Publicidade

Felipe Giaffone e H‚lio Castroneves que disputam a F¢rmula Indy, defenderÆo as cores do Brasil na IROC- International Race of Champions, s‚rie de quatro provas que fazem parte da chamada “Corrida Internacional de Campeäes” do automobilismo norte-americano.

Helinho e Felipe, respectivamente segundo e quarto colocados no campeonato 2002 da Indy, foram alguns dos doze pilotos convidados do evento que come‡a no pr¢ximo dia 14 de fevereiro, com uma prova no famoso circuito de Daytona, na Fl¢rida. A s‚rie continua em 5 de abril no oval de Talladega, seguindo depois para Chicago em 12 de julho e terminando em grande estilo no Aut¢dromo de Indian polis em 2 de agosto.

Esta ser  a primeira vez na hist¢ria em que dois brasileiros disputarÆo uma temporada da IROC, que foi criada em 1974 e se popularizou por reunir os melhores pilotos de categorias como a Nascar (a stock cars norte-americana), a Indy e o campeonato de picapes da Nascar. Emerson Fittipaldi abriu as portas da categoria ao Brasil j  tendo participado seis vezes, em 1974, 75, 76, 79, 84 e 90. Emmo s¢ venceu uma vez em 1974, no aut¢dromo de Riverside. J  Helinho estreou no ano passado, ficou em quarto lugar e recebeu o convite para correr de novo em 2003.

Todos os pilotos da IROC sÆo convidados pela empresa True Value, £nico patrocinador do evento e nÆo precisam levar um d¢lar sequer para correr. Na IROC, os carros sÆo todos iguais, stock cars com motor V8 de 500 cv. Todas as provas tˆm 160 quil“metros (100 milhas ) e sÆo preliminares da Nascar.

Publicidade

Embora dispute pelo terceiro ano a Indy guiando monopostos, a experiˆncia com um carro de turismo da IROC nÆo ser  novidade para Felipe Giaffone. Prova disso ‚ que o brasileiro desembarca nesta quarta-feira, 23, em SÆo Paulo, para disputar as Mil Milhas de Interlagos com um prot¢tipo BMW. Trata-se da £nica experiˆncia anual de Giaffone pilotando um carro de corrida em pista pista – j  que todas as 16 provas da Indy acontecem em circuitos ovais. Nas Mil Milhas do pr¢ximo dia 26, Giaffone ter  como companheiros os pilotos Fl vio de Andrade, Ruyter Pacheco e Zeca Giaffone, seu pai o £nico pentacampeÆo da hist¢ria das Mil Milhas.