Publicidade

A italiana MV Agusta segue criando máquinas dignas de destaque aos entusiastas das duas rodas. Desta vez foi a Brutale 1000 RR, uma motocicleta baseada na produção limitada Serie Oro. A super naked traz as mesmas nuances da edição especial, mas com componentes técnicos e dinâmica voltada ao público que busca o uso na estrada.

 

Brutale 1000 RR é inspirada na base da Serie Oro

Dedique alguns minutos do seu dia para apreciar a Brutale 1000 RR, uma obra de arte inspirada na Serie Oro

MV Agusta Brutale 1000 Serie Oro

Quer conhecer a plataforma que deu origem a mais esse belo projeto da MV Agusta? A obra de arte se chama Brutale 1000 Serie Oro. Assim, veja mais sobre o modelo em seu vídeo institucional, abaixo:

Publicidade

Brutale 1000 RR: design italiano

A Brutale 1000 RR possui design com linhas e formas estreitas, integradas entre as extremidades dianteira e traseira. Assim, os recursos de destaque incluem o farol em LED que usa luzes em curva para melhorar a iluminação, gerenciada a partir da uma plataforma inercial. Desse modo, o feixe muda de direção e ângulo com base na posição da moto. Como resultado, o farol principal possui uma seção interna colorida em forma de X.

Conjunto de faróis tem design em X

O painel colorido tem TFT de 5” e é a interface principal entre o piloto e as configurações personalizáveis. Nesse sentido, na Brutale 1000 RR o acesso aos menus de configuração são através de controles intuitivos do guidão elétrico. Dessa forma, todo o aparato possui conexão Bluetooth para smartphone e funções de navegação via espelhamento no painel de controle com o MV Ride App.

Desse modo, painel de TFT de 5” garante conectividade ao piloto

Desse modo, painel de TFT de 5” garante conectividade ao piloto

Publicidade

Motor e eletrônica

Assim como o Brutale 1000 Serie Oro, o motor da 1000 RR apresenta as últimas evoluções da MV Agusta nos propulsores de quatro cilindros de 998cm³. A marca realizou um redesenho significativo, buscou novos materiais e revisou parâmetros de gerenciamento eletrônico.

Com tecnologia de ponta (incluindo itens que, em tese, derivam da F1) motor gera 208 cv a 13 mil rpm

Segundo a fabricante, as válvulas radiais na câmara de combustão usam tecnologia da F1, enquanto as hastes de pistão de titânio são típicas das máquinas da MotoGP e contribuem para reduzir a massa, cargas e inércia do motor. O resultado de tudo isso foi uma naked que atinge 208 cv a 13.000 rpm e torque de 11,9 kgf.m a 11.000 rpm. Nada mau.

A 1000 RR também possui quatro modos de pilotagem: Sport, Race, Rain e Custom. Ou seja, tudo isso a partir da plataforma inercial IMU, que gerencia o controle de tração com oito configurações disponíveis e sistema anti-wheelie.

Publicidade

A Brutale 1000 RR é mais um projeto premium em cada detalhe

Além disso, a experiência oferecida pela Brutale 1000 RR se assemelha da Serie Oro devido a escolha de equipamentos semelhantes. A 1000 RR, por exemplo, também usa elementos de fibra de carbono. Em suma, o conjunto da Brutale chega com o total de 186 kg de peso seco.

Uma naked MV Agusta a 300 km/h

Uma atenção cuidadosa à aerodinâmica foi fundamental no desenvolvimento da Brutale 1000 RR. Isso porque, a naked pode atingir velocidade máxima superior a 300 km/h. Assim, as asas aerodinâmicas, posicionadas ao lado dos radiadores, são importantes no downforce adicionando carga ao front-end da moto. Em conclusão, o efeito pode ser sentido acima de 200 km/h. Para tudo isso funcionar, chassis, suspensão e freios foram aperfeiçoados.

Asas aerodinâmicas atuam para gerar downforce, ‘prendendo’ a 1000 RR ao chão quando passar dos 200 km/h

A MV Agusta utiliza no modelo estrutura com treliça de aço e placas laterais de alumínio. Além disso, as dimensões do chassi são idênticas às da Serie Oro, gerando a compacta distância entre eixos de 1.415 mm.

Além disso, o conjunto de suspensões da Öhlins conta com ajustes eletrônicos. Simultaneamente, o sistema de freios possui pinças dianteiras Brembo Stylema e gerenciamento do sistema ABS Bosch 9 Plus. E o preço de tudo isso? São 29.990 Euros, cerca de mais de 180 mil reais em conversão direta.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza