Publicidade

As primeiras etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country começam a ser disputadas nesta terça-feira (9) durante o Rally RN 1500. Serão 100 pontos em jogo nessa abertura da competição.  Dos quatro dias de prova, cada um contará como uma etapa. Com a mudança no regulamento do Campeonato a pontuação será separada pelo resultado do dia e não no acumulado, como era feito antes.

“Será uma prova importante. Quem estiver em melhor fase nessas quatro primeiras etapas sairá com vantagem com certeza. Mas também teremos no campeonato etapas como o Rally dos Sertões, que também vale pontuação para quatro etapas”, explica Adillson Kilca, diretor de Rally da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

Um dos pilotos que entrarão na disputa em busca desses pontos é o atual campeão da categoria Super Production, Dário Júlio. “Com a mudança, todas as provas são importantes. Já que a pontuação será por dia de prova e não pelo resultado acumulado. Pretendemos e estamos nos preparando para andar bem nos quatro dias de prova e iniciar o campeonato com o pé direito”, afirma Dário.

Nesta abertura do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, os participantes percorrerão mais de 960 km pelo estado do Rio Grande do Norte, enfrentando uma grande diversidade de terrenos, que exigirá habilidade e resistência para seguir na briga pelo primeiro lugar. Serão 596 km de especiais (trechos cronometrados), que prometem emoção e técnica de sobra. Este ano, a novidade fica por conta de dois dias percorrendo o litoral.

Publicidade

Variedade de pisos será uma constante no RN 1500 2013

Variedade de pisos será uma constante no RN 1500 2013

Percurso

Parnamirim e Currais Novos – O primeiro trecho, no dia 10,  terá 130 km de especial, largando na Praia do Pirangi. Com grande diversidade de terreno e muita pedra, rios secos, piso escorregadio e sinuoso, também haverá grande variedade de altimetria, subindo e descendo ao longo do percurso. Será numa área de transição entre a região do Trairi e o Seridó, “o sertão de pedras”, muito semelhante ao norte da África. A chegada será em Currais Novos, famosa por receber bem a todos do rally.

Publicidade

Currais Novos e Mossoró – No dia 11, será a vez do trecho entre Currais Novos e Mossoró, no oeste do estado, com uma especial de 155 km. Mais uma vez, terrenos variados marcarão presença, desta vez em partes da Serra de Santana, que proporcionará uma queda de temperatura no seu topo. É também a região das formações rochosas da Serra Branca e da Laje Formosa. Pedra, trechos de areia, rápidos e sinuosos, e muito trial vão dificultar a vida dos participantes.

Mossoró a São Miguel do Gostoso – Uma das principais cidades do estado e considerada um centro cultural no RN, será o ponto de partida para a terceira especial, no dia 12, com 201 km, a mais longa de toda a competição. Será o caminho para o litoral, passando pela Costa Branca e Costa das Dunas. O participantes percorrerão mais de 70 km pela costa, antiga rota de navegação, acompanhando o encontro da caatinga com o mar. A chegada será em São Miguel do Gostoso, região turística e com grande infraestrutura para receber os participantes do RN 1500.

São Miguel do Gostoso a Natal – O quarto e último dia é também o mais curto. Saindo de São Miguel do Gostoso chegará em Natal, na Via Costeira após uma especial de 110 km. Neste trecho os desafios são trechos de praia, piçarra e areia, deixando o percurso ainda mais rápido e escorregadio. O término na Via Costeira apontará os melhores do 16ª Rally RB 1500.

O último dia do RN 1500 será praticamente todo de areia, nas praias do Rio Grande do Norte

O último dia do RN 1500 será praticamente todo de areia, nas praias do Rio Grande do Norte

Publicidade

Programação:

09/04/13
9h às 17h – Vistorias técnicas e administrativas
19h – Solenidade de abertura e Briefing – Hotel Village do Sol
20h – Largada Promocional

10/04/13 – 1ª Etapa
9h. – largada – Praia de Pirangi – Currais Novos
Deslocamento inicial – 90 km
Prova Especial – 130km
Deslocamento final – 39 km
20h – Briefing

11/04/13 – 2ª Etapa
8h30. – largada – Currais Novos – Mossoró
Deslocamento inicial – 25 km
Prova Especial – 155 km
Deslocamento final – 108 km
20h. – Briefing

12/04/13 – 3ª Etapa
08h30. – largada – Mossoró – São Miguel do Gostoso
Deslocamento inicial – 88 km
Prova Especial – 201km
Deslocamento final – 15 km
20h. – Briefing

13/04/13 – 4ª Etapa
8h30 – largada São Miguel do Gostoso – Natal
Deslocamento inicial – km
Prova Especial 110 km