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Caro Tite, eu sempre usei motos Yamaha, Suzuki e Kawa, mas recentemente adquiri uma Honda CB500, e encontrei uma dificuldade com o cƒmbio, pois quando uso-a de forma extrema come‡a a surgir buracos entre as marchas e ate mesmo engasgos no cƒmbio. Ou seja a marcha entra com um tranco e um barulho, isso quando ando muito tempo elevando as rota‡äes at‚ o limite para efetuar as trocas de marchas. Como nas outras moto que tive nÆo detectei esse problemas, por exemplos tive Yamaha TZR RR, FZR, Suzuki RGV e GSX e Kawa ZX, entÆo queria saber se isso ‚ uma caracteristica dessa Honda ou ‚ algum defeito pr¢prio desta minha CB.
JAIR YOSHIMURA
PONTA PORÇ – MS
Jair, acho que o problema est  mesmo no seu p‚ esquerdo!!! Veja s¢ a lista de motos que vocˆ diz que j  teve: tudo esportiva, com embreagem e cƒmbio feitos para trabalhar em regimes extremos de rota‡Æo. Agora v  at‚ a garagem e dˆ uma olhada na pobrezinha da CB 500, uma moto para uso dominical, e responda: vocˆ acha que ela merece estes maus-tratos? Falando tecnicamente, se vocˆ quiser uma resposta esportiva de uma moto urbana ter  de investir uma grana. Primeiro use ¢leo de especifica‡Æo racing, afinal vocˆ s¢ anda com o conta-giros perto da faixa vermelha. Depois troque os discos de embreagem, pois a pobrezinha est  apanhando adoidado. Melhor ainda, procure um preparador de motores experiente na regiÆo e invista em molas de embreagem tamb‚m de especifica‡Æo racing. Todas as CB 500 que pilotei nÆo apresentaram o problema mencionado. Nem mesmo nas que correm no campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Pneu maior na CB 500
Gostaria de colocar na minha Honda CB 500 (2000) um pneu traseiro 150/70-17, a roda aceita numa boa ou tem de ser mais larga? Preciso do manual, nÆo consegui nas concession rias daqui.
dson Souza
Canoas – RS
Queridos leitores. Fa‡am um favor pro Tio Tite: quando mencionarem a troca de algum componente mandem tamb‚m as medidas originais, senÆo o Tio ter  de levantar da frente do computador e descobrir qual a medida original do pneu traseiro da CB 500, uma vez que nÆo sou uma biblioteca viva de motociclismo. Parece que o dson ficou de segunda ‚poca na mat‚ria “Pneus”, publicada aqui mesmo no Motonline. L  est  explicadinho que nÆo se deve aumentar as medidas dos pneus porque al‚m de nÆo melhorar nada a estabilidade (moto nÆo ‚ carro, viu, Edson), vai implicar em aumento de consumo, altera‡Æo na rela‡Æo final de transmissÆo, desgaste prematuro e irregular do pneu e dos rolamentos etc e tal. dson, dˆ uma busca aqui no Motonline e ache uma mat‚ria sobre pneus e depois a gente conversa de novo. Quanto ao manual, pode encher o saco da concession ria pois ele ‚ uma pe‡a original da moto (nÆo agento mais escrever isso!) e, como tal, deve ser fornecida pela rede de concession ria. Se o balconista nÆo te atender chame a pol¡cia, o Procon, o SAC da Honda, o Homem-Aranha, sei l  mais quem.