A Buell anunciou o seu retorno ao mercado, em um plano ambicioso de lançar dez motocicletas até 2024. Contudo, desta vez a marca não vai contar com o envolvimento do fundador Erik Buell. A iniciativa do renascimento da fabricante é encabeçada pelo empresário Bill Melvin, que comprou não apenas a Buell, mas também a Erik Buell Racing (EBR).
Até o momento, três modelos que farão parte do retorno da marca já apareceram. São elas, a dupla formada pela esportiva 1190RX Hammerhead e a naked 1190SX – as duas com visual retrô. A outra moto é a bigtrail 1190 Super Touring. Todas as três serão apresentadas durante o Daytona Bike Week 2021, marcado para os dias 5 a 14 de março.
Hammerhead 1190RX
O modelo é uma versão rebatizada da EBR 1190RX, uma descendente direta do protótipo Buell Barracuda II, que foi perdido quando a Harley-Davidson fechou a interação entre as marcas em 2009. Renomeada de Hammerhead 1190RX ela apresenta um motor de 1.190 cc V-twin, capaz de atingir 185 cv, montado no incomum chassi fuel-in-frame que tem sido uma assinatura fabricante.
1190SX
Outra herança da EBR é a 1190SX. A motocicleta é efetivamente igual à RX, mas simplesmente equipada com uma carroceria menos envolvente e barras mais largas e planas. O resultado é menor peso em ordem de marcha, estimado em cerca de 187 kg.
1190 Super Touring
Inicialmente, a marca está prometendo oferecer um pacote de acessórios de turismo para a 1190SX. Desta forma, segundo a empresa, uma versão Super Touring deve estar disponível ainda este ano, isso antes de lançar um novo modelo verdadeiramente adventure em 2023. Pelas renderizações é possível ver que o chassi é novamente o design fuel-in-frame, aliado a pneus de uso misto e uma postura de pilotagem mais ereta.
Buell no Brasil
A empresa foi fundada em 1983 e iniciou uma bem-sucedida parceria com a Harley-Davidson Motor Company em 1993, sendo incorporada à tradicional empresa norte-americana em 1998. O fundador e idealizador, o engenheiro Erik Buell, foi mantido na marca como chairman e diretor técnico.
No Brasil a fabricante chegou importada pelas mãos do Grupo Izzo. Os modelos destinados ao público consumidor de alto padrão eram vendidos na Buell Concept Store, inaugurada em outubro de 2005, instalada na Rua Oscar Freire, em São Paulo.
Entretanto, toda a operação mundial se encerrou em 30 de outubro de 2009, quando a Buell Motorcycle Company fechou as portas. O próprio Erik abriu uma nova fabricante pouco depois nos EUA, a Erik Buell Racing, mas a empresa não sobreviveu e suspendeu suas atividades em 2015.