Publicidade

O chileno Carlo de Gavardo conquistou nesta quinta-feira, no Las Pampas Rally, na Argentina, o bicampeonato mundial de rali cross country na categoria motos Super Production at‚ 450 cilindradas. A prova terminar  apenas hoje (sexta-feira), mas o piloto garantiu o t¡tulo antecipado porque o principal advers rio, Christian Beneke, de Luxemburgo, teve problemas na etapa de quarta e nÆo largou ontem. O Las Pampas come‡ou na segunda-feira, em C¢rdoba, e depois seguiu para a regiÆo de La Cumbre, onde ser  encerrado na sexta-feira depois de 2.200 quil“metros no total entre etapas cronometradas e deslocamentos. A competi‡Æo ‚ v lida pela £ltima etapa do Campeonato Mundial.

“O campeonato de 2004 foi mais duro que o de 2001 e com mais profissionalismo de anos atr s. Por isso essa vit¢ria tem sabor diferente”, disse Carlo, que j  correu trˆs vezes o Rally dos Sertäes. Gavardo teve ¢timos resultados na temporada em 2004. No Rally da Tun¡sia venceu na categoria at‚ 450 e foi sexto no geral, mesmo resultado no Rally do Marrocos. Na Turquia foi vice-campeÆo na geral (entre todas as motos) e campeÆo na categoria.

 o primeiro ano que Carlo de Gavardo corre com uma moto de 450 cc (em 2003 usou uma KTM 700 da equipe oficial de f brica). Ele j  est  se antecipando … uma tendˆncia mundial e que provavelmente deve ser concretizada em 2006: a proibi‡Æo de motos com mais de 450 cc em provas oficiais de rali, como o mundial, o Paris-Dakar e o pr¢prio Rally dos Sertäes.

Depois de uma quarta-feira ruim, quando trˆs dos quatro brasileiros que largaram na etapa ca¡ram e perderam posi‡äes, ontem foi bem diferente. Todos fizeram uma prova perfeita e nÆo enfrentaram problemas. Jos‚ H‚lio (ASW Rally Team) ficou em quinto lugar na etapa, vencida por Carlo de Gavardo (4h13min29).

Publicidade

Dimas Mattos ficou em oitavo, 35 minutos atr s do vencedor da etapa, que teve 425 quil“metros cronometrados em estradas de terra de alta velocidade, salinas e rios secos. Dimas (ASW Rally Team) poderia estar melhor posicionado nÆo fosse um tombo na quarta-feira, quando perdeu muito tempo.

Marcos Moraes, da equipe Dunas Race/Bike Box, conseguiu fazer uma prova boa e cruzou a linha de chegada na 17¦ posi‡Æo. Marcos caiu na classifica‡Æo depois de ontem, quando sofreu uma queda forte e teve dificuldades para concluir o trajeto.

Carlos Ambr¢sio (P¢dium Racing) tamb‚m teve um dia bom e terminou na nona posi‡Æo. Sylvio Barros, companheiro de equipe de Ambr¢sio foi o 11§ colocado. Ramon Volkart (ASW Rally Team), que abandonou a prova no primeiro dia porque passou mal, nÆo est  mais correndo oficialmente no Las Pampas. Mais uma vez o ga£cho nÆo teve sorte: a moto quebrou dentro do trecho e ele precisou ser resgatado pela equipe de apoio.

Resultados da etapa desta quinta-feira
1. Carlo de Gavardo (Chile) – KTM 450 – 4h13min29
2. Alfie Cox (µfrica do Sul) – KTM 660 – a 2min08
3. Marek Dabrowski (Pol“nia) – KTM 660

Publicidade