A previsão mais otimista diz que em 2030 seremos 8 bilhões de habitantes no planeta Terra, com mais de 60% da população concentrada em grandes cidades. Pense na dor-de-cabeça que estão passando os urbanistas do mundo todo, pensando em como oferecer transporte urbano de qualidade para essa imensidão de gente. Os fabricantes de motocicletas e automóveis não estão alheios a essa preocupante realidade e há anos vêm desenvolvendo veículos cada vez menores, buscando ocupar menor espaço nas ruas dos grandes centros. Já falamos sobre isso anteriormente aqui no Motonline.
Nessa busca incessante, em 2010 a General Motors e a Segway apresentaram no Salão de Shangai o protótipo de um veículo urbano de duas rodas para transporte de passageiros, utilizando a tecnologia de equilíbrio aplicada nos segway atualmente disponíveis no mercado e largamente utilizado em patrulhamento policial e por empresas de segurança em ambientes destinados a pedestres como shoppings, parques, ruas para pedestres, etc., e também por civis que o utilizam para diversão.
Apresentação do EN-V
Aquele protótipo foi aprimorado e agora seus criadores estão mostrando ao mundo o resultado de muita pesquisa e trabalho, o veículo elétrico de duas rodas batizado de EN-V (Electric Networked-Vehicle), que pode transportar até dois passageiros, ocupando espaço ínfimo no trânsito e em estacionamentos, além de reunir o que há de mais atual em tecnologia de bordo, como a tecnologia drive-by-wire, dando condições para o veículo seja operado autonomamente ou sob controle manual.
Sob controle drive-bi-wire o carrinho se comunica com os satélites de GPS e com os outros veículos que compartilham a via no mesmo momento, podendo se deslocar muito próximos uns dos outros como se estivessem ligados um ao outro tipo vagões de trem. Outros tipos de conexão com a internet são possíveis tais como definição de melhores rotas, contatos com grupos de redes sociais enquanto o veículo se desloca autonomamente e há promessa de redução drástica no número de acidentes pois um veículo sabe exatamente a localização e direção dos demais veículos na via.
Curta o vídeo de divulgação do EN-V
“O conceito EN-V representa um grande avanço na pesquisa que a GM vem fazendo para trazer veículos autônomos para a realidade. Alguns veículos com capacidade autônoma, criados pela GM tais como aviso de saída da faixa, detecção de zona cega e controle de cruzeiro adaptativo estão sendo usados em alguns veículos da GM nos dias de hoje”, disse Alan Taub, Vice-Presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento da GM.
Só o tempo vai dizer se o povo vai aceitar andar em um veículo de duas rodas paralelas.
Imagens de divulgação GM