Publicidade

No ar há duas semanas, a campanha de segurança viária da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) “Vida. Dê preferência” foi exibida 127 vezes em canais da Tv aberta e já teve mais de 394,5 mil visualizações no YouTube. Os filmes trazem depoimentos de familiares de vítimas de acidentes e têm estimulado quem assiste a fazer e escrever reflexões sobre comportamento no trânsito.

“Tenho certeza que esse vídeo pode mudar a vida de muitas pessoas” e “Uma lição de como devemos nos comportar no trânsito” são alguns dos mais de 100 comentários espontâneos deixados nas páginas dos vídeos.

Através de vídeos a ARTESP lança campanha de impacto para mudar hábitos de motoristas

Através de vídeos a ARTESP lança campanha de impacto para mudar hábitos de condutores de veículos

Ao todo são três peças, duas com personalidades presentes na mídia como o apresentador de programa de televisão Rodrigo Faro, o pai do cantor sertanejo Cristiano Araújo, João Reis, e ainda a miss Brasil Débora Lyra. Mas o depoimento com maior número de visualizações e comentários é o de Cris Fernandes, cuja afilhada Maria Eduarda, de 11 anos, foi vítima fatal de um acidente de trânsito.Dez meses antes da ocorrência, Maria Eduarda ganhou um concurso de redação sobre violência no trânsito onde escreveu “é preciso ter educação no trânsito,não só para cumprir com as leis, mas por amor à vida. A sua e a de outras pessoas também”. A leitura comovente da redação feita por sua madrinha tem despertado a conscientização de quem assiste ao vídeo.

Publicidade

“Se todas aspessoas pensassem dessa forma, com certeza muitos filhos ainda teriam seus pais e muitos pais ainda teriam seus filhos. Não quero que as pessoas que me amam, sofram com a minha ausência“, escreveu Maria Eduarda em mensagem da redação que agora alcança milhares de motoristas.

A ARTESP e as concessionárias de rodovias paulistas desenvolvem diversas ações educativas sobre segurança no trânsito, além dos investimentos feitos diretamente na infraestrutura rodoviária. Com isso, o Estado de São Paulo tem as melhores rodovias do país, mas é preciso passar a mensagem de que cada motorista também precisa colaborar, dirigindo com responsabilidade. “Avida é muito frágil e todo cuidado é pouco”, comenta João Reis, pai do cantor Cristiano Araújo, morto em acidente de trânsito em Goiás. Muitosdepoimentos sobre a campanha também foram publicados no Facebook da ARTESP.

Estatísticas: o empenho na redução dos índices de acidentes, mortes e feridos nos mais de 6,4 mil quilômetros de rodovias concedidas tem resultado em balanços positivos – de janeiro a setembro deste ano, a queda foi de 10,09% no número de acidentes. Além disso, houve recuo de 21,82% no número de mortes e de 10,07% no número de feridos.

A campanha integra o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e busca chamar a atenção da sociedade para a mudança de hábitos para um trânsito cada vez melhor, mais responsável e seguro.

Publicidade

Veja os três vídeos da campanha:  Vídeo 1   –   Vídeo 2   –   Vídeo 3

Separador_motos