O mercado de motocicletas tem vivido um momento de grande crescimento no país. Como você já deve ter percebido, cada vez vemos mais os veículos de duas rodas nas ruas. E agora, carro ou moto, o que vende mais no Brasil? Compare números e frotas.

Carro ou moto, o que vende mais no Brasil? 

O Brasil viu sua frota de veículos aumentar significativamente de 2023 a 2024. Dados publicados pelo Senatran revelam que o total de veículos em circulação no país subiu de pouco mais de 116 milhões para 123 milhões registrados em outubro deste ano.

Nesse total, os automóveis continuam a dominar as estradas brasileiras, com mais de 63 milhões registrados. Contudo, o número de motos/motonetas registradas no Brasil também é destaque, com mais de 34 milhões.

transito-cidade-sao-paulo-motoboy-semaforo-urbano-1-768x614

Aumento no número e demanda por motos teve ainda mais destaque durante a pandemia, impulsionado por nichos de mercado como os deliverys

Mais do que isso, o total de motocicletas cresceu no país de forma repentina, mais de 5 vezes nos últimos 20 anos. A classe das duas rodas passou de menos de 6 milhões em 2003 para quase 22 milhões em 2013, culminando nas atuais 34 milhões em outubro de 2024.

Ou seja, segundo os números, as motos estão cada vez mais ganhando destaque na frota nacional. O mês de abril de 2022 representou outro sinal desse fenômeno das duas rodas. Foi nesse período que as vendas de motos superam as de carro no Brasil, pela primeira vez em mais de 30 anos!

carro e moto - trânsito

Carros ainda são a maioria no Brasil, mas não por muito tempo…

Porém, devemos levar em consideração que 2022 ainda refletia um mercado vindo de uma pandemia. Mais precisamente, no período, o mercado de carros vinha de uma queda de 23%. Por outro lado, as motos viviam uma alta demanda, impulsionada pelo mercado de delivery.

Veja também:

Fenômeno não vai parar?

Passada a pandemia, o mercado de motos seguiu com alta demanda no Brasil. Fatores como o preço mais acessível de aquisição, economia na manutenção e praticidade, favorecem os veículos de duas rodas.

Em resumo, uma demanda que só cresce. Neste ano, a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo – chegou a revisar para cima as suas projeções para 2024.

carro e moto - trânsito

De acordo com os reflexos do mercado, número de motos vai continuar a crescer no Brasil

A perspectiva inicial da entidade era que as fabricantes, instaladas no Polo Industrial de Manaus, iriam produzir 1.690.000 unidades. Contudo, a nova perspectiva é produzir 1.720.000 motocicletas nas linhas de montagem. Enfim, uma alta de 9,3% na comparação com o ano passado.

Por fim, como podemos notar, os carros ainda são maioria nas ruas, mas se o ritmo do mercado de motocicletas se manter, não será por muito tempo…

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]