, a 22s706
4º) Sebastian Salom (ARG/Yamaha), Salom Moto Racing, GP 600, a 35s368
5º) Lucas Bittencourt (PR/Kawasaki), Paulinho Superbikes, GP 600, a 40s251
Melhor volta: Gerardo, na 9ª, com 1min25s928, média de 147,9 km/h

Classificação da GP 600: 1º) Granado, 161; 2º) Mitiko, 70; 3º) Laurentys, 66; 4º) Solorza, 65; 5º) Bittencourt, 64.

▬   ▬   ♦   ▬   ▬

VITÓRIA DE BRIAN DAVID NA GPR 250
Resultado leva decisão do título para A etapa final, em Curitiba

Brian David venceu a corrida deste final de semana em Santa Cruz do Sul – RS e manteve aberta a disputa pelo título da GPR 250. O piloto da equipe Team Estrella Galicia Racing 0,0 By Alex Barros segue na vice-liderança do campeonato, porém mais próximo de Ton Kawakami, que foi o segundo colocado na prova gaúcha. O irmão e companheiro de equipe de Ton, Meikon Kawakami, completou o pódio do domingo.

Brian David (Estrella Galicia 0, 0 by Alex Barros) venceu o GP Santa Cruz do Sul - foto: William Inacio

Brian David (Estrella Galicia 0, 0 by Alex Barros) venceu o GP Santa Cruz do Sul – foto: William Inacio

Correndo com a Honda 6 da Playstation/PRT, Ton Kawakami fez uma ótima largada e pulou da quarta colocação no grid para a ponta já no final da reta. Brian David, no entanto, perdeu a pole e caiu para a terceira posição, sendo deixado para trás pelos irmãos Kawakami.

O piloto da moto 35 enfrentou dificuldades para passar por Meikon, que segurava o rival enquanto o irmão disparava. Na terceira volta, porém, Brian conseguiu a ultrapassagem e partiu para buscar a ponta. A liderança da corrida veio logo após abrir a sétima volta, quando soube impor o seu melhor ritmo sobre Ton Kawakami.

Nas três últimas voltas Brian David não diminuiu o ritmo e recebeu a bandeirada com mais de 4 segundos de vantagem para Ton.”Foi muito bom meu final de semana. Eu fui crescendo e consegui chegar ao melhor ponto na corrida. É difícil passar o Ton, mas quando passei consegui abrir. Vou dar tudo de mim para ser campeão em Curitiba”, destacou o vencedor. Para Ton, o desgaste dos pneus foi seu ponto fraco na pista gaúcha. “Meus pneus começaram a escorregar, comecei a errar e não conseguia acompanhar o ritmo dele”, relatou.

GP SANTA CRUZ DO SUL – RESULTADO DA GPR 250
1º) Brian David (GO/Honda), Estrella Galicia 0, 0 by Alex Barros, com 16min54s625
2º) Ton Kawakami (SP/Honda), Playstation-PRT, a 4s196
3º) Meikon Kawakami (SP/Honda), Playstation-PRT, a 8s282
4º) Guilherme Brito (SP/Honda), Estrella Galicia 0, 0 by Alex Barros, a 14s091
5º) Diogo Moreira (SP/Honda), Estrella Galicia 0, 0 by Alex Barros, a 14s318
Melhor Volta: David, na 7ª, com 1min39s520, média de 127,7 km/h

Classificação da GPR 250: 1º) Ton Kawakami, 144; 2º) David, 139; 3º) Brito, 92; 4º) Duarte, 81; 5º) Traldi, 58.Separador_motos