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A MV Agusta surpreendeu novamente com mais um modelo, a Brutale 1000 RR Nürburgring. Trata-se de uma hypernaked de edição limitada, que nasceu inspirada no universo de corrida, de um dos locais considerado templo do esporte a motor.

MV Agusta Brutale 1000 RR Nürburgring 1

Brutale 1000 RR Nürburgring é limitada a 150 corajosos e felizardos

Nürburgring – Inferno Verde

Nürburgring, na Alemanha, é amplamente considerado um dos circuitos mais importantes do mundo das corridas. Com isso, a lendária pista serviu de inspiração para a mais recente criação da MV Agusta. O local já hospedou desde provas da Fórmula 1 até Grandes Prêmios de motocicletas.

MV Agusta Brutale 1000 RR Nürburgring circuito

Nürburgring segue como fonte de inspiração a velocidade, MV Agusta que o diga…

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Mas apesar de todo o prestígio, a MotoGP retirou Nürburgring do calendário ainda em 1998. Já a última rodada do Campeonato Mundial de Superbike, o WSBK, foi realizada no circuito a quase uma década. Tudo isso em nome da segurança. Tanto que o local com suas diversas configurações de traçado – entre uma floresta – possui a alcunha de  “inferno verde”. Isso devido ao nível de exigência e mesmo ao número de fatalidades.

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Brutale 1000 RR Nürburgring 

Apesar da pista alemã não ser mais a casa de provas renomadas da MotoGP ou WSBK, Nürburgring brilha aos olhos saudosistas do motociclismo. Por isso, a marca italiana fez uma parceria com o circuito.

Da união surgiu a edição limitada da Brutale 1000 RR Nürburgring. O projeto é restrito a apenas 150 unidades e reacende a história do local.

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Brutale 1000 RR Nürburgring 

1000 RR Nürburgring aposta na alta potencia e redução de peso

A novidade foi baseada na mais recente Brutale 1000 RR. Assim, a variante apresenta o mesmo motor resfriado a líquido de 4 cilindros,16 válvulas e 998 cm³, igualmente já atualizado com o padrão Euro 5. Mas o propulsor da Nürburgring faz jus ao nome que leva e traz elementos novos.

A começar pela potência, que na versão base já entrega 208 cv aos 13.000 rpm. O torque também não deixa a desejar, que na 1000 RR 2021 foi aperfeiçoado, e rende 11,9 kgf.m a 11.000 rpm. Mas esse potencial vai ainda mais longe, graças a um sistema de coletor único de um silenciador, em substituição ao escapamento de titânio 4 em 2 Arrow.

Brutale 1000 RR Nürburgring escape

Escapamento de titânio 4 em 2 Arrow pode ser subsistido por coletor único e, em seguida, para o silenciador único.

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Junto de um mapa ECU dedicado, que integra o novo hardware, a edição limitada de pode ir aos 215 cavalos! As novidades vêm de conhecimentos obtidos e desenvolvidos no WSBK. Mais uma vez o modelo justifica a ligação às pistas e mostra que o decalque Nürburgring não é apenas um apelo comercial.

Conjunto Brutale 1000 RR Nürburgring 

A Brutale 1000 RR de edição limitada não é apenas mais potente. Ela é também mais leve, com precisamente 3 quilos a menos, ostentando 183 kg.

Isso porque a 1000 RR Nürburgring se vale de materiais de maior eficiência. Em destaque está o jogo de rodas de fibra de carbono, desenvolvido em parceria com a BST. O trabalho em fibra de carbono não para por aí.

Brutale 1000 RR rodas de fibra de carbono

Rodas de fibra de carbono reduzem o peso e dão visual diferente ao modelo

A MV apresenta a edição Nürburgring com a carroceria construída também em fibra. Um pequeno flyscreen, sob o farol, também é feito com o material. Segundo a marca, a peça ajuda a reduzir a elevação da roda dianteira em alta velocidade.

Brutale 1000 RR Nürburgring farol

No detalhe o flyscreen, também em fibra de carbono, sob o farol

Preço Brutale 1000 RR Nürburgring  

A Brutale 1000 RR Nürburgring chega ao mercado europeu a partir de 39.900 euros. O preço é cerca de 6 mil Euros mais elevado que a versão base, e convertido de forma direta equivale a mais de R$ 247 mil.

A MV Agusta fecha o pacote com a Brutale pintada com a base em tom prateado e com detalhes no vermelho tradicional do logotipo de Nürburgring. Esse modelo é limitado para poucos e corajosos e são raras as chances de vermos uma das 150 MV no Brasil.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]