Publicidade

Aparentemente, nenhuma fabricante quer ficar de fora da onda das motos elétricas. Desde a Ducati com as esportivas italianas, a Harley-Davidson com a LiveWire, passando pelas econômicas japonesas da Honda e Yamaha. Quem entra para o grupo agora é a Can-Am, famosa pelos quadriciclos, UTVs, a moto de três rodas Spyder e veículos aquáticos.

Can-Am: nova marca de motos elétricas

A Can-Am é conhecida pelos seus produtos de quatro rodas, embora a história da marca tenha começado realmente com as motocicletas. No entanto, próxima do 50º aniversário a fabricante está preparada para regressar às suas raízes. Desta vez fazendo um retorno com motos elétricas.

Os planos foram anunciados pela empresa-mãe canadense, a Bombardier Recreational Products (BRP). Através de um vídeo apresentado, o grupo confirmou o seu primeiro impulso para a eletrificação. Serão dois modelos de duas rodas, disponíveis a partir de 2024.

Publicidade

Motos elétricas naked e aventureira 

Através de registros de patente já foi possível dar uma espiada nos modelos. Será uma moto naked de desenho clássico, com garfo invertido e rodas de liga leve. A outra moto deve ser uma aventureira de uso misto, com direito a rodas raiadas, corpo esguio e para-lama dianteiro elevado. No coração dos modelos está uma unidade de armazenamento de energia, além do módulo motriz ligado ao braço oscilante.

motos elétricas da can-am

Projeto do modelo naked canadense

Números de potência e capacidade ainda não foram revelados. Ao que tudo indica, a bateria terá refrigeração a ar. Tudo que se pode ver são apenas projetos, além das rápidas imagens reveladas no teaser da fabricante.

moto adventure can am - motos elétricas

Fabricante também vai contar com modelo adventure

Publicidade

Veja também:

Can-Am e suas motos 

A história da Can-Am nas duas rodas iniciou com o desenvolvimento de motos de motocross (MX) e enduro, em 1971. Usando motores desenvolvidos pela empresa austríaca Rotax, outra subsidiária da Bombardier, a produção em série começou em 1973.

moto off road can-am

A lenda da marca Can-Am, MX3. Modelo foi lançado no fim dos anos 1970 e obteve sucesso nas pistas, muito devido ao potente motor de 36 cv

As máquinas desenvolvidas por técnicos canadenses e californianos tiveram um impacto imediato no cenário das duas rodas. Os resultados mais expressivos vieram de pilotos ganhando medalhas de ouro, prata e bronze no International Six Days Trial, uma tradicional competição off-road.

Publicidade

O modelo Can-Am MX3, produzido em 1977, representou o auge da marca com seus 36 cv de potência. No entanto, a Bombardier mudou sua prioridade para outros produtos. O último ano em que motos foram produzidas foi em 1987. Somente em 2006, a empresa reintroduziu a marca Can-Am, com veículos off-road e ATVs.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]