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Líder do segmento por muito tempo, o scooter Suzuki AN 125 Burgman perdeu a liderança em 2009, com a chegada do Honda Lead. No ano passado, os volumes mensais de venda do modelo foram caindo gradativamente por causa da falta de renovação e, claro, da modernidade dos concorrentes. Agora a Suzuki apresenta o Burgman i, que vem totalmente novo e com boa disposição para brigar pela liderança.

Burgman i: todo novo para brigar pela liderança do segmento
Pelas suas características de porte e tamanho das rodas, os scooters sofrem muito mais que as motocicletas com as irregularidades das ruas brasileiras. Some-se a isso algumas oscilações fruto de desequilíbrio ciclístico e tem-se a receita certa para que o motociclista menos acostumado rejeite completamente este tipo de veículo.

A Suzuki conseguiu melhorar a ciclística e o conforto, com menor ruído e vibração

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Contudo, na rápida avaliação que Motonline fez do Burgman i no páteo da fábrica, em Jundiaí (SP), foi possível perceber que o scooter melhorou muito em relação ao AN 125. Aceleração mais suave, menos vibração e ruído e ausência de oscilações em curvas dão a exata impressão de que as alterações anunciadas no chassi e no motor atingiram seus objetivos. Porém, a prudência manda aguardar um teste mais completo nas ruas e avenidas.

Além do nome, o Burgman i tem poucos itens iguais ao seu antecessor. A começar pelo chassi que recebeu nova geometria para melhorar a ciclística. A principal mudança evidentemente está no motor, que agora vem com injeção eletrônica e implicou em grandes e sensíveis mudanças no conjunto de transmissão tipo CVT.

O espaço sob o banco ficou menor, mas ganhou forraçãoSegundo a engenharia da Suzuki, ela ficou 3,80% mais curta – para dar mais torque nas arrancadas – e 9,58% mais longa, para atingir maior velocidade final com menor giro do motor. Como consequência natural desta mudança, o Burgman i está mais econômico, com menos vibração e com aceleração mais progressiva, crescendo de forma linear e constante.

O desenho do escudo frontal foi refeito e os piscas saíram da altura do guidão para ocupar espaço mais abaixo. O farol está mais acima e ganhou regulagem através de um parafuso localizado dentro do porta-luvas. O garupa agora tem dois apoios retráteis, a chave possui o shutter key para mais segurança, o local da ignição tem proteção, os retrovisores são “carenados” com ajuste interno e na cor da moto e a lanterna traseira está maior.

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O painel em uma única ganhou a luz-espia de checagem do sistema de injeção eletrônica

O que realmente ficou pior foi o espaço sob o banco, que agora vem com uma forração e não acomoda um capacete fechado de tamanho normal. Somente capacetes abertos podem ser guardados sob o banco.

O novo motor quatro tempos, 124 cc, OHC, monocilindro e refrigerado a ar, ganhou um pistão com diâmetro maior (aumento de 1,3 mm) e com curso menor (diminuição de 3,4 mm), o que oferece resposta mais rápida nas acelerações. O bocal de abastecimento do óleo do motor está localizado na lateral da motor e não é mais necessário abrir a tampa de serviço na carenagem para a reposição do óleo. A Suzuki também modificou o ponto de captação de ar para o funcionamento do motor, que agora está localizado sob o assento longe da aspiração de água e poeira geradas pelo pneu.

O conjunto óptico traseiro ficou maiorCom a injeção eletrônica, a Suzuki adotou o sistema ISC (Idle Speed Control – Controle de Marcha Lenta), que ajusta a mistura ar / combustível de acordo com a temperatura do motor, o que colabora para diminuir as emissões de gases poluentes. O Burgman i ganhou também novas rodas de liga leve (com pneu ligeiramente mais largo na traseira), painel de instrumentos em peça única com indicador de falha e diagnose do sistema de injeção de combustível e suporte (gancho) para pendurar sacolas ou bolsas na parte frontal do escudo.

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