Publicidade

O Campeonato Espanhol de Superbike assistiu ao ótimo desempenho dos pilotos brasileiros logo em sua primeira etapa, realizada neste final de semana, no circuito de Jerez. Os resultados vieram nas categorias SSP 300, onde os irmãos Meikon e Ton Kawakami se revezaram nas vitórias, e na principal Superbike, com pódio do estreante Eric Granado.

Abertura do Superbike espanhol aconteceu em Jerez, neste final de semana

Irmãos Kawakami ditaram o ritmo da SSP300

Os ‘Kawakami Brothers’ dominaram a categoria de entrada, destinada a motos de até 400 cc. Ton garantiu a pole, fez ótima corrida e obteve a vitória na prova do sábado, 10 de abril. Já na segunda batalha do final de semana foi a vez do caçula Meikon assegurar o ponto mais alto do pódio, após largar da sexta colocação.

Meikon e Ton, os Kawakami Brothers

Publicidade

Ton tem 21 anos, enquanto Meikon possui 18. A dupla representa a AD78 Team Brasil, equipe comandada por Alan Douglas. Além disso, os dois pilotos também correm pelo time no Mundial de Superbike, o WSBK, na classe SSP300. A temporada 2021 da competição inicia em Aragon, na Espanha, entre os dias 21 e 23 de maio.

Meikon saiu da sexta posição para a vitória na corrida do domingo

Superbike: Granado estreia com pódio

Também foi em Jerez que Eric Granado fez sua estreia no Campeonato Espanhol. Se na primeira prova ele teve problemas com a eletrônica da moto, sofreu uma queda e retornou à briga para receber a bandeirada na nona colocação, no segundo desafio ele garantiu um lugar no pódio.

Rápido e consistente, Granado equilibrou audácia e cautela para garantir um pódio logo em sua estreia na competição

Publicidade

O paulista, que representa a Team Honda Laglisse e conta com apoio da Honda Brasil, largou do nono posto no domingo. Estava determinado a fazer uma prova de recuperação e em quatro voltas já estava em quarto, quando ultrapassou o atual campeão Roman Ramos. Três voltas depois chegou ao terceiro lugar, deixando para trás o italiano Alessandro Zaccone. A vitória (nos dois dias, aliás) foi do colega de equipe, o espanhol Jordi Torres, que lidera a competição.

Granado largou em nono e, aqui, conquistava a quarta posição do atual campeão, o espanhol Roman Ramos

“Quero agradecer a torcida de todos. Consegui o meu primeiro pódio da temporada, conquista muito importante para mim e minha equipe. Nas últimas voltas, tentei buscar o segundo colocado, mas não deu e garanti a terceira posição”, contou Granado. A próxima etapa do Espanhol de Superbike está marcada para os dias 15 e 16 de maio, no Circuito de Navarra.

Como assistir ao Campeonato Espanhol

É possível acompanhar o Campeonato Espanhol de Superbike ao vivo de diferentes formas. As corridas da categoria principal têm transmissão no canal Band Sports, com os jornalistas Celso Miranda e Roberto Agresti comandando a narração e comentários.

Publicidade

Próxima etapa ocorre dias 15 e 16 de maio, no circuito de Navarra

Além disso, a RFME (Real Federación Motociclista Española) também exibe provas no seu canal no YouTube. Entretanto, as transmissões não acompanham toda a programação dos finais de semana e, tanto pela televisão quanto via internet, às vezes apresentam apenas os eventos do domingo. Foi o que ocorreu na etapa de abertura.

Superbike Espanhol – Classificação após 1ª etapa

Categoria Superbike
1 – Jordi Torres #81 (ESP) – 50 pontos
2 – Ivo Lopes #75 (POR) – 40 pontos
3 – Alessandro Zaccone #61 (ITA) – 29 pontos
4 – Eric Granado #51 (BRA) – 24 pontos
5 – Roman Ramos #1 (ESP) – 21 pontos

Calendário completo – Campeonato Espanhol de Superbike 2021

1ª etapa – 10 e 11 de abril – Jerez
2ª etapa – 15 e 16 de maio – Navarra
3ª etapa – 19 e 20 de junho – Aragão
4ª etapa – 17 e 18 de julho – Barcelona/Catalunha
5ª etapa – 28 a 29 de agosto – A confirmar
6ª etapa – 23 e 24 de outubro – Valência
7ª etapa – 30 e 31 de outubro – Jerez

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza