Publicidade

A Bridgestone desenvolveu um pneu com uma cƒmara de ar m£ltipla, que dispäe de trˆs cƒmaras separadas que funcionam de forma independente uma das outras.

A tecnologia inovadora surgiu ap¢s uma longa pesquisa visando o futuro dos pneus.

O interior do pneu ‚ constitu¡do por uma cƒmara principal ao centro e duas “sub-cƒmaras” em cada um dos lados. A pressÆo do ar em cada uma das cƒmaras pode ser controlada independentemente, tornando poss¡vel ajustar o equil¡brio de rigidez entre a banda de rodagem e as paredes laterais do pneu. Isto garante um contato ideal em qualquer condi‡Æo e, conseqentemente, uma condu‡Æo mais est vel e confort vel. Esta tecnologia ainda assegura que o desempenho possa ser ajustado de acordo com as necessidades de uso, tais como conforto e dirigibilidade.

Al‚m disso, uma vez que o pneu ‚ dividido em trˆs partes, mesmo que a pressÆo de ar de uma das cƒmaras caia para zero devido a um furo, por exemplo, as demais cƒmaras suportarÆo o peso do pneu, permitindo que o motorista continue o percurso at‚ encontrar um lugar seguro para reparar o dano.

Publicidade

Desenvolvimento constante – A Bridgestone investe constantemente em pesquisas de novas tecnologias. O sistema Aircept ‚ uma delas. Lan‡ado em 2003 e com uso voltado para caminhäes e “nibus, ele ‚ encaixado no aro, dentro do pneu, e se expande caso aconte‡a perda s£bita de pressÆo, permitindo que o pneu suporte o peso do ve¡culo. Outra tecnologia ‚ a uni-T, que garante maior equil¡brio na equa‡Æo “dirigibilidade, conforto e durabilidade”. Ela foi gerada pela experiˆncia nas competi‡äes de F¢rmula 1 e direcionada aos pneus passeio fabricados pela Bridgestone em todo o mundo. Mas a tecnologia mais recente j  aplicada em ve¡culos de produ‡Æo comercial ‚ a RFT (Run Flat Tire), que permite que o motorista rode at‚ 80 km a uma velocidade de 90 km/h com o pneu furado. A Bridgestone j  vendeu mais de 3 milhäes de pneus Run Flat no mundo. A RFT ‚ a £nica tecnologia que pode ser encontrada no Brasil, em alguns modelos da BMW.